Dor de Garganta – O que é, Causas e Sintomas que todos devem saber. Além disso, a Dor de Garganta pode ser dolorosa e irritante. Felizmente, a maioria das gargantas são causadas por uma doença menor e vão embora sem tratamento médico.
A Dor de Garganta é um dos sintomas mais comuns da prática médica, sendo frequente tanto em adultos quanto em crianças. A inflamação da garganta surge, geralmente, devido a um quadro de faringite ou amigdalite, ou seja, inflamações da faringe ou da amígdala, respectivamente.
O que é Dor de Garganta: A Dor de Garganta pode ser um sintoma muito doloroso, que incomoda o paciente. A maioria dos casos de Dor de Garganta indicam doenças infecciosas (virais ou bacterianas) ou inflamações leves, que cessam sem tratamento médico ou então com o uso de anti-inflamatórios. Várias condições podem causar uma Dor de Garganta, e é preciso ficar atento caso o sintoma não desapareça, em caso de dúvida, procure um médico.
Causas da Dor de Garganta: A causa da Dor de Garganta é na maioria das vezes viral. Na verdade, as dores de garganta em geral cabem aos vírus do resfriado. As dores de garganta são então um dos sintomas (junto com a febre) do resfriado. Estima-se que existam cerca de 200 vírus diferentes que podem provocar um resfriado e, portanto, uma Dor de Garganta.
Em alguns casos, a Dor de Garganta pode ser causada por bactérias. Neste caso, após um diagnóstico médico, o médico irá provavelmente prescrever antibióticos. Você deve saber que uma Dor de Garganta causada por bactérias causam sintomas mais graves, em geral, mais dolorosos.
Note-se que o vírus pode promover o aparecimento da Dor de Garganta causada por bactérias. Na verdade, os vírus devido ao seu grande número, enfraquecem o sistema imunológico, tornando esse menos eficaz, o que então, leva a uma entrada mais fácil de bactérias na garganta.
A Dor de Garganta pode também ser causada ou favorecida por um ar muito seco, pela fadiga (após um enfraquecimento do sistema imunológico), uma alergia, o tabaco (por exemplo a fumaça do tabaco, em um recinto), o estresse ou o nervosismo, uma faringite (inflamação da garganta), uma laringite, ou o simples fato de ter falado ou gritado muito. A mononucleose (causada pelo vírus Epstein-Barr) pode também ser uma causa da inflamação de garganta.
A Doença do Refluxo Gastresofágico pode também ser uma causa da inflamação de garganta. As micoses (infecções fúngicas), como o sapinho (micose na boca), são outras possíveis causas de Dor de Garganta.
Câncer na garganta e Dor de Garganta Esteja ciente de que em casos raros, uma inflamação de garganta pode ser um sintoma de câncer, particularmente câncer de garganta. O câncer de garganta, às vezes, causado pelo vírus HPV é mais propenso a se desenvolver em pessoas que fazem sexo oral sem proteção em múltiplos parceiros durante sua vida. Fumar e beber álcool são outras causas de câncer de garganta.
Sintomas da Dor de Garganta: Os sintomas clássicos de uma Dor de Garganta são habitualmente:
- Garganta avermelhada com queimação e irritação (sinais típicos de uma inflamação)
- Dificuldade para engolir alimentos sólidos
- Outros sintomas típicos de um resfriado, como a febre ou o resfriado.
- Inchaço eventual dos gânglios linfáticos.
- Rouquidão.
- Mau hálito.
- Possíveis dificuldades respiratórias.
Favor consultar rapidamente um médico em caso de complicações ligadas às dores de garganta, como por exemplo: febre elevada, inflamação de garganta,ou ainda uma dificuldade para respirar. Em geral, a Dor de Garganta desaparece após 5 ou 7 dias. Então, confira agora A Receitas Para Dor de Garganta.
Receita 2:
Ingredientes:
- ½ litro de água.
- 6 folhas frescas de goiabeira.
- 2 colheres (sopa) de Mel.
- 1 colher (café) de sal.
Modo de Preparo: Em uma panela, ferva a água. Adicione as folhas de goiabeira, retire do fogo e deixe abafado por 3 minutos. Coe e misture o mel e o sal. Com o chá levemente quente, faça gargarejos a cada 4 horas.
Receita 1:
Ingredientes:
- ½ litro de água.
- 1 colher (chá) de folhas frescas de manjericão picadas.
Modo de Preparo: Ferva a água e o manjericão. Tampe e deixe descansar por três horas. Coe e beba três xícaras (chá) por dia.