Dor Vaginal – O que é, Causas e Tratamentos com remédios. Além disso, a Dor Vaginal ou a dor pélvica inferior podem ocorrer por muitas razões e sob uma variedade de circunstâncias – durante o sexo, durante a menstruação e ao urinar. Embora a dor ou o desconforto vaginal possam ocorrer sem atividade sexual, muitas vezes ocorre durante as relações sexuais, e os motivos da Dor Vaginal são freqüentemente relacionados sexualmente. A Dor Vaginal e a dor pélvica inferior podem resultar, como uma baixa libido (desejo sexual) ou uma incapacidade de atingir o orgasmo devido ao desconforto.
A dor pode ocorrer antes, durante ou após o ato sexual. Em alguns casos, a dispareunia não indica qualquer problema de saúde – no entanto, se for persistente e atrapalhar o andamento da relação sexual, é necessário buscar ajuda médica.
Causas da Dor Vaginal: A Dor Vaginal pode ser confinada à sua área vaginal. Ou, pode irradiar para baixo da sua pelve ou colo do útero. A causa mais comum de Dor Vaginal é a infecção incluem:
- Infecção por fungos
- gonorreia
- clamídia
Outras causas potenciais de Dor Vaginal incluem:
- Trauma causado por sexo, parto, cirurgia ou outros procedimentos médicos
- Atrofia vulvovaginal devido a uma gota de estrogênio após a menopausa
- Vestibulite vulvar
- câncer cervical
A Dor Vaginal também pode resultar de uma condição chamada dispareunia. Este é um termo médico para relações sexuais dolorosas. Pode ser causada por lubrificação insuficiente durante o sexo por alterações hormonais ou por falta de excitação sexual. A Dor Vaginal também pode decorrer de condições psicológicas, como a história do abuso sexual. Em alguns casos, seu médico pode não ser capaz de determinar a causa da sua Dor Vaginal. Vulvodinia é o termo médico para a Dor Vaginal crônica sem causa conhecida.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sintomas da Dor Vaginal: Os sintomas específicos de dor e desconforto vaginal variam, dependendo da causa subjacente. Por exemplo, a vestibulite vulvar é uma condição que causa dor somente quando há pressão sobre sua vagina. Em contraste, a vulvodinia é uma condição que causa uma dor crônica constante. Dependendo da sua condição específica, você pode experimentar um ou mais dos seguintes sintomas associados à Dor Vaginal:
- Queimando
- Comichão
- dor
- Picada
- Latejando
- crueza
- Dor durante a relação sexual
Se sua Dor Vaginal é causada por uma infecção, você pode desenvolver uma secreção vaginal anormal. Por exemplo, pode parecer ou sentir um cheiro diferente do habitual. Isso pode indicar uma levedura ou infecção bacteriana. A dor na relação sexual pode ocorrer:
- Antes, durante ou após a relação sexual
- Na vagina, uretra ou da bexiga
- Na pelve
- Apenas com parceiros(as) ou circunstâncias específicas
- Somente durante a penetração
- Com o uso de camisinha.
Se você tiver relações sexuais dolorosas, você pode sentir:
- Que a dor é acentuada em penetração mais profunda
- Coceira ou sensação de queimação.
Tratamento da Dor Vaginal: Para aliviar sua Dor Vaginal, seu médico tentará tratar sua causa subjacente. Eles podem prescrever uma abordagem de vários passos. Por exemplo, eles podem recomendar anestésicos tópicos ou medicamentos orais. Em casos raros, eles podem recomendar a cirurgia.
Antibióticos são geralmente prescritos quando a Dor Vaginal é causada por uma infecção. Observe que os antibióticos devem ser tomados como prescrito pelo seu médico. Não pare de tomar mesmo que a infecção tenha diminuído, porque se você parar antes do ciclo de ação do medicamento, há risco de a infecção voltar. Os antibióticos que seu médico pode prescrever incluem:
- Clindamicina
- metronidazol
- tinidazol
OBS: Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e nunca se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.