O Guaraná é uma planta da Amazônia, que é encontrado em partes da Venezuela e do Brasil. Os benefícios do Guaraná ( confira os 14 Benefícios do Guaraná Para Saúde) são devido a presença de cafeína, teofilina, teobromina, tanino, Potássio, Fósforo, Cálcio, Ferro, Tamina e Vitamina A.
Além disso, o pó de guaraná possui propriedades afrodisíacas, anti-bacterianas, diuréticas e, é um poderoso energizante, ajuda na concentração, reduz o estresse e ajuda a queimar gordura, permitindo uma maior perda de peso para as pessoas que seguem uma dieta.
O Guaraná é comumente encontrado sob a forma de pó, obtido a partir das sementes secas, torradas e depois moídas, e na forma de xarope, amplamente consumido em bebidas, muito embora apresente quantidade bem inferior do extrato de sementes de guaraná em sua composição. No entanto, além de suas propriedades benéfica para saúde, ele contém alguns efeitos negativos.
Os Efeitos Colaterais do Guaraná são
- Insônia.
- Ansiedade.
- Palpitações cardíacas.
- Tremores.
- Frequência de micção.
- Hiperatividade.
- Aumentar o risco de doença do rim.
- Afetar o funcionamento da tiroide.
- Acidez.
- Perda de apetite.
- Diarreia ou obstipação.
Lembrando que Pessoas que sofrem de pressão alta e problemas cardíacos e mulheres que estão grávidas ou amamentando devem evitar o guaraná e derivado do guaraná.
Além disso, o Guaraná não deve ser combinado ou tomada quando formulado com efedrina (como encontrado em bebidas dietéticas e suplementos esportivos), pois isso pode causar batimentos cardíacos irregulares.