Os erros que estão arruinando suas panelas antiaderentes, mantenha seus utensílios de cozinha, evitando esses erros comuns. Além disso, enquanto sua frigideira de ferro fundido pode ter a melhor pressão e suas panelas de aço inoxidável podem entrar no forno, a maioria dos cozinheiros domésticos adora uma boa panela antiaderente.
Afinal, o que é mais gratificante do que assistir seus ovos deslizarem facilmente do fogão para o prato sem bagunça? “Uma panela antiaderente é um presente dos deuses para muitos chefs de café da manhã”, diz Warren Weekes, instrutor de chefs da Escola de Artes Culinárias Auguste Escoffier. “Quando eu trabalhava como cozinheira jovem, lembro-me de me surpreender ao ver aqueles ovos deslizarem livremente”.
Mas isso só é possível se você estiver cuidando bem das panelas antiaderentes e não estiver cometendo erros cruciais na panela antiaderente. Existem algumas maneiras pelas quais você provavelmente está causando sérios danos aos seus utensílios de cozinha, impedindo que eles durem nos próximos anos.
Erros que estão arruinando suas panelas antiaderentes:
Certifique-se de fornecer um pouco de cuidado e evite esses 13 erros comuns que podem fazer com que você estrague suas panelas antiaderentes.
1. Usando utensílios de metal:
Pule a espátula de metal quando estiver cozinhando com uma panela antiaderente. “Você nunca deve usar metal contra uma panela antiaderente, pois ela arranhará a superfície e poderá fazer com que o revestimento saia da panela para a sua comida“, diz Adam Merlin, chef da Cleo na cidade de Nova York. Mario Segura, chef do Umami Burger em Los Angeles, Califórnia, sugere que você use espátulas de plástico.
2. Sprays antiaderentes:
“Evite usar sprays”, diz Weekes. “O resíduo se acumula com o tempo e pode ser difícil de remover”. Além disso, a superfície da panela deve ser lisa o suficiente para permitir que o salteado ou o salmão escorreguem para a travessa.
3. Cozinhar alimentos ácidos:
Ao preparar alimentos altamente ácidos, como tomates e frutas cítricas, não use panelas antiaderentes. “Esses alimentos podem acelerar o processo de envelhecimento da superfície antiaderente, pois o ácido lentamente causa bolhas”, explica Weekes.
4. Temperatura muito alta:
Vá devagar e com calma e a média também é boa, diz Hannah Crowley, editora executiva de degustações e testes da America’s Test Kitchen em Brookline, Massachusetts. Apenas evite aumentar o calor sob suas panelas antiaderentes.
“Não use a panela para cozinhar em fogo escaldante, como refogar ou queimar”, diz Weekes. “As temperaturas extremas reduzirão a vida útil da panela e liberarão substâncias químicas tóxicas no ar”.
5. Aquecendo a panela vazia:
Embora seja prudente pré-aquecer frigideiras de ferro fundido para garantir um cozimento uniforme e uma queima sólida, isso não se aplica a panelas antiaderentes. “Não deixe a panela esquentar sem nada, ou ela começará a emitir gás”, diz Crowley.
“Certifique-se de que haja um pouco de gordura na panela enquanto aquece. O ponto de fumaça dos óleos e da manteiga é mais baixo do que a temperatura sem gases, por isso é uma ótima dica visual para quando a panela está muito quente”.
6. Permitir fumaceira:
“Se a panela começar a fumaçar, é preciso diminuir o calor. Se ficar muito quente, abra uma janela ou ligue um ventilador”, diz Crowley. “A fumaça não vai te matar, mas eles podem te deixar doente.”
7. Não esperar a temperatura ideal:
Como você está mantendo a temperatura controlada, saiba que deve permanecer na faixa de temperaturas suaves, panquecas douradas e outros itens cozidos delicadamente quando se trata da panela antiaderente.
“Você pode obter uma boa aprovação em um antiaderente”, diz Crowley. “Uma frigideira de aço carbono, aço inoxidável ou ferro fundido fornecerá uma muito melhor, no entanto, se essa for sua principal preocupação.”
8. Limpar a panela com muita força:
Burt Cho, chef do Katsuya em Hollywood na Califórnia, diz que usar um “lavador de metais” em panelas antiaderentes é um “erro de principiante”.
Crowley acrescenta: “Evite produtos de limpeza pesados, como esfregar com muita força, pois eles podem danificar o revestimento da superfície. Pense nisso como uma camada de pele em cima da panela. Você precisa tratá-la com delicadeza e durará por um tempo “.
9. Colocar na máquina de lavar louça:
Além da lavagem rigorosa, a água da louça também pode danificar a panela antiaderente. “A panela não deve ser colocada na máquina de lavar louça”, diz Weekes. “Produtos químicos e a variação de temperatura acabarão causando o escamação do revestimento”.
A maneira correta de limpar uma panela antiaderente, de acordo com a Segura, é lavá-la com água e sabão e remover migalhas e fendas limpas com uma esponja de nylon não abrasiva. Certifique-se de abordar tanto a parte externa quanto a interna da panela ao fazê-lo.
10. Empilhá-las em seus armários:
Após a limpeza, o próximo passo é armazenar as panelas antiaderentes de maneira inteligente. Se puder, evite empilhá-los. A fricção ou grade que pode ocorrer devido ao empilhamento pode danificar esse revestimento delicado.
“Se você precisar empilhá-lo, coloque uma toalha limpa e macia acima e abaixo para evitar arranhões”, diz Weekes. Outra opção, de acordo com Crowley, é encher os pratos de papel entre as panelas antiaderentes. No entanto, se você tiver o quarto, de acordo com Merlin, pendurar é a melhor opção.
11. Jogá-la fora quando perde a aderência:
Como o revestimento antiaderente é apenas uma fina camada sobre a panela, esse tipo de panela não é tão durável quanto as frigideiras feitas de outros materiais (como aço inoxidável, aço carbono ou ferro fundido). Mas se o seu antiaderente começar a perder o fator, não o jogue fora ainda.
Aqui está um truque de Crowley para torná-lo liso novamente: “Coloque a panela em fogo baixo em fogo baixo por 30 segundos e despeje uma colher de chá de óleo neutro, como canola ou vegetal. Esfregue-o por toda a superfície com uma toalha de papel, e limpe qualquer excesso”. Repita esse processo sempre que notar viscosidade.
12. Deixar de usar gordura regularmente:
Embora não seja particularmente necessário, como no ferro fundido, temperar suas panelas antiaderentes os ajudará a durar a vida útil prevista de cinco anos. Tudo o que você precisa fazer é esfregar com uma colher de chá de qualquer tipo de óleo após a limpeza e secar à mão.
13. Confiar para caramelizar:
“Você pode usar uma frigideira antiaderente para dourar a manteiga, mas, a menos que tenha um revestimento interior branco, é mais fácil monitorar o progresso em uma panela com um tom natural mais claro, como o aço inoxidável”, diz Crowley.
Lembre-se desta dica para outras receitas sensíveis ao calor e que mudam de cor, como o caramelo caseiro. E agora você está bem equipado para evitar cometer esses erros de panela antiaderente novamente!