Erva Doce – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais, tudo isso é o que você vai conhecer a partir de agora, logo porque o Erva Doce é uma planta repleta de nutrientes e com muitas formas de uso. Um dos chás mais conhecidos e utilizados é o chá de Erva Doce, que possui propriedades benéficas para diferentes partes do corpo. Podendo ser usado de maneira preventiva ou mesmo de maneira constante, conheça tudo sobre esse chá e saiba como ele pode te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida.
A Erva Doce já é uma planta muito conhecida, pois é usada para diversos fins há muito tempo – há milhares de anos, por egípcios, gregos e romanos. Ela também é conhecida como funcho ou anis em alguns lugares e seu chá é um dos meios mais comuns de ser utilizada/consumida.
Além de seu uso popular como auxilio para um bom hálito, alivia uma série de doenças. Melhora a saúde do estomago devido a suas propriedades carminativa, antiespasmódico, anti-inflamatório,antimicrobiano, expectorante, diurético, emenagogo, depurativo e antioxidante.
Esta popular planta medicinal tem suas origens no Mediterrâneo, mas pode (e é) ser cultivada em variadas regiões com clima temperado ou subtropical. Além do seu chá, a Erva Doce é muito utilizada na indústria cosmética e é extremamente comum algum produto ter o cheiro desta Erva, que é um dos favoritos aqui no Brasil. E a variedade é grande: são cremes para o corpo, para as mãos, para o rosto, xampus, condicionadores, perfumes, etc. É comprovada a eficácia da Erva Doce na melhora da pele e dos cabelos.
Valor Nutricional da Erva Doce:
- Valor Energético – 1,7 calorias
- Carboidratos – 0,43g
- Proteínas – 0,9g
- Gorduras Totais – 0g
- Gorduras Saturadas – 0g
- Fibra alimentar – 0,17g
- Sódio – 3mg
Confira agora Os Benefícios Erva Doce Para Saúde:
- Melhora a pele
- Promove a saúde dos olhos
- Ajuda a evitar a anemia
- Reduz o inchaços
- Ajuda na digestão
- Melhora o metabolismo
- Evita as cólicas dos bebê
- Ajuda a combater o mau hálito
- Ajuda na prevenção do câncer
Depois desse resumo, confira agora mais detalhadamente seus benefícios:
Benefícios Erva Doce Para Saúde
Benefícios Erva Doce Para Saúde da Pele: Como sabemos, a Erva Doce é uma excelente fonte de vitamina C, e o colágeno, que é o sistema de sustentação da pele, é baseado em vitamina C. Esse nutriente é essencial e funciona como um antioxidante que ajuda na prevenção de danos causados pelo sol, poluição e fumaça. Essa vitamina também promove a capacidade do colágeno a suavizar rugas e melhorar a textura da pele.
Benefícios Erva Doce Para Saúde dos Olhos: Para os olhos, a Erva Doce é boa de diversas maneiras: reduzir a pressão intraocular e promover a dilatação dos vasos sanguíneos, prevenir e tratar o glaucoma, prevenir a retinopatia dos diabéticos e, na lavagem ocular, tratando conjuntivites e outras inflamações. Esses benefícios serão efetivos caso você ingira, diariamente, chá de Erva Doce, o que é muito gostoso após as refeições e antes de dormir. Para usar a Erva Doce nos olhos, coe o chá e ponha em um conta-gotas, que deverá ser guardado na geladeira.
Benefícios Erva Doce Para Prevenção de Anemia: A deficiência do ferro é uma das deficiências nutricionais mais comuns e a principal causa da anemia. Alimentos ricos em vitamina C, como a Erva Doce, ajudam a maximizar a capacidade do organismo na absorção de ferro.
Além disso, o aminoácido histidina, também presente na Erva Doce, também é útil no tratamento da anemia pois enquanto o ferro é o principal constituinte da hemoglobina, a histidina estimula a produção da hemoglobina, ajudando também na formação de vários outros componentes do sangue.
