Dor no joelho pode ser uma queixa extremamente comum. Embora desagradável e frustrante, a vantagem é que muitas das causas da dor no joelho costumam ser tratáveis.
Diagnosticar sua dor no joelho primeiro requer um histórico médico focado, um que classifique os detalhes da dor, como a sensação (por exemplo, dor, aguda ou queimação), onde está localizada (por exemplo, na frente ou atrás do joelho), quando começou (por exemplo, gradualmente ou repentinamente), e se houve algum trauma recente (por exemplo, golpe no joelho).
Além do histórico médico, o médico fará um exame da articulação do joelho e, potencialmente, solicitará exames de imagem para fazer ou confirmar um diagnóstico.
No final, entender a causa precisa de sua dor no joelho é a chave para você e seu médico formularem um plano de tratamento eficaz – um que otimize o alívio dos sintomas e o retorno à função normal.
Causas da dor no joelho:
Seu joelho é uma estrutura complexa que consiste em três ossos – a parte inferior do fêmur, a parte superior da tíbia e a rótula. Em seguida, existem ligamentos e tendões fortes que mantêm esses ossos unidos.
Bem como cartilagem sob a rótula e entre os ossos para amortecer e estabilizar o joelho. Danos ou doenças que afetam qualquer estrutura podem ser causas da dor no joelho. Se você tem dor no joelho, algumas causas comuns incluem:
Artrite do joelho:
Existem diferentes tipos de artrite que afetam a articulação do joelho, sendo as duas mais comuns a osteoartrite e a artrite reumatóide. A osteoartrite do joelho se desenvolve como resultado do “desgaste” da cartilagem.
É mais comum em pessoas com mais de 50 anos. À medida que a cartilagem se deteriora, a dor se desenvolve, muitas vezes aumentando gradualmente de uma dor aguda que piora com movimento do joelho.
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune em que o sistema imunológico de uma pessoa ataca várias articulações do corpo. Além da dor, podem ocorrer inchaço, vermelhidão e calor na rótula.
Lesões no ligamento do joelho:
Existem quatro ligamentos primários em seu joelho dois ligamentos colaterais e dois ligamentos cruzados, pode ser uma das principais causas da dor no joelho.
Lesão do ligamento colateral:
Os ligamentos colaterais estão localizados na lateral do joelho e conectam o fêmur ao osso da perna. A lesão do ligamento colateral medial geralmente resulta de um golpe direto na parte externa do joelho, causando dor na parte interna.
Lesão do ligamento cruzado:
Os ligamentos cruzados se cruzam dentro da articulação do joelho, com o cruzado anterior anexado à tíbia na frente e o cruzado posterior anexado atrás, essas lesões são o tipo mais comum de lesão no joelho.
Geralmente resultante de um golpe direto ou uma mudança repentina de direção ou velocidade durante a corrida. Normalmente, ouve-se um ruído de “estalo”, junto com um inchaço súbito e um joelho cedendo.
Lesões do ligamento cruzado geralmente são causadas por algum tipo de força de alta energia no joelho. Além da dor na região posterior do joelho, o inchaço e a instabilidade são sintomas típicos associados a essa lesão.
Cartilagem do joelho rasgada (menisco):
Existem dois pedaços de cartilagem duros em forma de “C” (chamados meniscos) localizados entre o osso da coxa e a tíbia. O rompimento do menisco são causas da dor no joelho e pode ocorrer em jovens (geralmente durante a prática de esportes).
Além da dor, uma pessoa com ruptura de menisco pode inicialmente ouvir um “estalo” quando ocorre a ruptura. Isso é seguido por um desenvolvimento gradual de rigidez e inchaço do joelho, junto com estalidos, travamento ou travamento do joelho.
Tendinite patelar e laceração:
A tendinite patelar se refere à inflamação do tendão patelar um grande tendão que conecta a rótula ao topo da tíbia. A tendinite patelar é mais comum em pessoas que praticam esportes ou atividades que exigem corridas e saltos frequentes.
