Os efeitos colaterais do tribulus terrestris são muitos. precisam ser conhecidos, a planta pode ser encontrada em climas moderados e tropicais na Europa. América, África, Austrália e no sul da Ásia.
Seu nome vem dos espinhos afiados que crescem da semente. A palavra latina “tribulus” é traduzida como “caltrop”, que significa uma arma pontiaguda. O Tribulus Terrestris cresce bem em lugares selvagens e desabitados e prospera em um solo arenoso úmido em pleno sol. É considerado uma boa forrageira para as abelhas.
O cultivo desta planta deve ser feito com bastante cautela, porque a espécie pode, em áreas com clima adequado, logo se tornar uma erva daninha bastante problemática. Quando o Tribulus Terrestris começou a se espalhar descontroladamente na Califórnia, na década de 1960, bactérias tiveram que ser introduzidas na Índia para se alimentar da planta.
Diversos cientistas acreditam que ajuda a aumentar a força e a resistência, pois pode aumentar o nível de alguns hormônios em animais. Pesquisas recentes indicam que o consumo regular pode levar ao aumento dos níveis de estrogênio e de hidroepiandrosterona em animais de laboratório.
A pesquisa indicou que a crença popular de que tribulus aumenta os níveis de testosterona no sangue não é verdadeira. Para saber mais detalhes, leia o artigo até o final e descubra quais são os principais Efeitos Colaterais do Tribulus Terrestris:
Efeitos Colaterais do Tribulus Terrestris:
O Tribulus Terrestris Proporciona Inquietação:
Sem sombra de dúvidas este é um dos principais. Por isso, pessoas com com câncer de mama ou câncer de próstata e outras condições dependentes de hormônios não devem usar esta planta. Efeitos colaterais como ansiedade, agitação, inquietação e dificuldade para dormir podem ocorrer com a sobredosagem.
Diminuição do Estado de Alerta:
De acordo com vários estudos recentes este também é um Efeito Colateral do Tribulus Terrestris muito visto em seus consumidores. Como acontece com qualquer ingrediente que possa afetar o descarte de glicose no sangue, você pode sentir alguma fraqueza ou tontura se for extremamente sensível a mudanças na quantidade de glicose presente no sangue após o consumo desta planta.
Além disso, se você experimentar níveis aumentados de testosterona, os efeitos colaterais mais comuns são um aumento na acuidade mental e no estado de alerta.
Proporciona Má Formação Fetal:
Vêm do aumento dos níveis hormonais no sangue. Mulheres grávidas, tentantes e mulheres que estão amamentando não devem consumir esta planta. Há evidências de que isso pode interferir no desenvolvimento normal dos bebês dentro e fora do útero.
Efeitos Colaterais Para Diabéticos:
Também pode afetar os níveis de açúcar no sangue, por isso, pessoas que sofrem de diabetes ou síndroma metabólica devem consultar o seu médico antes de tomar o tribulus. Pessoas que sofrem de problemas semelhantes, como a hipoglicemia, também devem consultar seu médico antes de tomá-lo.
Pode Interferir no Desenvolvimento Normal:
Por isso, crianças e adolescentes devem evitar consumir esta planta. Vários estudos já concluiram que esta planta pode interferir crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Os rapazes, em particular, devem evitar o tribulus porque isso pode interferir no seu desenvolvimento normal.
Outros Efeitos Colaterais do Tribulus Terrestris:
- As reações de fotossensibilidade podem ocorrer devido à substância filoeritrina (fotossensibilizante porfirina) encontrada na planta.
- Não deve tomar tribulus durante duas a três semanas antes e depois da cirurgia devido aos seus potenciais efeitos sobre o açúcar no sangue. Se você acha que pode precisar de cirurgia, você definitivamente deve parar de tomar tribulus.
- O Tribulus Terrestris é contra-indicado para pessoas que sofrem de inflamação do estômago, úlceras, sérios distúrbios digestivos ou hepáticos. Também pode causar um desconforto gastrointestinal.
- Atletas profissionais podem ter que evitar o tribulus porque sua presença no sangue pode levar a um teste de drogas positivo. A razão para isso é que tribulus tem os mesmos efeitos que alguns tipos de esteroides ilegais.
- É extremamente tóxico para as ovelhas. Pode causar desordem irreversível no cérebro, resultando em prejuízo da função muscular e fraqueza nos membros posteriores, o que pode levar à morte.