Eritema Infeccioso – O que é, Causas e Tratamentos desta condição. Além disso, o Eritema Infeccioso é uma doença que afeta crianças, grávidas e pessoas com problemas de imunidade. Resulta da infecção com parvovírus humano (PV) B19, um eritro vírus. O vírus pode afetar qualquer idade, mas ocorre principalmente entre as idades de 5 e 14 anos, e especialmente nas crianças de 5 e 7 anos. A maioria das pessoas só pega uma vez, e então elas são imunes. É mais comum durante a primavera.
O Eritema Infeccioso só afeta os seres humanos. Alguns tipos de parvovírus podem afetar animais, mas humanos e animais não conseguem capturar o parvovírus B19 um do outro. Os efeitos são normalmente leves, mas podem surgir complicações fatais.
Causas do Eritema Infeccioso: O Eritema Infeccioso é causado pelo Parvovírus B19, que é um vírus de cadeia simples que visa células vermelhas na medula óssea. O vírus se espalha entre seres humanos através do ar, saliva ou como resultado de um contato próximo.
A forma mais comum de transmissão é através de espirros ou tosse e, às vezes, contato mão-a-mão. Pode se espalhar rapidamente em lugares onde muitas pessoas se reúnem, como escolas, jardins de infância e creches. Raramente, a transmissão pode ocorrer através de produtos sanguíneos.
Uma vez que a pessoa e diagnosticada com o Eritema Infeccioso, a pessoa se tornará imune a mesma condição. Assim poderão passar tempo com outras pessoas e não transmitirão a doença. Embora o parvovírus infecte principalmente crianças em idade primária durante os meses de inverno e primavera, pessoas de qualquer idade podem ser afetadas.
Sintomas do Eritema Infeccioso: Estes são os principais sintomas do Eritema Infeccioso, os sintomas leves começam a aparecer cerca de 1 semana após a exposição ao vírus causador da condição. Estes sintomas incluem:
- Dor de cabeça
- Febre
- Dor de garganta
- Prurido
- Coriza
- Dor abdominal
- Artralgias
Esses sintomas precedem o período livre de sintomas de cerca de 7 a 10 dias, após o que a infecção progride através das seguintes etapas:
Fase 1: O exantema começa com a aparência clássica das bochechas, que tipicamente desaparece durante 2 a 4 dias.
Fase 2: Esta fase ocorre 1-4 dias depois e caracteriza-se por uma erupção maculopapular eritematosa que se desvanece em um padrão reticular de lacelike clássico como áreas confluentes claras.
Fase 3: Desobstrução e recorrência freqüentes por semanas ou ocasionalmente meses podem ocorrer devido a estímulos como exercício, irritação, estresse ou superaquecimento da pele da luz solar ou banho em água quente
Diagnósticos do Eritema Infeccioso: O seu médico primeiro fará exames físicos da erupção cutânea, afim, de diagnosticar o Eritema Infeccioso. No entanto, uma biópsia, um procedimento no qual uma pequena seção de pele afetada é levada a examinar mais detalhadamente – geralmente é necessária para confirmar o diagnóstico de eritema nodoso.
Tratamentos Para Eritema Infeccioso: O Eritema Infeccioso é inicialmente gerenciado pela identificação e tratamento de qualquer condição subjacente, juntamente com as lesões cutâneas. Os tratamentos para Eritema Infeccioso incluem medicamentos anti-inflamatórios e cortisona por via oral ou injeção. Atualmente, a colchicina é usada efetivamente para reduzir a inflamação.
O tratamento deve ser personalizado para o paciente em particular e seus sintomas. É importante notar que eritema nodoso, enquanto irritante e muitas vezes doloroso, não ameaça os órgãos internos e a perspectiva de longo prazo geralmente é muito boa.
Prevenção do Eritema Infeccioso: A única medida preventiva do Eritema Infeccioso é evitar pessoas doentes. Recomenda-se que as mulheres grávidas que trabalham em contato com crianças (jardins de infância, escolas) sejam doentes se o anticorpo do HIV é negativo (ou seja, não tiveram um Eritema Infeccioso prévio). Está em estudo uma vacina preventiva.