Muitas vezes, as pessoas com essa condição descrevem uma dor constante e opaca que se torna aguda com a atividade. Em alguns casos, o tendão patelar pode enfraquecer, tornando mais provável a ruptura.
Uma ruptura do tendão patelar causa dor intensa, inchaço no joelho e uma sensação de lacrimejamento ou estalo. Dependendo do grau do rasgo, uma pessoa pode ter dificuldades para caminhar devido ao joelho ceder.
Síndrome da dor patelofemoral:
A síndrome da dor femoropatelar é mais comum em adolescentes e adultos jovens e geralmente é causada por atividades vigorosas que colocam pressão no joelho, como correr, agachar ou subir escadas.
Esta condição causa uma dor surda e dolorida, sentida sob a rótula e às vezes é chamada de condromalácia patelar, o que significa que a cartilagem atrás da rótula amoleceu e começou a se desgastar.
O alinhamento anormal do joelho também pode causar ou contribuir para causas da dor no joelho. Além da dor, que piora com atividades que exigem dobrar os joelhos com frequência ou ficar sentado por longos períodos.
Por exemplo, trabalhar em uma mesa, uma pessoa pode notar sons de estalo no joelho ao se levantar de uma sessão prolongada ou ao subir escadas. Inchaço e travamento do joelho raramente são vistos nessa síndrome.
Cisto de Baker:
Um cisto de Baker é o inchaço na parte de trás da articulação do joelho e às vezes é um sinal de outro problema subjacente, como uma lágrima menisco. Embora nem todos os cistos de Baker causem dor.
Mas, se causarem, a dor de “contração” é sentida na parte de trás do joelho e costuma estar associada à rigidez do joelho e a uma protuberância visível que piora com a atividade de acordo com o uso do joelho.
Bursite pré-patelar:
Sua bolsa pré-patelar(um saco cheio de líquido) está localizado logo acima da rótula. A bursite pré-patelar – quando a bursa fica inflamada – é mais comumente causada por pessoas que frequentemente se ajoelham.
Menos comumente, uma infecção, gota, artrite reumatoide ou um golpe direto no joelho pode causar bursite. Além de uma dor leve no joelho, que só pode ser sentida com o movimento geralmente ocorre um rápido inchaço.
Síndrome da banda iliotibial:
A síndrome da banda iliotibial refere-se à inflamação do tecido iliotibialfaixa uma grossa coleção de fibras que percorre a parte externa da coxa. A inflamação da banda iliotibial geralmente ocorre como resultado do uso excessivo.
Especialmente em corredores, e causa uma dor em queimação na parte externa da articulação do joelho. Às vezes, a dor se espalha da coxa até o quadril, são causas da dor no joelho.
Deslocamento do joelho:
Uma patela em deslocamento causa sintomas agudos durante a luxação e ocorre tanto por uma pancada forte no joelho, como em um acidente de carro ou queda no solo 9 , quanto por um evento de torção que faz com que a patela se solte.
Além da dor na frente do joelho , a pessoa pode perceber que o joelho está dobrado, escorregando para o lado ou travando durante o movimento. Sons de inchaço, rigidez e estalo do joelho também são comuns.
Gota:
A gota é uma doença inflamatória que ocorre em pessoas com altos níveis de ácido úrico na corrente sanguínea. Esses altos níveis de ácido úrico formam cristais dentro de certas articulações, como o dedão do pé, os dedos do pé, o joelho ou o quadril.
Síndrome de Plica:
A síndrome da plica é uma causa incomum de dor no joelho e ocorre quando uma plica – um remanescente embrionário da cápsula sinovial da articulação do joelho – fica irritada.
Pessoas com síndrome da plica freqüentemente relatam dor no joelho no meio e na frente que piora com a atividade do joelho, como agachar, correr ou ajoelhar, ou com ficar sentado por muito tempo.
Doença de Osgood-Schlatter:
A doença de Osgood-Schlatter é uma condição observada em crianças entre 9 e 14 anos de idade. Classicamente, essa doença ocorre após um surto de crescimento recente, quando ocorre irritação.
