A Dor nas Costas é talvez a queixa mais comum que possa interferir com as atividades diárias de uma pessoa. Os dados de pesquisa sugerem que quase 80% de todos os indivíduos no brasil relatam ao menos um, ou mais, episódios preocupantes de problema de dor nas costas que exigiram intervenção farmacológica.
A dor nas costas pode ser associada com outros sintomas como dormência ou parestesia, dor envolvendo músculos, alcance limitado de movimento e incapacidade de caminhar ou realizar atividades diárias. Então, como aliviar dor nas costas? De leve à severa, a dor nas costas pode ser aliviada pelos remédios caseiros e intervenções médicas.
As Causas das Dores nas Costas: Para gerir ou tratar a dor, buscando como aliviar dor nas costas, é muito importante saber a causa da dor. A maioria dos casos de dor nas costas tem uma origem multi-fatorial, mais de um fator é responsável pelos sintomas. As mais populares estão listadas na seqüência.
- Problemas Mecânicos: As mudanças relacionadas à idade degenerativas e espessamento dos ligamentos podem representar problema mecânico que faz qualquer atividade física difícil em toda a coluna vertebral.
- Lesões: As lesões físicas são uma causa principal de dor nas costas que é relatada mais freqüentemente em jovens atletas fisicamente ativos. A maioria das lesões comuns são fraturas, entorses, dilaceração de ligamento e dano tecidual profundo.
- Condições Médicas: As mudanças na curvatura normal da coluna que inclui escoliose ou espondilolistese e outras anormalidades estruturais da coluna vertebral. Os distúrbios das articulações como artrite e condições inflamatórias. A condição médica comum que pode levar às dores nas costas inclui fibromialgia, pedras no rim e endometriose.
- Tumores e Infecções: Tumores ósseos se resumem a uma causa principal de morbidez que afeta a arquitetura de osso em um número de formas.
Tratamento Para Dor nas Costas: A dor nas costas pode ser intensa ou moderada, depender do caso não exige intervenção médica ou opinião de um especialista. Além disso, mesmo em casos graves moderadamente, é possível tentar remédios caseiros primeiro, até ajuda médica estar disponível.
1 – Relaxar as Costas: Apoiar as costas em uma superfície uniforme que permita aos tecidos relaxar e reduzir a propagação da resposta inflamatória, além de ser indicado como uma forma de aliviar dor nas costas. É possível também usar travesseiros ou almofadas para apoiar o corpo e coluna vertebral.
A imobilização ajuda em todas as causas inflamatórias, infecciosas, as vasculares e a orgânica, da dor nas costas. Certificar-se de evitar atividade física extenuante, até que os tecidos tenham completamente recuperação de machucado traumático. Além disso, A massagem suave é calmante e promove a cura natural através da expulsão das toxinas e produtos químicos do sangue; enquanto ao mesmo tempo aumentando a drenagem do sangue e linfa dos tecidos inflamados.
2 – Aplicar Gelo na Área Tensa: A aplicação de compressas frias ou gelo é calmante e útil em várias formas. A terapia do gelo reduz a vermelhidão e inflamação, dano de tecido mediado que diminui o edema e alivia a dor. Pegar uma toalha quente/morna e colocar cubos de gelo, ou o gelo picado nela. Além de Aplicar a toalha com gelo sobre a região afetada, nunca aplique gelo diretamente no tecido danificado.
Embora, a maioria das pessoas acredite que a terapia do calor ou compressas mornas seja uma opção melhor ou preferencial em lesão aguda, o que não é verdade. O calor aumenta o fornecimento de sangue para o tecido afetado, assim causando edema e cura muito mais lenta.
3 – Combinar Calor com Alongamento: A terapia de calor com alongamento é geralmente uma grande combinação para aliviar a dor crônica não inflamatória, como doenças degenerativas da coluna vertebral. O alongamento na forma de exercícios ou suspensão invertida causa tração na coluna vertebral que alivia a pressão dos nervos espinhais e alivia a dor. E também permite à coluna a se curar como um resultado da maior circulação de sangue. Combinando calor com alongamento garante a cura precoce e uma gama maior de movimentos.
4 – Evitar Atividades Perigosas: O corpo humano tem uma capacidade notável de curar danos em tecido e lesões. Os processos de cura são iniciados logo após a lesão em si, e a pessoa deve evita atividades perigosas, qualquer atividade que coloque mais tensão nas fibras já danificadas, e a cura continuará em um ritmo muito rápido. A postura anormal ou não saudável levanta estresse excessivo e tensão sobre tecidos já danificados e distorcidos. Mudar o equilíbrio e adotar uma posição mais confortável ajuda tremendamente em muitos casos, em como aliviar dor nas costas.
5 – Fazer Exercícios Leves: Os exercícios são úteis na promoção do movimento e melhoria da amplitude de movimentação por diminuir o inchaço edematoso. Além da ginástica tradicional e exercícios de resistência muscular alta, é possível também executar yoga e meditação. Além disso, A natação é uma forma bastante úteis em aliviar a dor e promover atividade muscular através das articulações e tecidos tensos, sem causar muita dor e desconforto.
6 – Tratamentos Médicos: Os medicamentos incluindo narcóticos para dor severa são os remédios tradicionais de dor. A fisioterapia é útil para melhorar movimentos em toda a articulação inflamada. O inchaço mediado da inflamação bloqueia a circulação de sangue e entrega de nutrientes. As injeções de esteroide são úteis em indução da remissão cedo e alívio imediato.
Estas injeções não apenas fazem facilitam o movimento em toda a espinha, mas também melhora a cicatrização e velocidade de recuperação. Há alguns casos que respondem apenas à cirurgia, inclui tumores ósseos, fraturas complicadas e abscessos ósseos vertebrais. Além disso, em alguns casos, a redução cirúrgica ajuda na melhora do ritmo de recuperação e cura. O ideal é falar com o médico para saber mais sobre as opções disponíveis, em como aliviar dor nas costas.Quando Visitar um Médico?: Em algumas vezes, os remédios caseiros e as pílulas de farmácias são ineficazes no alívio da dor nas costas e em todas estas situações é absolutamente perigoso sentar-se e esperar pela cura das lesões por si. Então, certificar-se de consultar um médico o mais cedo possível se a lesão for de natureza grave ou for piorando, apesar do descanso e remédios caseiros. Procurar pelos sinais de perigo seguintes:
- Se estiver vivenciando dor moderada à severa com inchaço que é refratário sobre as pílulas de balcão.
- Dor, dormência ou perda da função na região genital ou pélvica.
- Inchaço em qualquer parte do corpo, especialmente costas.
- Perda de peso que não seja associada com qualquer alteração de dieta ou exercício.