Remédios caseiros para aliviar a enxaqueca que tem se mostrando um dos melhores no combate a esse mal afeta a maioria das pessoas. pois esta condição é um dos tipos de cefaleia (Dor de Cabeça) que se caracteriza por uma dor pulsátil em um dos lados da cabeça (às vezes dos dois), geralmente acompanhada de fotofobia e fonofobia, náusea e vômito.
A duração da crise varia de quatro a 72 horas, podendo ser mais curta em crianças. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, de 5 a 25% das mulheres e 2 a 10% dos homens tem. Além disso, esta condição é predominante em pessoas com idades entre 25 e 45 anos, sendo que após os 50 anos essa porcentagem tende a diminuir, principalmente em mulheres.
A doença ocorre em 3 a 10% das crianças, afetando igualmente ambos os gêneros antes da puberdade, mas com predomínio no sexo feminino após essa fase. Além disso, ela pode ser divida entre com aura ou sem aura, e essas em episódica ou crônica. Segundo dados do Ministério da Saúde, 64% do total desses pacientes apresentaram sem aura, 18% com aura e 13% com e sem aura. Os restantes 5% apresentaram aura sem cefaleia.
Principais causas da enxaqueca:
Os sintomas são extremamente desagradáveis, como forte dor de cabeça, sensibilidade à luz, náuseas e ondas de calor nos olhos. Além disso, a dor da enxaqueca normalmente começa de repente. No entanto, ele vem sempre acompanhada por sintomas visuais, neurológicos e/ou gastrintestinais. Ela pode surgir em qualquer idade. Mas desaparece geralmente depois dos 50 anos. É mais comum em mulheres. E pode ser hereditária.
As causas, além do fator hereditariedade, podem ser:
- Estresse;
- Ansiedade;
- Hormônios;
- Problemas de visão;
- Ingestão de álcool.
- Má alimentação;
- Alergia alimentar;
- Insônia;
- Fatores ambientais;
A dor de cabeça por tensão resulta da contração dos músculos da cabeça e do pescoço. Outras causas podem ser de origem emocional, alterações hormonais ou exaustão.
Além disso, ela surge de duas ou mais dessas causas combinadas. A ocorrência das crises pode durar alguns minutos até horas pois ela é do tipo primário é provocada pela vasodilatação de artérias e veias cranianas, que compressa os nervos sensitivos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Remédios caseiros para aliviar a enxaqueca:
1. Água de gengibre:
Reconhecido por suas eficazes propriedades anti-inflamatórias, o gengibre é apontado como um dos principais aliados naturais no combate às dores de cabeça.
Ingredientes:
– 1 pedaço grande de gengibre fresco;
– 2 litros de água mineral ou filtrada.
Modo de preparo:
- Descascar o gengibre e cortar a raiz em lascas ou rodelas finas;
- Colocar o gengibre em uma garrafa com tampa, completando com a água em temperatura fresca ou gelada;
- Beber essa água ao longo do dia.
Essa água deve ser ingerida por 3 dias ou até que os Sintomas da Enxaqueca desapareçam.
2. Chá de camomila:
A camomila é famosa por ser uma erva medicinal com alto poder relaxante e anti-inflamatório, a camomila, além de aliviar a dor provocada pela enxaqueca, favorece a qualidade do sono.
Ingredientes:
– 4 colheres (sopa) de flores de camomila em erva;
– 1 litro de água.
Modo de preparo:
- Coloque a água para esquentar.
- Assim que ela começar formar aquelas pequenas bolinhas, desligar o fogo e adicionar a camomila;
- Mexer e abafar a mistura por 15 minutos, deixando esfriar;
- Coar e armazenar o chá em uma garrafa, guardando na geladeira;
- Consumir esse chá no decorrer do dia, em temperatura fresca, gelada ou morna (preferencialmente antes de dormir).
- O chá de camomila deve ser ingerido por 3 dias.
3. Chá de Capim-cidreira:
O capim-cidreira é outro dos melhores remédios caseiros para aliviar a enxaqueca. Além de atuar no alívio da dor, ela relaxa os músculos e proporciona revigorantes noites de descanso.
Ingredientes:
– 4 colheres (sopa) de capim-cidreira picado (fresco ou em erva);
– 1 litro de água.
Modo de preparo:
- Levar a água para esquentar.
- Quando ela começar a ferver, acrescentar o capim-cidreira.
- Desligar o fogo e abafar a mistura por 15 minutos;
- Coar e colocar o chá em uma garrafa com tampa;
- Ingerindo o líquido ao longo do dia.
Além de fazer uso dos remédios caseiros para aliviar a enxaqueca, é interessante buscar apoio psicológico, já que muitas vezes as crises são desencadeadas por fatores emocionais.