Erliquiose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, a erliquiose ( Erlichiose ) é uma doença bacteriana transmitida por carrapatos que causa sintomas semelhantes a gripe. Os sinais e sintomas da Erliquiose variam de dores leves do corpo a febre severa e geralmente aparecem dentro de uma semana ou duas de uma picada de carrapato. Se for tratado rapidamente com antibióticos apropriados, a Erliquiose geralmente melhora dentro de alguns dias. Outra infecção transmitida por carrapatos – anaplasmose – está intimamente relacionada à Erliquiose. Mas os dois têm diferenças distintas e são causados por diferentes micro organismos.
A melhor maneira de prevenir essas infecções é evitar picadas de carrapatos. Repelentes de tiques, verificações completas do corpo depois de estarem fora e a remoção adequada de carrapatos lhe dará a melhor chance de evitar a Erliquiose.
Causas de Erliquiose: A Erliquiose é causada por bactérias ehrlichia e é transmitida principalmente pelo carrapatos. Os carrapatos se alimentam de sangue, se encaixam em um hospedeiro e se alimentam até ficar inchados para muitas vezes o tamanho normal. Durante a alimentação, os carrapatos que transportam bactérias produtoras de doenças podem transmitir a bactéria a um hospedeiro saudável. Ou eles podem retirar as bactérias se o hospedeiro, como um cervo de cauda branca ou um coiote, está infectado.
Geralmente, para obter Erliquiose, você deve ser mordido por um carrapato. As bactérias entram em sua pele através da mordida e, eventualmente, entram em sua corrente sanguínea. Antes que as bactérias possam ser transmitidas, um carrapato deve ser anexado e alimentação durante pelo menos 24 horas.
Um tico ligado com uma aparência inchada pode ter sido alimentado o suficiente para ter transmitido bactérias. A remoção de carrapatos o mais rápido possível pode prevenir a infecção. Também é possível que a Erliquiose possa ser transmitida através de transfusões de sangue, de mãe para feto e através do contato direto com um animal infectado e abatido.
Sintomas de Erliquiose: Se um carrapato que transporta a bactéria que causa a Erliquiose foi alimentado por você durante pelo menos 24 horas, os seguintes sinais e sintomas gripais podem aparecer – geralmente dentro de sete a 14 dias da mordida:
- Febre baixa
- Dor de cabeça
- Arrepios
- Dores musculares
- Náusea
- Vômito
- Diarreia
- Fadiga
- Perda de apetite
- Dores nas articulações
- Confusão
- Erupção cutânea
- Tosse
Algumas pessoas infectadas com Erliquiose podem ter sintomas tão leves que nunca procuram atendimento médico, e o corpo combate a doença por conta própria. Mas a Erliquiose não tratada com sintomas persistentes pode resultar em uma doença suficientemente grave para requerer hospitalização.
Quando Consultar um Médico: Pode demorar até 14 dias após uma picada de carrapato para que você possa começar a mostrar sinais e sintomas de Erliquiose. Se você tiver sintomas dentro de duas semanas após uma picada de carrapato, consulte o seu médico.
Se você tiver algum dos sintomas acima logo depois de ter estado em uma área conhecida por ter carrapatos, consulte o seu médico. Certifique-se de dizer ao seu médico que você recebeu recentemente uma picada de carrapato ou visitou uma área com alta população de carrapatos.
Fatores de Risco de Erliquiose: Erliquiose se espalha quando um carrapato infectado, morde e se alimenta de você por 24 horas ou mais. Os seguintes fatores podem aumentar seu risco de contrair infecções transmitidas por carrapatos:
- Estar ao ar livre em clima quente. A maioria dos casos de Erliquiose ocorrem nos meses de primavera e verão, quando as populações dos carrapatos estão no auge e as pessoas estão fora com mais freqüência.
- Vivendo ou visitando uma área com alta população de carrapatos. Você está em maior risco se você estiver em uma área com uma alta população dos carrapato. No brasil, os carrapatos são mais comuns nos estados do sudeste, leste e centro-sul.
