A erva cidreira pode ser escolhida como erva saudável, graças as suas propriedades que são ideais para nossa saúde. Além disso, a erva cidreira não cresce muito e tem pequenas flores amarelas que florescem nos meses de primavera e verão.
As folhas podem ser verde-amarelado a verde escuro, dependendo do tipo de solo e do clima. Esfregar estas folhas nas mãos exala um aroma agradável e doce.
O que é erva cidreira
A erva-cidreira, é uma planta herbácea perene da família Lamiaceae, originária da região do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. Ela é cultivada em várias partes do mundo por suas propriedades medicinais e seu aroma agradável.
A erva-cidreira é conhecida por suas folhas verdes brilhantes e aromáticas, que têm um leve aroma cítrico e mentolado. Essas folhas são frequentemente usadas frescas ou secas para fazer chás, extratos, tinturas e óleos essenciais, que são valorizados por suas propriedades calmantes e medicinais.
valor nutricional da erva-cidreira
A erva-cidreira é uma erva aromática amplamente utilizada na culinária e na medicina tradicional devido aos seus potenciais benefícios para a saúde. Ela contém uma variedade de nutrientes e compostos bioativos, incluindo:
- Ácidos fenólicos: Como o ácido rosmarínico, ácido cafeico e ácido clorogênico, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
- Flavonoides: Como quercetina, luteolina e apigenina, que também possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
- Óleos essenciais: A erva-cidreira contém óleos essenciais, principalmente compostos de citral, citronelal e geraniol, que são responsáveis pelo seu aroma característico e têm sido associados a propriedades relaxantes e calmantes.
- Vitaminas: A erva-cidreira é uma fonte de vitaminas, principalmente vitamina C (ácido ascórbico), que é um antioxidante importante para a saúde imunológica e da pele.
- Minerais: Ela contém uma variedade de minerais essenciais, incluindo cálcio, potássio, magnésio e ferro, que desempenham papéis importantes na saúde óssea, função muscular, equilíbrio eletrolítico e transporte de oxigênio no corpo.
- Fibra: Embora em menor quantidade, a erva-cidreira também
Para que serve a erva cidreira
Então, confira agora os benefícios da erva cidreira para saúde.
1. Aliviar a indigestão
Se você sentir dor e desconforto frequentes no abdômen, a erva cidreira pode ter um efeito positivo na sua digestão.
2. Funciona como antioxidante
Estamos expostos a radicais livres prejudiciais à nossa saúde, diariamente. E estes podem ser prejudiciais para a nossa saúde. Para combater os efeitos dos radicais livres, precisamos de antioxidantes que podemos encontrar na erva cidreira.
3. Aliviar a insônia
Combinando a erva cidreira com valeriana, encontramos a solução para aliviar a inquietação e distúrbios do sono, como a insônia.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
4. Aliviar a dor muscular
A erva cidreira pode ser efetiva na redução da dor muscular e dores que acompanham a gripe. Sua ação antiespasmódica ajuda a reduzir os espasmos musculares. Usar erva cidreira leva a suar quando estamos com febre, o que traz um alívio significativo. Com suor, as toxinas no corpo também são descartadas. Um dos seus componentes, o eugenol, ajuda na redução da dor.
5. Trata cólica infantil
A cólica infantil é uma condição comum que ocorre nos primeiros quatro meses de vida. A cólica é irritabilidade excessiva que causa choro frequentes em bebês e a erva cidreira pode ajudar a aliviar.
6. Ajudar a tratar a náusea
Devido seu potencial impacto no sistema digestivo, a erva cidreira também pode ajudar a aliviar sentimentos de náuseas.
7. Melhor a aparência da pele
A erva cidreira quando aplicada no rosto, suaviza as rugas. E ainda é recomendada para aumentar a aparência da pele e reduzir a aparência de linhas finas.
A erva cidreira também contém componentes voláteis, como ácido cafeico, ácido p-cumárico e ácido rosmarínico, que trabalham em conjunto para apoiar a resposta natural do organismo aos organismos prejudiciais que causam manchas nos lábios.
8. Acalmar a mente
A erva cidreira tem sido usada há séculos para cuidar de feridas e aliviar a insônia. Alguns atestam que o aroma puro e doce do óleo promove uma sensação de relaxamento. Espera-se que a maioria dos óleos doces ofereça o mesmo benefício.
9. Combate o hipertireoidismo:
A erva cidreira reduz a função da tireoide, impedindo o hormônio estimulante da tireoide de se ligar ao seu receptor em um estudo baseado em células.
10. Alivia a dor de cabeça
A erva cidreira também pode ser útil no tratamento de dores de cabeça, especialmente se eles estão acontecendo como resultado do estresse. Suas propriedades relaxantes podem ajudá-lo a relaxar, liberar tensão e relaxar os músculos.
Outros benefícios da erva cidreira: A erva cidreira possui muitos benefícios para a saúde, além dos citados acima, ele possui muitas outras vantagens para o corpo. Assista o vídeo abaixo e confira:
Como usar
A erva cidreira pode ser usada para tratamento de feridas, gerenciamento de estresse, chá de ervas e suplementação.
A erva cidreira é que quase todas as suas partes podem ser usadas para curar várias condições e doenças em seres humanos. As folhas, hastes e flores são benéficas. Mesmo na antiga civilização romana, foi usado para tratamentos médicos.
Malefícios da erva cidreira
A erva cidreira não deve ser usada em quantidades elevadas (os vestígios estão corretos) em mulheres grávidas e indivíduos que tomam medicamentos para tireoide. Além disso, deve-se ter cuidado ao administrar tratamentos orais a bebês e crianças. As mulheres que amamentam também devem evitar tomar grandes doses de erva cidreira.
Você pode minimizar os efeitos colaterais, como dor no estômago, ingerindo erva cidreira ao lado dos alimentos. Você também pode reduzir seu risco de efeitos colaterais consumindo menos de 2 gramas de erva cidreira por dia.