Não admira que um aumento no preço do tomate nos envia a uma emoção. Parte integrante da culinária brasileira, os tomates oferecem cor, sabor e uma série de benefícios para a saúde.
Se você o consumir cru ou cozido, você vai sempre obter lotes de vitaminas, minerais, fibras alimentares e antioxidantes.
Mas há algumas armadilhas potenciais também. Sim, o tomate pode levar a alguns efeitos colaterais. O tomate inocente pode levar a uma série de efeitos colaterais não tão graves.
Efeitos colaterais do Tomate para saúde
Imunidade Desequilibrada:
O principal elemento encontrado no tomate cru ou fresco é o pigmento carotenoide «licopeno». É um composto químico que é considerado por manter o câncer afastado.
Mas o consumo excessivo deste fitoquímico pode interferir nas atividades regulares do nosso sistema imunológico e retardá-lo. Como resultado, nosso corpo perde a sua capacidade de se proteger de várias doenças microbiana comum (bacterianas, fúngicas e virais). Ao mesmo tempo, também se torna incapaz de reparar os danos físicos existentes.
Problemas Gastrointestinais:
O tomate é cheio de ácidos. Assim, o consumo excessivo de tomate desencadeia várias desordens gastrintestinais. A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), comumente conhecido como “refluxo ácido“, é uma comum doença intestinal.
Esta doença aumenta o nível de ácido digestivo no nosso estômago, que começa a escorrer. Gradualmente, os ácidos alcançam a parede do nosso esôfago e causa uma sensação de queimação na mesma.
Os ácidos de tomate podem fazer esta condição muito pior e pode até mesmo dar-lhe azia. Então, se você já tiver sido diagnosticado com DRGE ou outros problemas digestivos, limite a ingestão de tomates imediatamente.
Transtorno do Intestino Irritável:
O teor de licopeno do tomate pode resultar em alguns problemas intestinais graves, tais como a síndrome do intestino irritável (IBS).
Ela é caracterizada pela dor aguda e desconforto extremo no abdômen juntamente com hábitos intestinais alterados.
Além destes, você também pode experimentar alguns problemas intestinais ligeiro, como o gás abdominal, indigestão, inchaço, etc., se você consumir 30 mg de licopeno por dia. Pode até dar origem a sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, etc.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Pedras nos Rins:
Os tomates, especialmente as sementes do vegetal, são ricos em compostos de cálcio e de oxalato. Se você já está sofrendo de problemas renais menores, vai ser muito difícil para o seu organismo digerir esses elementos.
Em tal caso, o consumo de grandes quantidades de Cálcio será prejudicial para você, pois como o Cálcio e oxalatos irá acumular nos rins, irá formar pedras grandes e pequenas.
Diverticulite:
A diverticulite é uma condição médica na qual a camada superficial interior do intestino grosso fica saliente através da camada muscular externa e estes ‘divertículos’, ou pequenas bolsas, se inflamam devido a infecções. Segundo os cientistas, as sementes de tomate, sendo pequena, pode ficar preso nessas bolsas e agravar a situação.
Câncer da Próstata:
Estudos têm demonstrado que o licopeno presente nas sementes do vegetal pode causar anomalias na próstata masculina.
Ao afetar o sistema reprodutivo, esta anormalidade provoca dor intensa, disfunção erétil, dificuldade em urinar, etc. Por vezes, pode levar ao câncer de próstata.
Overdose de Vitamina:
O tomate é um vegetal rico em vitaminas. Consumir um tomate de tamanho médio fornece 1.025 UI de Vitamina A e 17 mg de Vitamina C, que são metade e um décimo das nossas necessidades diárias.
Se você comer muitos tomates em um dia pode levar a uma overdose de vitamina em nosso corpo. Ele pode, eventualmente, levar a problemas como dor de cabeça, náuseas, dor nos rins, etc.
Deficiência de Nutriente:
Apesar de obter grande quantidade de vitaminas presente no tomate, você pode acabar privando-se de muitos outros nutrientes essenciais.
Ele danifica seu corpo enquanto você se torna incapaz de realizar suas atividades físicas vitais de forma eficiente.
Reações Alérgicas:
O licopeno em excesso pode nos dar reações alérgicas também. Alguns dos sintomas de alergia à licopeno incluem comichão, erupções cutâneas, urticária, constrição no peito, os lábios inchados, ardor nos olhos, e assim por diante.
Mudança na Cor da Pele:
O consumo prolongado e consistente de tomate pode alterar sua cor da pele. Pode assumir um ligeiro tom de laranja!
Estou certo de que a quantidades de efeitos colaterais não irá mantê-lo longe de seu tomate favorito! Mas, tente manter estes efeitos colaterais em mente e limite o seu consumo de tomate.