- Ser Homem. As infecções por Erliquiose são mais comuns nos homens, possivelmente devido ao aumento do tempo ao ar livre para o trabalho e recreação.
Complicações de Erliquiose: Sem tratamento imediato, a Erliquiose pode ter sérios efeitos sobre um adulto ou criança de outra forma saudável. As pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos correm um risco ainda maior de consequências mais graves e potencialmente fatais. Complicações graves de infecção não tratada incluem:
- Falência renal
- Parada respiratória
- Insuficiência cardíaca
- Convulsões
- Coma
Testes e Diagnóstico de Erliquiose: As infecções transmitidas por carrapatos são difíceis de diagnosticar com base apenas em sinais e sintomas, pois os sinais e sintomas, como febre e dores musculares, são semelhantes a muitas outras condições comuns. Os achados anormais em uma série de exames de sangue, combinados com sua história de possível exposição, podem levar seu médico a suspeitar de uma doença transmitida por carrapatos. Se você tem Erliquiose, seus exames de sangue provavelmente mostrarão:
- Uma baixa contagem de glóbulos brancos – essas células são combatentes da doença do corpo
- Uma baixa contagem de plaquetas – as plaquetas são essenciais para a coagulação do sangue
- Função hepática anormal
Testes de sangue mais específicos para Erliquiose incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Teste de reação em cadeia da polimerase (PCR). Este teste ajuda a identificar genes específicos únicos para a Erliquiose. No entanto, se você já iniciou o tratamento, os resultados deste teste podem ser afetados.
- Teste de anticorpo fluorescente indireto (IFA). Este teste, não utilizado tão comumente como o teste de PCR, mede a quantidade de anticorpo que você tem em seu sangue para a bactéria que causa a Erliquiose.
Se você mora em uma área onde os carrapatos são comuns, seu médico pode iniciá-lo em antibióticos antes que os resultados dos exames de sangue retornem porque o tratamento anterior resulta em melhor resultado para algumas doenças transmitidas por carrapatos.
Tratamentos de Erliquiose: Se o seu médico suspeita que você tenha Erliquiose ou outra doença transmitida por carrapatos, provavelmente receberá uma receita para o antibiótico doxiciclina (Doryx, Vibramycin, outros). Você geralmente leva o antibiótico por até 10 dias. Seu médico pode fazer exame de antibióticos por um período mais longo se você estiver severamente doente. Se estiver grávida, o seu médico pode prescrever o antibiótico rifampicina (Rifadin, Rimactane) em vez disso, porque a doxiciclina não é recomendada durante a gravidez.
Estilo de Vida e Remédios Caseiros: Se você encontrar um carrapato em seu corpo, não fique alarmado. Se você remover o tiqueteque dentro de 24 horas do seu anexo, é improvável que você obtenha Erliquiose ou outras doenças transmitidas por carrapatos. Siga estes passos para a remoção segura de carrapatos:
- Use, se possível, pinças. Use um par de pinças de ponta plana ou cubra sua mão com um tecido ou luva para remover um tiquetaque. A saliva e os fluidos corporais de um carrapato podem levar a mesma bactéria encontrada em sua boca e a bactéria pode entrar em seu corpo através de cortes ou mucosas em sua pele.
- Remova o tato lentamente. Pegue o tiquetaque pelas partes da boca onde ele está preso à sua pele. Puxe-o para cima e para fora de sua pele de forma constante e devagar sem mexer ou torcer. Se você puxar muito rapidamente ou pegar o carrapato pelo corpo, o tiquetaque provavelmente se separará, deixando as partes da boca na sua pele. Se as partes da boca do tiquetaque se rompem na sua pele, remova-as com uma pinça. A geléia de petróleo e as fósforas quentes não são tratamentos eficazes para remover tiques ou carrapatos de sua pele. Estes métodos podem piorar as coisas desencadeando o carrapato para liberar mais de seus fluidos corporais, e isso pode causar uma infecção adicional.
- Mate o tiquetaque. Depois de ter removido com sucesso o tiquetaque, mate-o colocando-o em um recipiente com álcool. Não esmague o carrapato em suas mãos ou com as unhas porque os fluídos que ele libera podem conter bactérias infectadas. Se você quiser salvar o tiquetaque para testar no caso de ficar doente, coloque-o em uma bolsa de plástico ou um frasco, feche o recipiente e coloque-o no congelador.
