Os efeitos colaterais da triphala são raros, porém mesmo com tantos benefícios, quando consumida em excesso ela pode gerar alguns efeitos colaterais. pois ela é uma palavra sânscrita que significa “três frutos”, o que é apropriado, uma vez que esta mistura de pó de ervas consiste em três frutas secas diferentes – Amla, Bibhitaki e Haritaki. Esses três frutos têm desempenhado um papel importante na medicina aiurvédica.
Com uma ampla gama de antioxidantes e compostos orgânicos, incluindo ácido gálico, esta mistura de ervas proporciona uma ampla gama de efeitos positivos para a saúde quando utilizado regularmente.
Apesar dos muitos benefícios valiosos porém existem alguns efeitos colaterais da triphala que devem ser levado em consideração, tais como sofrimento gastrointestinal, desidratação, reações alérgicas, insônia, interações medicamentosas, perda de peso e problemas diabéticos.
Efeitos colaterais da triphala:
1. Desidratação:
Embora esta mistura de ervas seja excelente para a limpeza do cólon, também pode causar liberação excessiva de movimentos intestinais e água do corpo, levando a um problema de desidratação.
2. Insônia:
Numerosas pessoas relataram que o consumo regular de triphala pode interromper os padrões de sono normais e proporcionar a insônia, além de mudanças de humor, fadiga e exaustão. Uma das melhores maneiras de evitar esse sintoma é bebendo uma xícara de chá com o estômago vazio pela manhã.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
3. Interações medicamentosas:
Devido ao impacto que esta mistura de especiarias tem em várias enzimas e hormônios no organismo, isso pode interferir negativamente com a medicação de pessoas que sofrem de depressão, hiperatividade e coágulos sanguíneos. Esta mistura de ervas pode interferir com todos esses ingredientes ativos, o que pode ser perigoso para pessoas que precisam de sedação e medicação para melhorar seu humor.
4. Perda de peso:
As propriedades de perda de peso de triphala são excelentes, a menos que esteja sofrendo de distúrbios alimentares ou tenha um peso corporal anormalmente baixo. Você pode achar difícil ganhar peso ou pode experimentar perda de peso inexplicada ao usar esta mistura de ervas.
5. Diabetes:
Alguns relatórios dizem que efeitos colaterais da triphala é capaz de aumentar os níveis de açúcar no sangue, o que não é necessariamente uma coisa ruim, a menos que já tenha sido diagnosticado com diabetes.
Controlar o açúcar no sangue é essencial para algumas pessoas, então o uso de triphala, mesmo em pequenas doses, pode ser perigoso para o controle do diabetes.
6. Problemas de estômago:
A capacidade de limpeza desta mistura de ervas é ótimo para a digestão e a limpeza do cólon, mas quando mais de 2-3 xícaras de chá de ervas são consumidas todos os dias, ela pode causar sofrimento gastrointestinal. Isso inclui diarreia, cãibras do estômago e inchaço, bem como irritação no cólon. À longo prazo, isso pode levar a uma quebra dos tecidos do cólon, resultando em efeitos colaterais ainda mais sérios.
7. Reações alérgicas:
Com três componentes diferentes presente em triphala, há três vezes mais chances das pessoas serem alérgicas a uma das frutas. As reações alérgicas tendem a causar dor no estômago, náuseas, vômitos e inchaço ocasional na língua ou nos lábios.