A dor ciática é referida como uma dor localizada na parte inferior das costas que, muitas vezes, pode se estender para dentro de uma das pernas e através das nádegas. Essa sensação latejante pode ser rápida ou pode se estender durante umas semanas. Na maioria dos casos, essa dor afetará apenas uma das pernas, mas raramente ambas, devido à causa subjacente deste problema.
O nome é derivado do nervo que causa essa dor, o nervo ciático. Quando esse nervo é impactado ou afetado de alguma forma, a dor aparecerá em algum nível de gravidade. Para muitas pessoas, a dor é apenas temporária, mas os problemas recorrentes com a dor ciática são comuns e, muitas vezes, pior se não forem tratados.
Causas da dor ciática:
A dor ciática é diretamente causada pela pressão no nervo ciático, mas essa pressão pode ser o resultado de várias razões, tais como nó muscular, hérnia de discos, irritação do músculo piriforme, síndrome do isquiotibixo, disfunção articular e problemas de postura, dentre outros. A causa direta da dor ciática pode ter um diagnóstico difícil, pois este problema pode ser uma combinação de mais de um fator.
1. Nó muscular:
A maioria dos problemas ciáticos surgem dos nós musculares na parte inferior das costas, o que pode causar pressão sobre o nervo ciático. Isso pode ser causado por uma quantidade excessiva de exercício, inflamação muscular, flexão ou levantamento em posturas estranhas.
2. Problemas de postura:
Caso se agache regularmente ou tenha uma incorreta postura traseira, você está colocando um excesso de tensão nos músculos das costas, que podem inflamar e causar uma pressão sobre o nervo ciático.
3. Gravidez:
Muitas mulheres experimentam dores pelas pernas e nádegas durante a gravidez, mas essa é uma forma de dor ciática. O feto ocasiona um excesso de pressão no abdômen, à medida que certos órgãos e tecidos se movem para se acomodar no útero. Isso geralmente resultará em uma pressão sobre o nervo, resultando em uma dor em qualquer uma das pernas.
4. Espasmos musculares:
Os espasmos musculares podem ser causados por muitos fatores, desde a deficiência de nutrientes até lesões irritantes, mas esses tipos de espasmos podem ser inesperados e podem provocar torções nas costas.
5. Estenose da coluna vertebral lombar:
Nessa condição, o canal vertebral se estreita perto do fundo das costas, fazendo com que os nervos espinhais sejam estrangulados na região lombar. Isso levará a irritação e dor no nervo ciático.
6. Discos deslavados:
A maioria das pessoas pensam que esta é a principal causa da dor ciática, mas isso não é verdade. Quando um disco intervertebral começa a deslocar para fora da localização, ele irá espremer algumas lacunas nas vértebras e pode pressionar o nervo ciático.
7. Músculo piriformis:
No fundo das nádegas está o músculo piriforme, e está localizado perto da área onde o nervo ciático passa para as pernas. Caso o nervo ciático e o músculo piriforme estejam em contato, ou o nervo cresça através do músculo, os sintomas da dor ciática serão muito altos.
Sintomas da dor ciática:
Conforme mencionado acima, os sintomas mais comuns e são as dores nas nádegas e nas pernas. Os outros sintomas comuns são entorpecimento nas nádegas, fraqueza nas pernas, dor nas costas, dor no quadril e dificuldade em ficar de pé.
1. Fraqueza da perna:
Um dos sintomas mais comuns da dor ciática é uma ligeira fraqueza ou comprometimento muscular da perna, como se os músculos isquiotibiais não estivessem funcionando adequadamente.
2. Dor do quadril:
Embora a dor esteja tipicamente localizada nas nádegas e nas pernas, pode causar alguns irregularidades durante a caminhada, o que resultará em inflamação nos tendões perto dos quadris.
3. Levantar-se:
Você pode achar difícil se levantar caso sofra de dor ciática, pois esse tipo de dor no nervo pode enfraquecer as habilidades de contração das pernas. Portanto, ficar por muito tempo sentado pode ser doloroso, assim como o ato de se levantar.
4. Dor nas costas mais baixa:
A dor lombar leve não é incomum com dor ciática e pode ser uma das primeiras indicações de que o nervo está sendo atingido, até mesmo antes dos efeitos mais baixos nas pernas e na nádega.
5. Entorpecimento:
Você pode sentir um entorpecimento na parte de trás das coxas ou nádegas, ou um formigamento nos dedos dos pés e nos pés.
Tratamentos para dor ciática:
Como a dor ciática é muito popular, várias opções de tratamento foram desenvolvidas. Os tratamentos incluem terapia térmica, analgésicos, injeções de esteroides, acupuntura, reestruturação do quiroprático e massagem.
1. Analgésicos:
Os analgésicos ajudarão a mascarar os sintomas e tornar a vida mais controlada, mas os medicamentos não resolverão esse problema.
2. Injeções de esteroides:
Essas injeções podem fortalecer o músculo circundante e reduzir a inflamação na região lombar, mas não podem ser controladas com muita frequência.
3. Acupuntura:
Os tratamentos de acupuntura podem ajudar a redirecionar o fluxo de energia e impulsionar os nervo nas costas, além de “desenredar” os nódulos musculares e aliviar muitos dos sintomas ciáticos comuns.
4. Quiroprático:
Os quiropráticos são frequentemente usados para realinhar os discos fora do local e “ajustar” as costas, o que pode reduzir a tensão e a pressão sobre vários nervos, mantendo a coluna reta e as pernas sem dor.
5. Massagem:
O tratamento mais popular para a dor ciática é uma terapia de massagem na parte inferior das costas, nádegas e pernas, pois isso ajudará aliviar a inflamação muscular e estimular o processo curativo na área.
6. Terapia quente e fria:
Alternar compressas quentes e frias no local da sua dor ciática podem ajudar os músculos a se ajustarem, os nervos serão acalmados e geralmente diminuem a dor e o inchaço das costas.
Remédios caseiros para dor ciática:
Muitas pessoas preferem os remédios caseiros para dor ciática, em vez de injeções, produtos farmacêuticos ou tratamentos formais, como açafrão, raiz de valeriana e sementes de feno grego.
1. Raiz valeriana:
Esta erva lendária pode ser consumida na forma de chá, pois é embalada com compostos anti-inflamatórios e relaxantes e também é conhecida por minimizar a dor nervosa.
2. Açafrão:
As propriedades anti-inflamatórias desta erva, graças ao seu ingrediente ativo, curcumina, podem ser feitas uma pasta e aplicadas diretamente na parte inferior das costas, o que pode aliviar a dor ciática.
3. Qualidade do sono:
Dormir em um colchão impróprio, que seja muito duro ou muito macio, pode levar a tensão muscular e a tensão sobre o nervo ciático.