Enfisema Pulmonar – O que é, Sintomas e Tratamentos com remédios. Além disso, A Enfisema Pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar.
Essas toxinas destroem os pequenos sacos de ar no pulmão, chamados alvéolos os quais incham quando transportam oxigênio do ar para os pulmões e encolhem para forçar o dióxido de carbono para fora. Como resultado, os pulmões perdem sua elasticidade e exalar fica difícil.À medida que os danos progridem, o esforço para respirar aumenta. Enfisema é parte de um grupo de doenças pulmonares denominado “doença pulmonar obstrutiva crônica”, que interfere com a respiração normal. Outras doenças desse grupo incluem asma e bronquite.
Causas da Enfisema Pulmonar: A Enfisema Pulmonar geralmente é causado pela inalação de produtos tóxicos oriundos da poluição e, de muito maior incidência, pelo consumo intenso e prolongado de tabaco. Por isso, a primeira pergunta que se deve dirigir a um enfisematoso é se ele é um fumante. A grande maioria desses pacientes são homens a partir dos 50 anos, mas entre eles há também mulheres, em menor proporção.
Milhões de pessoas têm Enfisema Pulmonar, e tabagismo é a causa principal. Acredita-se também que a exposição à poluição atmosférica e inalação de fumaça de cigarro e detritos no trabalho sejam fatores que contribuem para Enfisema Pulmonar.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sinais e Sintomas da Enfisema Pulmonar: O principal sintoma de enfisema é a falta de ar ou a sensação de não estar inalando ar suficiente. A pessoa pode visitar o médico inicialmente porque sentiu falta de ar durante uma atividade, mas à medida que a doença progride esse sintoma pode ficar presente todo o tempo. Tosse, respiração difícil, e produção crônica de muco são outros sintomas comuns. Os sinais e sintomas mais comuns da Enfisema Pulmonar incluem:
- Dificuldade para respirar;
- Respiração ofegante;
- Tosse;
- Sensação de falta de ar, com o agramento da doença.
Diagnóstico da Enfisema Pulmonar: O diagnóstico da Enfisema Pulmonar não pode ser baseado apenas nos sintomas. É preciso um histórico focando na quantidade e duração desses sintomas e hábitos ocupacionais e de fumo. O médico examinará o peito, observando os padrões de respiração, e monitorará o esforço que a pessoa faz para respirar.
O exame também incluirá a observação do grau de inflação total dos pulmões, escutar o peito com um estetoscópio para ouvir o fluxo de ar, e escutar sons que determinam a taxa e ritmo de qualquer sinal de esforço violento do coração que pode acompanhar os estágios avançados de enfisema.
Adicionalmente, testes da função pulmonar podem determinar várias características e capacidades dos pulmões. Esses testes incluem espirometria, medição do gás no sangue arterial, oximetria de pulso, e raio-x.
Tratamento da Enfisema Pulmonar: Há várias opções de tratamento que podem ajudar pacientes com enfisema, porém o passo mais importante é parar de fumar. Ao parar de fumar quando as obstruções de fluxo de ar ainda são leves ou moderadas retarda-se o desenvolvimento da falta de ar incapacitante. Porém, parar de fumar em qualquer ponto da doença é benéfico. Pessoas com Enfisema Pulmonar também devem evitar exposição a outros poluentes no ar.
As opções de tratamento da Enfisema Pulmonar incluem: remédios broncodilatadores, anti-inflamatórios corticosteroides, terapia com oxigênio (suplemento de oxigênio complementar), cirurgia de redução dos pulmões, transplante de pulmão (devido aos riscos é viável apenas para um pequeno grupo de pacientes) e programa de exercícios físicos.