Na parte frontal da articulação do joelho, causando dor e, às vezes, inchaço logo abaixo da rótula. A dor melhora com o repouso e piora com atividades nos joelhos, como correr e pular.
Osteocondrite Dissecante:
Osteocondrite dissecante é outra condição observada em crianças e adolescentes que ocorre como resultado da falta de suprimento sanguíneo para um pequeno segmento do osso do joelho.
Isso faz com que o osso afetado e a cartilagem que o cobre enfraqueçam e às vezes se separem do osso subjacente. Dor mal localizada no joelho, sentida com atividade, é o primeiro sintoma.
Lembre-se de que muitas condições podem ter sintomas semelhantes. Conforme a condição progride, pode ocorrer inchaço intermitente e rigidez do joelho, são uma das causas da dor no joelho.
Infecção da articulação do joelho:
Uma articulação do joelho infectada causa dor significativa no joelho, juntamente com inchaço, calor, movimentos dolorosos e, muitas vezes, febre. Em alguns casos, uma infecção bacteriana na corrente sanguínea é a culpada por trás de uma articulação infectada.
Fratura do joelho:
Uma fratura da rótula pode ocorrer por uma queda direta sobre o joelho ou por um golpe direto no joelho, como bater com o joelho no painel em um acidente de carro.
Além de dor significativa e dificuldade de endireitar o joelho, geralmente ocorrem hematomas e inchaço na rótula, às vezes com deformidade visível.
Tumor ósseo:
Muito raramente, um tumor ósseo , como um osteossarcoma, pode ser causas da dor no joelho. Sintomas associados como febre ou perda de peso não intencional e dor que é particularmente pior à noite também podem estar presentes.
Quando consultar um médico:
Se você não tiver certeza da causa de seus sintomas ou se não souber as recomendações de tratamento específicas para sua condição, procure atendimento médico. O tratamento da dor no joelho deve ser direcionado à causa específica do problema.
Consulte o médico se você tiver:
- Incapacidade de andar confortavelmente no lado afetado;
- Uma lesão que causa deformidade ao redor da articulação;
- Dor no joelho que ocorre à noite ou durante o repouso;
- Dor que persiste além de alguns dias;
- Travamento (incapacidade de dobrar) no joelho;
- Inchaço da articulação ou área da panturrilha;
- Sinais de infecção, incluindo febre, vermelhidão ou calor;
- Qualquer outro sintoma incomum.
Diagnóstico:
Muitas doenças do joelho podem ser diagnosticadas por um profissional médico com base apenas no histórico médico e no exame físico.
Histórico médico:
Ao discutir causas da dor no joelho com seu médico, tente ser o mais detalhado possível. Isso ocorre porque pistas como a localização e o momento precisos da dor no joelho, junto com os sintomas associados, podem ajudar o médico a definir o diagnóstico.
Localização:
O local onde você sente a dor no joelho pode fornecer algumas pistas. Por exemplo, a dor no lado interno ou medial do joelho (o lado mais próximo do outro joelho) pode ser causada por rupturas do menisco medial, lesões MCL e artrite.
Enquanto a dor na parte externa do joelho, ou lado lateral, pode ser causada por rupturas do menisco lateral , lesões LCL, tendinite de banda IT e artrite. Da mesma forma, a dor na parte de trás do joelho pode ser causada por um cisto de Baker.
A dor na região frontal do joelho está mais comumente relacionada à rótula e pode ser causada por vários problemas diferentes que afetam a área, como condromalácia ou bursite pré-patelar.
Cronometragem:
Assim como a localização e causas da dor no joelho pode indicar a causa do problema, a hora do dia em que a dor ocorre e as atividades que a desencadeiam também podem oferecer informações.
Dor ao descer escadas é muito comumente associada a inflamação sob a rótula. Dor depois de acordar pela manhã, que desaparece rapidamente com atividades leves, às vezes pode estar associada à artrite precoce.
