Epistaxe – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Epistaxe é o nome dado a qualquer tipo de perda de sangue pelo nariz, freqüentemente pelas narinas, ou através do nariz pela boca. Existem dois tipos de Epistaxe , a Epistaxe anterior (90% casos aproximadamente), ou seja, mais próxima da parte externa do nariz, e a Epistaxe posterior (10% casos aproximadamente), ou seja, mais no interior: menos comum, mas com efeitos mais graves.
A Epistaxe é definida como o sangramento proveniente da mucosa nasal. Calcula-se que 60% da população adulta já tenham apresentado ao menos um episódio de Epistaxe, na maioria das vezes auto-limitado e sem maiores conseqüências. Estima-se que apenas 6% dos casos de Epistaxe necessitem de intervenção médica para contenção do sangramento e a taxa de mortalidade por Epistaxe maciça seja de menos de 0,01%3.
Causas: A Epistaxe não tem uma causa facilmente identificável. No entanto, trauma no nariz é uma causa muito comum de Epistaxe. A Epistaxe pode ser causadas por traumatismo no exterior do nariz de um golpe no rosto, ou trauma para o interior do nariz a partir da colheita do nariz. Outras condições que predispõem uma pessoa a Epistaxe incluem:
- Exposição a ar quente e seco por longos períodos de tempo;
- Infecções nasais e sinusais;
- Rinite alérgica;
- Corpo estranho nasal ( objeto preso no nariz);
- nariz vigoroso soprando;
- Cirurgia nasal;
- Septo nasal desviado ou perfurado;
- Uso de cocaína .
Sintomas: A Epistaxe começa a partir de uma narina. Em caso de sangramento intenso, pode preencher as narinas e transbordar a nasofaringe. Em certos casos, o sangue pode cair do nariz através da garganta até o estômago. É provável que uma pessoa vomite em tal condição. Os sinais comuns de hemorragia nasal excessiva são:
- O excesso de perda de sangue pode causar tonturas e desmaios, confusão, perda de alerta e sensibilidade. No entanto, a condição é rara.
- O sangramento de outras partes do corpo como dentes, gengivas, narinas, etc. indica incapacidade de coagulação do sangue.
- Hemorragia adicional de outras partes do corpo, como sangrando gengivas ao escovar os dentes, sangue na urina ou movimentos intestinais, ou hematomas fáceis também indicam a incapacidade do coágulo no sangue.
Diagnósticos: Como primeiro passo no atendimento de emergência é fundamental que o médico certifique-se de que realmente se trata de um caso de Epistaxe. Como vimos na introdução, nem todo sangramento nasal é proveniente da mucosa. A Hemorragia digestiva alta com regurgitação pelas fossas nasais ou lesão vascular de base de crânio, por exemplo, também podem apresentar-se como hemorragia nasal, mas requerem tratamento específico e imediato.
Tratamentos: O primeiro passo no tratamento da Epistaxe grave é empacotar bem o nariz, que deve ser realizado por um médico devidamente treinado. Se isso não parar o sangramento, talvez seja necessário que embolize os vasos sanguíneos no nariz podem ser necessários.
Se você tiver perda de sangue severa por uma hemorragia nasal, pode causar anemia grave ou disfunção cardíaca e redução da qualidade de vida. No Mount Sinai, podemos usar a embolização para tratar hemorragias nasais severas e recorrentes que não podem ser controladas por meios tradicionais.