Benefícios Erva Doce Para Reduzir o Inchaços: Promove a diurese e, consequentemente, reduz inchaços de todo tipo, alivia a sobrecarga dos rins, ajuda nos tratamentos de infecção urinária e, se você usar o chá desta planta em compressas sobre os olhos, reduzirá também as pálpebras inchadas de muito cansaço.
Benefícios Erva Doce Para a Digestão: A Erva Doce é altamente benéfica para aliviar problemas digestivos tais como indigestão, inchaço, flatulência, constipação, cólicas, gases intestinais, azia e intestino irritável. Esta Erva estimula a digestão e tem efeitos carminativo que acalmam o sistema digestivo e evita a formação de gás.
Além disso, pode ajudar a reconstruir o sistema digestivo após tratamentos de radiação ou quimioterapia. Simplesmente mascar uma colher de chá de sementes de Erva Doce após as refeições ajuda na digestão e alivia dores de estômago e flatulência. Quando sofrer de indigestão, você pode beber chá de Erva Doce ou tomar meia colher de chá de pó de sementes de Erva Doce junto com a água duas vezes por dia.
Benefícios Erva Doce Para o Corpo
Benefícios Erva Doce Para Melhorar o Metabolismo: A vitamina B6 é responsável pelos benefícios da Erva Doce na energia do metabolismo, quebrando carboidratos e proteínas em glicose e aminoácidos. Esses compostos menores são facilmente utilizados para a energia usada dentro do corpo.
Benefícios Erva Doce Para Evitar as Cólicas dos Bebê: O uso mais amplo da Erva Doce é para atenuar as cólicas dos bebês de peito – um chazinho de Erva Doce ajuda a criança a expelir os gases, reduz os espasmos da mucosa intestinal, alivia o movimento peristáltico e, de quebra, induz a um sono tranquilo. Este é um uso consagrado por mães e avós de todos os tempos, não há dúvidas.
Benefícios Erva Doce Para Combater o Mau Hálito: Mastigar algumas sementes de Erva Doce irá adoçar e refrescar a respiração após uma refeição e especialmente ajudar a se livrar do mau hálito. Suas propriedades antimicrobianas combatem os germes que causam mau hálito. Suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias também acalmam a gengiva dolorida. Além de mastigar sementes de funcho, você pode fazer gargarejos com chá morno de Erva Doce e com isso reduzir o mau hálito.
Benefícios Erva Doce Para Ajudar na Prevenção do Câncer: O selênio é um mineral difícil de ser encontrado em frutas e legumes, mas está presente na Erva Doce. Esse mineral desempenha um papel essencial na função da enzima do fígado, ajudando a desintoxicar alguns compostos que causam câncer, nas inflamações e na diminuição de crescimentos de tumores.
Como visto anteriormente, a Erva Doce possui folato, que também desempenha um papel de sintetizar e reparar o DNA, impedindo assim a formação de células cancerígenas a partir de mutações do DNA.
Confira agora um vídeo para compreender melhor sobre Os Benefícios Erva Doce Para Saúde:
Principais Usos da Erva Doce
Por poder ser utilizada por inteiro, a planta pode entrar em muitas receitas. A Erva Doce pode ser armazenada na geladeira por 4 dias e é aconselhado comer logo após que comprar, pois perde o sabor ao longo do tempo.
Já as sementes secas de Erva Doce podem durar cerca de seis meses se forem estocadas em recipientes e locais secos. Outro ponto curioso é que no continente indiano é comum o hábito de mastigar sementes de Erva Doce após as refeições para facilitar a digestão e eliminar o mau hálito. Outras formas de utilizar mais a planta são em formato de semente, pó e chá. Atente para qual objetivo você quer utilizá-la e escolha o melhor formato.
Efeitos Colaterais da Erva Doce
Se estiver tomando anti-inflamatórios não esteroidais e corticoides, evite consumir a Erva Doce. Ela não é orientada para gestantes, principalmente em forma de chá, assim como para pacientes fazendo suplementação de ferro e pessoas com diverticulite, refluxo, úlcera duodenal e colite ulcerosa. Entre os efeitos colaterais causados pelo consumo excessivo da planta estão: reações alérgicas, náuseas e vômitos.