Uma dor de dente na gravidez nem sempre pode ser evitada, e certamente não é algo que possa ser ignorado. O desenvolvimento de uma dor de dente na gravidez é considerado afetado por dois fatores principais. O primeiro é um fato, mas o outro é apenas um mito. O fato é que as mulheres têm uma maior chance de desenvolver problemas dentários, experimentando dor ou perdendo um dente durante a gravidez. O mito é o equívoco amplamente difundido de que você não deve ter tratamento odontológico durante a gravidez porque pode prejudicar o feto.
Hoje, o clube das mulheres para pessoas com mais de 30 anos de idade quer chamar a atenção de seus leitores sobre questões como a dor de dente na gravidez. Tanto mais que esse problema é sempre atual. A gravidez é um momento em que a mulher deve tratar-se especialmente com cuidado, evitando toda carga, situações estressantes e qualquer medicação. Infelizmente, no entanto, a dor não pergunta se é possível ou não tomar medicamentos, ela tira a força impiedosamente, tritura, provoca espasmos musculares.
Então, quando aparece uma mulher grávida deve procurar a ajuda de um médico, para eliminar a causa do desconforto. A dor mais desagradável é uma dor de dente na gravidez, muitas vezes forçando a esquecer todas as restrições e voltando ao conteúdo de kits de primeiros socorros, especialmente se a dor não permitir dormir e não há como esperar uma manhã para ir ao dentista. Que medicamentos podem ser usados quando há uma dor de dente na gravidez, como aliviar a dor sem pílulas, o que fazer em caso de dor de dente na gravidez agonizante para essas e outras perguntas, os leitores poderão encontrar as respostas abaixo.
Causas:
As principais causas de dor de dente na gravidez são as seguintes:
1. Mudanças na dieta:
Quando você está grávida, então você está em uma dieta totalmente diferente. Quando você está grávida, a ingestão de leite e alimentos contendo açúcar aumentam. Este aumento leva à deterioração do seu dente e esta deterioração leva dor de dente na gravidez.
2. Gengivite na gravidez:
Durante a gravidez, há alterações hormonais em seu corpo e essas alterações hormonais resultam na inflamação e inchaço das gengivas. Esta gengivite relacionada com a gravidez provoca doenças nos dentes, infecções da gengiva, e isso também pode causar abcessos nas gengivas. Estes são dolorosos quando ocorrem em seu corpo. Mais de 50% das mulheres enfrentam esse problema de gengivite que causa dor de dente na gravidez.
3. Questões de enjoo matinal:
Enjoo matinal é um fenômeno normal durante a gravidez, e quando você vomita durante a gravidez, então o ácido do estômago pode chegar à sua boca e esse ácido quando entra em contato com os dentes, então isso pode levar à cárie dos dentes levando à dor de dente na gravidez.
4. Deficiência de cálcio:
Durante o período da gravidez, as mulheres precisam de mais cálcio para a formação dos ossos do feto. É por isso que as mulheres geralmente recebem suplementação de cálcio durante a gravidez, mas ainda assim, essa suplementação não é suficiente, e ocorre uma deficiência de cálcio no corpo que leva à desmineralização do esmalte dentário que leva à dor nos dentes.
5. Problemas da higiene oral:
Durante a gravidez, as mulheres enfrentam muitas sensibilidades, gostam de cheirar e odeiam algumas delas. Algumas mulheres não gostam do cheiro de pasta devido ao qual tentam evitar escovar os dentes. Menos escovação leva aos problemas de cárie nos dentes, levando à dor de dente na gravidez.
Risco de tratamento odontológico?
Muitas mães se preocupam em ter que fazer algum trabalho dental durante a gravidez, mas o tratamento odontológico básico não representa uma ameaça para a mãe e para o feto. No primeiro trimestre da gravidez, quando a doença da manhã é a mais grave para algumas mães, ir ao dentista pode não ser uma boa ideia. No entanto, se você tiver uma dor de dente na gravidez ruim, não há problema em ir ao dentista no segundo trimestre e se livrar da dor de uma vez por todas.O terceiro trimestre também é um momento seguro para ir ao dentista.