- Limpe o local de mordida. Lave o local de mordida completamente com antiséptico de mão ou sabão e água. E, cuidadosamente, lave suas mãos.
- Monitore a mordida. Nos dias e semanas seguintes, observe o site de mordida para uma erupção cutânea e preste muita atenção a quaisquer sinais e sintomas que se desenvolvam, como febre, dores musculares ou dor nas articulações. Se você notar algo fora do comum, consulte o seu médico. Se possível, traga o tic com você para o seu horário.
Prevenção de Erliquiose: A melhor maneira de se afastar da Erliquiose é evitar picadas de carrapatos. A maioria dos carrapatos se prende nas pernas e nos pés quando anda ou trabalha em áreas gramadas, arborizadas ou campos cobertos. Depois de um tiquete anexado ao seu corpo, ele geralmente rasteja para cima para encontrar um local para enterrar em sua pele. Você pode encontrar um carrapato na parte de trás dos joelhos, da virilha, das axilas, das orelhas, da parte traseira do pescoço e de outros lugares.
Se você remover um carrapato nas primeiras 24 horas após o anexo, você reduz o risco de infecção. Embora você não consiga evitar entrar em áreas onde os carrapatos estão presentes, as dicas a seguir podem facilitar a descoberta e remoção de carrapatos antes de anexar a sua pele:
- Use roupas de cor clara. Os carpegos são de cor escura. A roupa leve ajuda você e outros a observar carrapatos na sua roupa antes que elas possam se prender à sua pele.
- Evite sapatos abertos ou sandálias. Os carrapatos geralmente vivem em áreas ou campos gramados e podem se prender aos pés e às pernas quando você escove. O uso de sapatos abertos ou sandálias aumenta o risco de um tiquete associado à sua pele nua e está trabalhando sob suas roupas, fora da vista da detecção.
- Aplique repelente. Os produtos que contêm permetrina (Repel Permanone) muitas vezes repelem carrapatos. Permethrin é para uso somente em roupas. Você pode usar o DEET na sua pele ou roupa, mas siga as recomendações no rótulo. Para crianças, use um repelente contendo menos de 30% de e use o produto com cautela. Não use nas mãos ou nos rostos dos seus filhos.
- Use calças longas e uma camisa de manga comprida. Quanto menor a pele que você expuser, menor será o tamanho de uma marca. Para proteção adicional, use camisas, calças e meias com permetrina impregnada no tecido.
- Tire sua camisa em suas calças e suas calças em suas meias. Ao fazer isso, os carrapatos serão menos capazes de rastejar sobre a pele exposta. No entanto, esteja ciente de que, se os carrapatos entrarem em sua roupa, eles subirão até alcançar a pele exposta. Verifique suas roupas com freqüência enquanto estiver ao ar livre.
- Mantenha-se em trilhas limpas sempre que possível. Os tiques preferem as áreas gramadas e podem ser menos comuns em caminhos bem batidos.
- Inspecione seu corpo. Faça uma inspeção visual completa do seu corpo. Certifique-se de verificar a cabeça e o pescoço, porque os carrapatos continuarão a subir para cima até encontrarem um local apropriado. Use suas mãos para sentir seus cabelos e em áreas que você não pode ver quando você retorna de sua saída ou jardim. Os carrapatos podem ser tão pequenos como uma semente de morango, e eles costumam se prender à pele escondida. Certifique-se de verificar todas as possibilidades. Um chuveiro sozinho raramente irá desalojar tiques anexados da cabeça e do corpo.
- Inspecione sua roupa e equipamento. Verifique suas roupas, mochilas e outras artes quando chega em casa para procurar carrapatos que encaixam um passeio. Girar suas roupas no secador por cerca de uma hora matará todos os carrapatos que você perdeu.
- Não esqueça seus animais de estimação. Faça uma inspeção diária para carrapatos em qualquer animal de estimação que gaste tempo ao ar livre.