O milho não precisa de introdução. Mas um equívoco que muitos de nós ainda temos é que pensamos que o milho é um vegetal.
O milho é realmente um grão de comida. Disponível em todos os lugares hoje, os milhos foram primeiramente cultivados na América Central e no México. Estes suculentos, doces e amarelo grãos são certamente um colírio para os olhos. Mas o milho não precisa ser apenas amarelo.
Hoje em dia, o milho está disponível nas cores marrom, roxo e azul também! O milho amarelo e branco é conhecido como milho manteiga ou açúcar. Eles são considerados um ingrediente favorito para crianças e adultos!
Embora tenha inúmeros benefícios, há também um lado negro do milho. Ele tem seu próprio conjunto de efeitos colaterais.
Efeitos Colaterais do Milho
Reações Alérgicas:
Consumir milho pode levar a alergias e sintomas como erupções na pele, inchaço das mucosas, vômitos, etc. Muitas pessoas também sofrem de asma e anafilaxia depois de comer milho. A principal razão por trás das alergias é a proteína ingerível presente no milho.
Risco da Pelagra:
O milho é um alimento básico de muitas pessoas. Se você está consumindo milho em quantidades elevadas, então você está correndo o risco de pelagra. Pelagra é a deficiência de vitaminas, especialmente a Niacina no corpo.
O milho é deficiente em ácidos aminados (lisina e triptofano) e a Niacina, que ajuda a proteger o corpo de pelagra. Se o milho faz parte grandemente de sua dieta, certifique-se de completar sua dieta com alimentos ricos em vitaminas para evitar a pelagra.
Não é Bom Para Diabéticos:
Milho afeta adversamente as pessoas que sofrem de diabetes, uma vez que aumenta o nível de açúcar no sangue no corpo. O milho possui um elevado teor de hidratos de carbono, o que leva ao aumento dos níveis de açúcar no sangue. Então, as pessoas que sofrem de diabetes não devem consumir milho em grandes quantidades.
Provoca Inchaço e Flatulência:
O milho contém uma elevada percentagem de amido. Quando você consume milho, se decompõe no intestino grosso e produz uma grande quantidade de gás.
Portanto, se alguém consome milho em grandes quantidades, ele pode causar distensão abdominal e flatulência.
Causa Indigestão e Indisposição Gástrica:
O milho é uma boa fonte de fibras e outros nutrientes vitais, o que ajuda na liberação de toxinas ruins do corpo. Mas, uma overdose dessas fibras pode ser ruim para o seu estômago.
Mesmo se você comer grandes porções de cereais, ele pode levar a indigestão e dores de estômago. Assim, mantenha uma vigilância sobre o quanto de milho você está consumindo, em qualquer de suas formas.
Causa Irritação Intestinal e Diarreia:
O milho não deve ser consumido cru, pois pode resultar em diarreia. O milho também conduz a muitos distúrbios intestinais.
Faz Com que Apareça a Cárie Dentária:
O milho contém uma boa quantidade de açúcar, por isso pode levar à cárie dentária em algumas pessoas. Este é um efeito colateral relativamente raro de milho, mas não aquele que deve ser esquecido. Certifique-se de ter uma boa higiene bucal e escovar os dentes depois de comer milho.
Causa a Osteoporose:
Pessoas que dependem da dieta de milho podem sofrer de osteoporose pois o milho contém muito menos quantidade de Cálcio. Mas isso só é relevante se o milho não é complementado com alimentos ricos em Cálcio
Aumento de Peso:
Como mencionado antes, o milho contém uma forte dose de açúcar e carboidratos. Comer milho excessivamente pode levar ao ganho de peso. Pessoas em uma dieta deve evitar o consumo de milho.
Leva à Letargia:
O milho contém uma grande quantidade de amido. O amido pode provocar sonolência e levar a letargia.
Estes são os Efeitos Colaterais do Milho. A maioria dos efeitos negativos do milho pode realmente ser combatido com uma refeição equilibrada. Quanto ao resto, bem, basta ver o tamanho da porção.