Sintomas associados:
Além da dor, seu médico também irá perguntar se você notou algum inchaço ou sintomas como febre ou calafrios ou outros sintomas no corpo inteiro o que pode indicar uma doença sistêmica como a artrite reumatóide.
Exame físico:
Além de um histórico médico abrangente, um exame físico completo é importante para chegar ao diagnóstico correto. Ao examinar o joelho afetado, o médico observará atentamente se há inchaço no joelho e moverá o joelho para avaliar a estabilidade, os ruídos e o travamento.
Inchaço:
O inchaço do joelho é comum em muitos tipos diferentes de problemas no joelho. Quando há uma efusão imediatamente após uma lesão no joelho, uma possível causa é uma lesão na estrutura articular interna.
Quando o inchaço se desenvolve gradualmente ao longo de horas a dias após uma lesão, pode estar associado a problemas menos graves. O inchaço que ocorre sem uma lesão conhecida pode ser devido a osteoartrite.
Amplitude de movimento:
A mobilidade do joelho pode ser afetada por uma série de condições comuns. Se a mobilidade for gradualmente limitada, muitas vezes a causa pode estar relacionada à artrite.
Se a mobilidade for limitada após uma lesão aguda , pode haver inchaço limitando o movimento ou, às vezes, uma estrutura rasgada que está limitando a mobilidade.
Estabilidade:
A estabilidade do joelho é fornecida pelos ligamentos que conectam o osso da canela (tíbia) ao osso da coxa (fêmur). Quando os ligamentos são alongados ou rompidos, o joelho pode parecer que está cedendo sob o paciente.
Uma sensação de que o joelho pode ceder por baixo de você é um sintoma comum de lesão ligamentar, embora essa sensação também possa ocorrer devido a um inchaço ou fraqueza muscular no joelho.
Ruídos:
Estalar e estalar dentro do joelho é comum e geralmente não é um sintoma de nenhum problema em particular. Quando os estalos são indolores, geralmente não há problema , mas estalos e estalos dolorosos devem ser avaliados pelo seu médico.
Um estalo pode ser ouvido ou sentido durante uma lesão de torção no joelho quando um ligamento, como o ACL , é ferido. Ranger ou esmagar são sintomas comuns de problemas de cartilagem.
Se a cartilagem está desgastada, como na condromalácia, uma sensação de esmagamento é frequentemente sentida ao colocar a mão sobre a rótula e dobrar o joelho. Uma sensação semelhante de trituração pode ser sentida na artrite do joelho.
Travamento:
O travamento é um sintoma que ocorre quando um paciente não consegue dobrar ou endireitar o joelho. O travamento pode ser devido a algo bloqueando fisicamente o movimento do joelho ou por dor que impede o movimento normal do joelho.
Uma maneira de determinar se há algo bloqueando fisicamente o movimento do joelho é pedir a um profissional de saúde que injete um medicamento anestésico no joelho. Depois que o medicamento tiver feito efeito.
Você pode tentar dobrar o joelho para determinar se a dor estava bloqueando o movimento ou se há uma estrutura, como um menisco rompido , que está bloqueando o movimento normal.
Estudos de imagem:
Quando visto por um médico, é importante fazer uma avaliação abrangente para obter um diagnóstico. Isso inclui estudos de imagem. Na maioria dos casos, o médico começará com um raio-X.
que pode não apenas mostrar os ossos, mas também pode mostrar sinais de lesão de tecidos moles, artrite ou problemas de alinhamento e, em seguida, prossegue com um ultrassom ou uma ressonância magnética.
Diagnósticos diferenciais:
Embora possa parecer óbvio que a dor no joelho se origina no joelho, nem sempre é esse o caso. Às vezes, um problema na parte inferior das costas, sacroilíacaarticulação ou quadril pode referir dor no joelho.
Por exemplo, a dor de um local diferente do joelho não são causas da dor no joelho ao pressioná-lo. Também não haverá inchaço no joelho e seu joelho terá uma amplitude de movimento normal.
