Endocardite – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Endocardite é a inflamação do revestimento interior do seu coração, chamado endocardio. Esta condição também é chamada de Endocardite infecciosa. Geralmente é causada por bactérias. A Endocardite é incomum em pessoas com corações saudáveis.
Quando o sangue passa dos átrios para os ventrículos, as válvulas impedem a volta do sangue, mantendo o fluxo sempre na mesma direção. São estas válvulas que podem ser infectadas por bactérias, fungos, vírus, ou outros microrganismos. Se não for tratada, a doença pode danificar ou destruir as válvulas do coração trazendo complicações para o resto da vida.
Causas da Endocardite: A principal causa da Endocardite é um crescimento excessivo de bactérias. Embora essas bactérias normalmente vivam no exterior do seu corpo, você pode trazê-las para dentro, comendo ou bebendo, ou através de cortes na sua pele. Seu sistema imunológico normalmente combate os germes antes que eles causem um problema. No entanto, esse processo falha em algumas pessoas.
No caso da Endocardite, os germes viajam pela corrente sanguínea e no seu coração, onde se multiplicam e causam inflamação. A Endocardite também pode ser causada por fungos ou outros germes e, em alguns casos, não há causa conhecida.
Comer e beber não são as únicas formas pelas quais os germes podem entrar no seu corpo. Eles também podem entrar em sua corrente sanguínea através de:
- Escovação dos dentes;
- Má higiene bucal ou doença de gengiva;
- Contração de uma doença sexualmente transmissível;
- Usando uma agulha contaminada;
- Vestindo um cateter;
- Tendo um procedimento dental que corta suas gengivas.
Sintomas da Endocardite: Os sintomas da Endocardite nem sempre são graves e podem evoluir devagar ao longo do tempo. Nos estágios iniciais da Endocardite, os sintomas são semelhantes a muitas outras doenças. É por isso que muitos casos não são diagnosticados. Muitos dos sintomas são semelhantes aos casos de gripe ou infecções gerais, como pneumonia. No entanto, algumas pessoas experimentam sintomas graves que aparecem de repente. Estes sintomas podem ser devidos a inflamação ou ao dano que causa.
Os Sintomas comuns de Endocardite Incluem:
- Pele pálida
- Febre
- Arrepios
- Suor noturno
- Dor muscular
- Dor nas articulações
- Náusea
- Diminuição do apetite
- Sentimento de inchaço na parte superior esquerda do seu estômago
- Perda de peso
Sinais e Sintomas Graves de Endocardite Incluem:
- sangue na sua urina;
- Pés inchados;
- Pernas inchadas;
- Estômago inchado;
- Falta de ar;
- Tosse;
- Perda de peso;
- Baço ampliado, que pode ser macio ao toque;
- Murmúrio cardíaco, que é um batimento cardíaco incomum.
Diagnósticos da Endocardite: Seu médico examinará seus sintomas e antecedentes médicos antes de realizar qualquer teste. Após esta revisão, eles usarão um estetoscópio para ouvir seu coração. Os seguintes testes também podem ser feitos:
Teste de Sangue: Se o seu médico suspeita de ter Endocardite, um exame de sangue será solicitado a confirmar se bactérias, fungos ou outros microrganismos estão causando isso. Um exame de sangue também pode revelar se seus sintomas são causados por outra condição, como a anemia.
Ecocardiograma: Um ecocardiograma é um teste de imagem usado para visualizar seu coração e suas válvulas. Este teste usa ondas de ultra-som para criar uma imagem do seu coração. Seu médico pode usar este teste de imagem para procurar sinais de danos ou movimentos lentos em seu coração.
Ecocardiograma Transesofágico: Quando um ecocardiograma não fornece informações suficientes para avaliar seu coração com precisão, seu médico pode solicitar um exame de imagem adicional chamado ecocardiograma transesofágico.
Isso é usado para ver seu coração por sua garganta. O seu médico irá inserir uma fina sonda em sua garganta para obter uma visão mais detalhada do seu coração.
Seu médico ou um técnico de laboratório irá pulverizar medicação adormecida na parte traseira da garganta para minimizar o desconforto.
Eletrocardiograma: Um eletrocardiograma pode ser solicitado para obter uma visão melhor do seu coração. Este teste também pode detectar um ritmo cardíaco anormal.
Raio-x do Tórax: Um pulmão colapsado pode causar muitos dos mesmos sintomas que a Endocardite. Uma radiografia de tórax pode ser usada para ver seus pulmões e para ver se eles entraram em colapso ou se o líquido se acumulou, o que é chamado de edema pulmonar. Isso pode ajudar o seu médico a indicar a diferença entre a Endocarditee o pulmão colapsado.
Tratamentos da Endocardite: O Tratamento da Endocardite é feita através do consumo de antibióticos e também de cirurgia.
Antibióticos: Se a sua Endocardite é causada por bactérias, será tratada por antibióticos. O seu médico irá aconselhá-lo a tomar estes medicamentos até a infecção e a inflamação desaparecerem.
Isso leva normalmente seis semanas. Se a sua infecção for avançada, você pode receber esses antibióticos por via intravenosa ou através de um IV, em um hospital até mostrar sinais de melhora.
Cirurgia: As válvulas cardíacas danificadas causadas pela Endocardite podem requerer cirurgia para corrigir.
A cirurgia pode ser feita para remover as válvulas cardíacas danificadas e substituí-las por válvulas artificiais.
Se você tiver um caso mais suave, a área danificada da sua válvula pode ser removida e substituída por material artificial ou tecido animal.