Pesquisas recentes mostraram que, mesmo que os anestésicos sejam usados para tratamento odontológico, eles não são prejudiciais ao feto. Se você informar ao seu dentista que está grávida, seu dentista recomendará analgésicos que não representem nenhum perigo para a saúde do seu bebê e aliviará sua dor de dente na gravidez. O raio X feito em sua boca também não prejudicará seu feto, quando você usar um avental de chumbo sobre sua barriga, embora seu dentista provavelmente não recomende um raio X se não houver necessidade de um.
Efeitos no feto:
Mamães expectantes com doenças periodontais são 7 vezes mais altas que o risco de ter um bebê prematuro do que a média de gestantes. Além disso, eles são cinco vezes mais elevados que o risco de ter um bebê de baixo peso.
As bactérias dos dentes cariados da mãe também podem infectar o bebê e o bebê também está mais propenso a ter dentes cariados no futuro. Protegendo-se contra as doenças periodontais, sua imunidade dará ao seu bebê uma imunidade reforçada contra os dentes cariados no futuro.
Prevenção:
Para prevenir dor de dente na gravidez, visite um dentista perto do início de suas gestações para garantir que tudo esteja saudável. Como a maioria dos dentistas aconselha os pacientes a entrarem a cada seis meses para um check-up, uma mulher grávida precisará visitar o dentista novamente perto do início de seu terceiro trimestre. Ela também deve escovar e usar fio dental regularmente, sabendo que é normal que as gengivas grávidas sangrem um pouco mais do que o normal e que isso não seja um sinal de algo errado.
Como aliviar:
As mulheres grávidas são mais propensas a ter inchaço nas gengivas e gengivite , de acordo com o Centro Nacional de Recursos de Saúde Materna e Infantil. A alteração dos hormônios e o estresse da gravidez em seu corpo podem deixá-lo com dentes fracos e doloridos. Infelizmente, alguns dos métodos que você normalmente usa para aliviar a dor de dente na gravidez não são apropriados durante a gravidez. Certifique-se de usar somente métodos seguros para aliviar dores de dente para proteger você e a saúde do seu bebê enquanto lida com a dor de dente na gravidez.
1. Enxague com Água Morna:
A escovação e o uso do fio dental são importantes para a rotina diária de todos, mas essas simples dicas de autocuidado podem prevenir problemas dentários mais graves para uma gestante.
2. Antisséptico:
Um número de anti-sépticos vendidos sem receita pode entorpecer as gengivas e proporcionar alívio temporário da dor. A benzocaína pode ser aplicada diretamente a um dente irritado ou gengival. As mulheres grávidas devem consultar um médico para descobrir se o uso deste medicamento é permissível.Uma solução anti-séptica natural chamada óleo de cravo pode proporcionar alívio temporário da dor também.
3. Compressão:
Compressão quente ou fria pode, por vezes, proporcionar alívio temporário para uma dor de dente na gravidez. Um pano quente ou garrafa de água pode ser aplicado ao lado da face onde a dor persiste. Um pano frio ou um pacote de gelo também podem aliviar o entorpecimento da área; esse método pode ser usado sempre que necessário. A aplicação de gelo nas gengivas quando elas ficam doloridas após a escovação.
Como tratar?
Os dentistas podem realizar o tratamento com segurança para dor de dente na gravidez, desde que algumas orientações sejam seguidas. Geralmente, se o trabalho odontológico é necessário para tratar uma dor de dente na gravidez, o tempo recomendado para o tratamento é durante o segundo trimestre da gravidez. No entanto, se houver risco de infecção ou dor intensa, o tratamento odontológico pode ser necessário em qualquer momento durante a gravidez. O obstetra é consultado sobre qual seria a opção mais segura para evitar possíveis complicações durante o tratamento odontológico.
Se um raio X odontológico é necessário, um avental de chumbo é sempre usado para cada paciente. Para uma paciente grávida , isso é particularmente importante para proteger o feto.Uma consideração cuidadosa deve ser feita para garantir que quaisquer medicamentos para dor de dente na gravidez usados sejam seguros. Isso se aplica aos anestésicos locais administrados durante o tratamento odontológico e aos antibióticos (como a amoxicilina, Amoxil , Trimox , Moxatag , Larotid ), administrados antes ou depois do tratamento.
Medicamentos sem prescrição médica, como aspirina , ibuprofeno ou naproxeno, são evitados, pois não são considerados seguros durante a gravidez. O acetaminofeno é considerado seguro para o tratamento da dor .