Tratamentos:
Alguns tratamentos comuns para dor no joelho estão listados aqui (embora não sejam exaustivos) e nem todos esses tratamentos são apropriados para todas as condições.
Estratégias de autocuidado:
Muitas terapias iniciais para causas da dor no joelho são simples, diretas e podem ser feitas em casa.
Descansar:
O primeiro tratamento para as condições mais comuns de causas da dor no joelho é descansar temporariamente a articulação, permitindo que a inflamação imediata diminua. Às vezes, essa é a única etapa necessária para aliviar a dor no joelho.
Gelo:
Além do descanso, a aplicação de um pacote de gel frio , saco de gelo ou um saco de vegetais congelados no joelho é talvez o tratamento mais comumente usado para causas da dor no joelho.
Ao aplicar gelo no joelho, certifique-se de não aplicar o gelo diretamente na pele e gelo por apenas 15 a 20 minutos em sessões.
Apoio, suporte:
Dependendo do diagnóstico, seu médico pode recomendar suporte para os joelhos para aliviar a dor. Por exemplo, no caso de tendinite patelar, seu médico pode recomendar bandagem de suporte e tiras de tendão patelar.
Às vezes, uma joelheira pode ser recomendada para manter a estabilidade do joelho, como no caso de uma lesão no ligamento colateral ou luxação parcial do joelho. Da mesma forma, para alguns tipos de fraturas, um gesso ou tala pode ser colocado para a cura.
Fisioterapia:
A fisioterapia é um aspecto extremamente importante do tratamento para quase todas as condições ortopédicas. Os fisioterapeutas usam técnicas diferentes para aumentar a força, recuperar a mobilidade e ajudar os pacientes a retornar ao seu nível de atividade anterior à lesão.
Remédios:
A medicação é frequentemente utilizada não apenas para aliviar a dor, mas também para ajudar a tratar o problema subjacente do joelho.
NSAIDs:
Os medicamentos anti-inflamatórios não esteróides , comumente chamados de AINEs, são alguns dos medicamentos mais comumente prescritos, especialmente para pacientes com dores nos joelhos causadas por problemas como artrite, bursite e tendinite.
Injeções:
Se a dor ou o inchaço persistirem, apesar das terapias conservadoras como repouso, gelo e tomar um AINE, o médico pode injetar cortisona – um medicamento poderoso que trata a inflamação – no joelho.
Um exemplo de uma doença no joelho que pode justificar uma injeção de cortisona é a osteoartrite do joelho. A cortisona é um medicamento poderoso que pode ter efeitos colaterais, portanto, as injeções devem ser usadas com moderação.
Outros:
Dependendo do seu diagnóstico, outros medicamentos, como um medicamento anti-reumático modificador da doença (DMARD) para tratar a artrite reumatóide, antibióticos para tratar uma articulação do joelhoinfectada ou um esteroide oral para tratar uma crise de gota, podem ser necessários.
Terapias complementares e alternativas:
Uma série de terapias mente-corpo, como acupuntura e tai chi, podem ser usadas para tratar as causas da dor no joelho, especialmente a osteoartrite.
Cirurgia:
A cirurgia geralmente é reservada para diagnósticos específicos, como:
- Certos tipos de lesões ligamentares ou luxações do joelho;
- Certas fraturas de joelho;
- Certas articulações do joelho infectadas que requerem drenagem cirúrgica;
- Alguns casos avançados de osteoartrite do joelho.
Prevenção:
Existem várias coisas que você pode fazer para prevenir lesões no joelho e / ou prevenir a progressão de doenças crônicas no joelho, como a osteoartrite:
- Perder peso se estiver com sobrepeso ou obesidade;
- Fortaleça e alongue os músculos quadríceps e isquiotibiais;
- Pratique exercícios aeróbicos de baixo impacto que fortaleçam os músculos, ao mesmo tempo que colocam menos estresse no joelho, como nadar ou andar de bicicleta;
- Use joelheiras se você trabalhar de joelhos.