As dores de ouvido podem ser causadas por diversos fatores. Alem disso, uma causa muito comum da dor de ouvido é a obstrução da tuba auditiva, o pequeno canal que conecta a parte posterior interna do nariz com o ouvido médio.
O ar no ouvido médio está constantemente sendo absorvido por sua parede membranosa, mas ele jamais é esvaziado enquanto a tuba auditiva permanecer aberta e capaz de se reabastecer, durante o ato de engolir. Dessa forma, a pressão do ar em ambos os lados do tímpano permanece quase igual. Porém, quando a tuba auditiva está obstruída, a pressão no ouvido médio não pode ser equalizada. O ar que já está ali é absorvido e, sem um novo fornecimento, acontece um vácuo no ouvido médio, sugando o tímpano para dentro e tensionando-o de modo doloroso.
Este tipo de dor de ouvido é particularmente comum em pessoas que viajam de avião, principalmente quando elas estão resfriadas ou com o nariz entupido. Durante a decolagem e o pouso, a pressão da dor de ouvido médio não equaliza da mesma forma que equalizaria se a tuba auditiva estivesse desobstruída. Esse problema é conhecido como barotrauma.
As Razões Mais Comuns Para a Dor de Ouvido Incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Algum fluído que se instalou dentro do canal auditivo, como água ou cosméticos;
- Infecção do canal auditivo fora do tímpano (otite externa);
- Um furúnculo ou folículo piloso infectado no canal auditivo;
- Artrite da mandíbula;
- Barotrauma, causada por variações de pressão;
- Eczema no canal do ouvido (dermatite seborreica)
- Lesão no canal auditivo a partir de objetos, como cotonetes ou objetos pontiagudos;
- Bloqueios na orelha causado por placas de cera ou objetos empurrados pelo canal auditivo;
- Infecções de garganta (incluindo amigdalite) e resfriados;
- Alergias no trato respiratório, ou infecções como rinossinusite;
- Dor ocasionada por problemas na mandíbula como a disfunção da articulação temporomandibular;
- Abscesso dental na boca ou outras causas de dor de dente, tais como nascimento dos dentes do siso (terceiro molar);
- A neuralgia do trigêmeo (dor decorrente de alterações no nervo trigêmeo);
- Dor por problemas como inflamação do nervo facial;
Por que as Crianças tem mais Dores de Ouvido: Estimam que três de cada quatro crianças terão sofrido pelo menos uma infecção no ouvido até os 3 anos de idade. Isso acontece porque bactérias presentes no nariz e na garganta acabam indo parar nas tubas auditiva quando as crianças bocejam ou engolem.
Quando a tuba está inchada por conta de um resfriado ou alergia o que é muito comum na infância não consegue escoar secreções, o que torna o ambiente ainda mais propício para infecções de ouvido. Outro problema é que as tubas das crianças são mais curtas que a dos adultos, facilitando ainda mais esse processo. Os bebês que mamam deitados também têm mais chances de desenvolver o problema por conta dessa ligação.
Além da dor, outras pistas podem indicar que uma criança ou bebê está com dor de ouvido:
- Bebês que aparentam mais irritados que o normal;
- Crianças que puxam ou esfregam o ouvido;
- Febre;
- Perda de apetite;
- Problemas para iniciar o sono ou dormir a noite inteira;
- Tosse e nariz entupido;
- Audição prejudicada;
- Problemas de equilíbrio;
Diagnóstico de Dor de ouvido: O médico vai analisar o ouvido usando um instrumento chamado otoscópio. Um tímpano saudável é de coloração perolácea (cor de pérola). Se uma infecção no ouvido está presente o tímpano pode estar inflamado, inchado ou vermelho.
Se há sinal de infecções de ouvido persistentes ou acúmulo de líquido persistente no ouvido médio, o médico pode encaminhá-lo para um especialista em audição (fonoaudiólogo) ou terapeuta de desenvolvimento para testes de audição, habilidades de fala, compreensão da linguagem ou habilidades de desenvolvimento.