Efeitos Colaterais do Glúten Para Portadores de Doenças Célicas que não devemos ignorar. Além disso, os Portadores de Doenças Célicas tem uma grande dificuldade de alimentação, por o Glúten esta Presente na composição de alguns cereais com trigo, cevada e centeio, ele nada mais é do que uma proteína composta pela junção de outras duas substancia, glutenina e a gliadina. A principal característica do Glúten é a capacidade de absorve a água de uma forma eficiente, fator que acaba conferido algumas receitas uma viscosidade especial como em massa de pães, bolos, tortas, dentre outros pratos. Existe também outra serie de produtos industrializados que traz em seus rótulos a informação “contem Glúten”, o que facilita a vida dos Portadores de Doenças Célicas ou possui algum tipo de grau de intolerância á substancia.
Os Portadores de Doenças Célicas que descobriu o problema, teve que certamente, altera muitos hábitos alimentares já que sintomas desconfortáveis tendem a prejudicar a qualidade de vida dos portadores de doenças célicas quando algum alimento com Glúten é ingerido. Pela falta da capacidade de absorção ao Glúten, as pessoas Portadores de Doenças Célicas costumam apresentar diarreia, distensão abdominal irritabilidade e déficit de crescimento. E, em algumas situações, são totalmente assintomáticos.
Efeitos Colaterais do Glúten em Crianças Portadoras de Doenças Célicas: Embora alguns casos sejam descobertos apenas na fase adulta, algumas crianças começam a apresenta sensibilidade ao Glúten desde muito cedo e, se problema não for tratado corretamente elas podem sofre com complicações em relação ao crescimento. Já em adulto, infertilidade masculina e ate mesmo aparecimento de câncer no intestino podem ser consideradas algumas das conseqüências mais grave. Se não tratado corretamente com uma dieta isenta de Glúten, portador progredira para uma forma mais severa da doença.
Tratamentos Para Pessoas Portadoras de Doenças Célicas: O problema pode ocasionar baixa estatura, osteoporose, anemia, infertilidade, malformações fetais e câncer de intestino, entre outras disfunções. Ao entra no contato com mucosa do intestino delgado de um celíaco, o Glúten desencadeia um processo inflamatório, prejudicando a absorção de nutrientes.
Essa má absorção é principal causa das complicações de doença dos Portadoras de Doenças Célicas . Por isso se existe a suspeita em relação ao distúrbio, o ideal é procura um especialista imediatamente e realizar os exames necessários com teste sanguíneo já é possível detectar.
O tratamento para Portadoras de Doenças Célicas, por sua vez, só pode ser realizado com base em uma atitude:
retirar o Glúten da dieta, já que o problema não tem cura. Por conta disso muitas pessoas passam por dificuldades, já que precisam deixar de consumir vários pratos que faziam parte da dieta anterior.Entretanto, atualmente, existe uma serie de alimentos e ingredientes adaptados para Portadoras de Doenças Célicas encontrados na maioria dos supermercados e lojas de produtos naturais! São farinhas funcionais e diversas outras opções para manter uma alimentação leve e isenta de Glúten sem deixar o sabor de lado.
Dicas de Alimentos Para Portadoras de Doenças Célicas: são pães, bolos pizzas, panquecas e outra serie de preparação adaptada especialmente para Portadoras de Doenças Célicas, para que a mesa esteja sempre variada. “deve-se substituir os ingredientes que contenham Glúten por outras opções, como o uso de farinha de arroz, amido de milho, farinha de milho, fubá, farinha de mandioca, polvilho e fécula de batata. A maior dificuldade para os pacientes é convive com as restrições impostas pelos novo hábitos alimentares, porem a Doenças Célicas não tem cura e, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pelo resta da vida, para evitar as possíveis complicações.
Confira os principais sintomas da intolerância ao glúten:
- Diarreia constante (com duração de 30 dias ou mais) ou constipação intestinal
- Falta de apetite
- Náuseas e vomito
- Alteração significativa do peso corporal
- Alteração constante de humor
- Inchaço e dor na área abdominal