O dulcolax pertence à classe de medicamentos chamados laxantes estimulantes. É usado para o alívio de constipação ocasional. Ele também pode ser usado para a preparação de certos exames médicos (por exemplo, colonoscopia), antes e depois da cirurgia, e em outras situações em que a evacuação é necessária.
Ele funciona estimulando os músculos do intestino e também acumula água nos intestinos. Isso ajuda a amolecer as fezes e a produzir um movimento intestinal mais rapidamente. Os comprimidos devem ser tomados na hora de dormir para produzir um movimento intestinal na manhã seguinte. Os supositórios geralmente levam cerca de 15 minutos a 1 hora para funcionar.
O que é dulcolax?
O dulcolax é um laxante. Este tipo de medicamento pode ajudá-lo a esvaziar seus intestinos se você tiver constipação (dificuldade para evacuar). ele é usado em hospitais para ajudar você a esvaziar seus intestinos antes da cirurgia ou alguns exames ou tratamentos.
Dulcolax vem como um comprimido e um supositório (um medicamento que você empurra suavemente em sua passagem para trás). Os comprimidos e supositórios estão disponíveis mediante receita médica e para comprar nas farmácias.
Para que serve dulcolax:
Dulcolax (Bisacodil), é um laxante que serve para promover o movimento dos intestinos, estimulando as funções nervosas encontradas na parede intestinal. uma vez ingerido, o paciente depois de alguns minutos, você pode sentir como a função do intestino é ativado, causando dores de estômago contrações que produzem o desejo de evacuar e alívio posterior de constipação.
Neste processo, as fezes passam a ter movimento grave ao longo dos intestinos que aceleram o processo porque a absorção é inibida e um aumento na hidratação do intestino ocorre, o que permite aumentar a suavidade e volume das fezes.
Como tomar dulcolax?
Os comprimidos devem ser tomados antes de dormir para que a defecação possa ocorrer na manhã seguinte.
Evite tomar dulcolax com leite ou antiácidos, pois esses produtos podem dissolver a camada de comprimidos. É aconselhável levá-las inteiras sem parti-las ou mastigá-las.
Contraindicações de dulcolax:
O uso de dulcolax não é recomendado quando há um precedente de alguma doença ou em um estado de saúde específico, como:
- Quando a pessoa é alérgica ao bisacodil ou a qualquer um dos ingredientes do dulcolax.
- Quando a pessoa apresenta um estado de desidratação avançada.
- Se o paciente está apresentando obstrução intestinal, apendicite, doença inflamatória intestinal crônica, como doença de Crohn ou colite ulcerativa; seu uso não é recomendado se houver dor abdominal intensa com náusea e vômito.
- Se a pessoa tem um distúrbio que causa uma reação patológica à lactose ou sacarose (por exemplo, galactosemia, intolerância à frutose).
Efeitos colaterais de dulcolax:
Os efeitos colaterais da dulcolax não ocorrem em todos os pacientes. Apenas algumas pessoas relataram ter algumas dessas reações e na maioria dos casos desaparecem sem deixar complicações.
Outros efeitos colaterais que ocorrem esporadicamente podem causar sérios problemas se não forem tratados a tempo.
- Dor virada ou retal
- Sangue nas fezes
- Sintomas de irritação intestinal, como cólicas abdominais severas ou diarreia
- Sintomas de uma reação alérgica, como erupção cutânea ou comichão
- Os sintomas de uma reação alérgica grave, como urticária, inchaço da face ou inchaço da garganta
Efeito do dulcolax com outros medicamentos:
A interferência de um medicamento com outro nem sempre resulta na interrupção de um deles. No entanto, é aconselhável perguntar ao médico o que fazer em caso de interações com outros medicamentos.
Se você não sabe exatamente quais medicamentos podem ou não ter uma reação, quando combinado com dulcolax, recomenda-se não tomar qualquer outro medicamento, pelo menos duas horas antes e duas horas depois de tomar dulcolax, para evitar inibir a eficácia destes, ou produzir alguma interação.
- Antagonistas dos receptores H2 da histamina, tais como: ranitidina ou cimetidina
- Antiácidos, como hidróxido de alumínio, carbonato de cálcio, hidróxido de magnésio
- Corticosteroides, tais como: dexametasona, hidrocortisona, prednisona
- Digoxina
- Diuréticos, tais como: furosemida ou hidroclorotiazida
- Inibidores da bomba de prótons ou IBP, como omeprazol ou pantoprazol
- Leite
Dosagem:
Use exatamente como indicado no rótulo ou conforme prescrito pelo seu médico. Não use em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado. O uso excessivo de laxantes pode fazer com que os intestinos funcionem inadequadamente, ou pode torná-lo dependente do uso de laxantes.
- Em alguns casos, o dulcolax é tomado por via oral. As formas de enema e supositório deste medicamento são para uso no reto.
- Não esmague, mastigue nem quebre um comprimido. Engula tudo com um copo cheio de água.
- Bisacodil tomado por via oral deve produzir um movimento intestinal dentro de 6 a 12 horas.
O dulcolax usado no reto pode produzir resultados muito mais rápidos. Você deve ter um movimento intestinal dentro de 15 a 60 minutos após o uso de um supositório retal, ou dentro de 5 a 20 minutos após o uso do enema retal .
- Não tome um supositório ou enema retal por via oral. É para uso somente em seu reto.
- Tente esvaziar sua bexiga antes de usar o dulcolax no reto.
- Lave as mãos antes e depois de usar.
Para usar o supositório retal:
- Remova o invólucro do supositório. Evite manusear o supositório por muito tempo ou ele derreterá em suas mãos. Se o supositório for macio, você pode segurá-lo sob água corrente fria ou refrigerá-lo por alguns minutos.
- Deite-se do seu lado esquerdo com o joelho direito em direção ao seu peito. Gentilmente insira o supositório em seu reto cerca de 1 polegada, ponta pontiaguda primeiro.
- Fique deitado por alguns minutos. O supositório vai derreter rapidamente e você deve sentir pouco ou nenhum desconforto ao segurá-lo.
- Não use mais do que um supositório retal por dia.
Para usar o enema retal:
- Agite o enema retal antes de usá-lo. Remova a tampa da ponta do enema.
- Deite-se do seu lado esquerdo com o joelho direito em direção ao peito, inclinando-se ligeiramente para a frente. Com cuidado, insira a ponta da garrafa de enema no reto, apontando para o umbigo.
- Aperte delicadamente o frasco até que esteja vazio e, em seguida, retire-o do reto.
- Para melhores resultados, mantenha o enema líquido no seu reto por até 10 minutos. Em seguida, esvazie seu reto enquanto estiver sentado em um vaso sanitário.
- Ligue para o seu médico se você não tiver evacuações após o uso deste medicamento, ou se você tiver constipação por mais de 7 dias.
- Se você estiver usando dulcolax para se preparar para um exame médico, siga as instruções do seu médico sobre quando usar o medicamento.
- Guarde o medicamento dulcolax por via oral ou retal à temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.
- Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de Ajuda contra Veneno, especialmente se alguém acidentalmente engoliu um supositório retal.
- Como o dulcolax é usado quando necessário, ele não possui um esquema diário de dosagem.
- Se você estiver se preparando para um exame médico e perder sua dose, ligue para seu médico para obter instruções.