A ervilha é muito consumida no Brasil e há sempre essa duvida se a ervilha emagrece ou engorda? Veja essa analise completa! A Pisumsativum é popularmente chamada de ervilha.
Trata-se de uma planta (ou legume) da qual existem mais de duzentas variedades, e suas vagens são extraídas basicamente uma grande diversidade de grãos.
Em determinadas regiões e até mesmo países é costume utilizar os grãos e até mesmo as vagens como alimento, seja em forma de sopa ou então de salada.
No Brasil, o alimento é amplamente utilizado como acompanhamento nas saladas. De acordo com profissionais nutricionistas, o alimento faz parte da família de leguminosas, portanto pode ser considerada um legume.
Valor nutricional da ervilha:
A ervilha é extremamente rica em vitamina C e têm muito bons níveis de ácido fólico, vitaminas A, K, B1, B2, B6, niacina e ácido pantoténico, bem como o minerais de cobre, ferro, manganês e zinco.
A Ervilha também são uma boa fonte de antioxidantes flavonóides como carotenos, luteína e zeaxantina ea fitoesterol, Beta-sitasterol que ajuda a diminuir o colesterol.
Ervilha é rica em proteínas, tem boas quantidades de fibra alimentar e são livres de colesterol. Elas também têm quantidades insignificantes de sódio, que é o seu outro ponto positivo.
Benefícios da ervilha para saúde:
1. Emagrecer:
O alimento ideal para emagrecer é a que embala um perfurador nutritivo, além de ser baixa em calorias. E com ervilhas cumprindo perfeitamente a estes critérios, consumi-los pode ajudar na perda de peso. Uma xícara fornece-lhe cerca de 118 calorias.
2. Saúde do coração:
Niacina reduz o colesterol ruim, que é responsável por muitas doenças relacionadas com coração. Além disso, a ervilha é rica em antioxidantes que impedem que seus vasos sanguíneos e artérias de ficar bloqueado. Assim, consumir sopa de Ervilha para baixar a pressão arterial e prevenir doenças cardíacas é uma otima opção.
3. Prevenir a constipação:
Quando você tem prisão de ventre, é importante que você consumir alimentos ricos em fibras para limpar seus movimentos intestinais é ricos em fibra pode ajudá-lo a aliviar a constipação. Além disso, ervilhas melhoram o seu metabolismo ajudando assim em uma melhor digestão.
4. Melhorar a saúde óssea:
A vitamina K, um nutriente presente em ervilhas ajuda na absorção de cálcio tornando-o um ótimo alimento para melhorar a sua saúde óssea.
Por mais que 50% de sua necessidade diária de vitamina K1 é atendida por uma xícara de ervilhas cozidas. O que mais? Nutrientes como a vitamina B1 e ácido fólico são encontrados em abundância nas ervilhas que por sua vez prevenir a osteoporose.
5. Contem ação anti-inflamatória:
A ervilha tem ação anti-inflamatória, rejuvenescedora e tem baixo índice glicêmico, sendo indicada para pessoas com diabetes e na prevenção do Diabetes tipo 2, aquele adquirido por maus hábitos alimentares e sedentarismo.
Ervilha engorda ou não?
De uma forma geral, qualquer alimento e depende da quantidade e de como ele está sendo equilibrado na alimentação. Além disso ela é da família das leguminosas, dos feijões; alimentos muito nutritivos, ricos em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais, como o fósforo.
São complementares aos cereais (como o arroz), pois junto a esse grupo formam uma proteína de boa qualidade. Ou seja, simplificando, uma proteína que tem em um grupo não tem em outro e vice-versa. Um complementa o outro. Por isso, o consumo conjunto é fundamental!
Afinal, a ervilha engorda?
Se você está curioso para saber se sopa de ervilha engorda, calma! Vou te contar agora! Como todos os alimentos, se consumido em excesso, a sopa pode engordar. Mas isso é bem difícil de acontecer, já que a ervilha não é muito calórica.
É por isso que recomendo sempre que você coloque o grão junto com outros alimentos: ela traz sensação de saciedade e poucas calorias. Para que você possa entender melhor, 1 xícara de ervilhas cozidas têm medos de 100 calorias.
Mas, nem tudo são flores. O grande problema é quando acrescentamos na sopa alimentos ricos em gorduras, como carnes e manteiga em exagero.
Além disso, tem muitas pessoas que adoram a sopa com macarrão, o que praticamente dobra o índice calórico dela. Como resumo, podemos dizer que a sopa de ervilhas em si não engorda, mas é preciso cuidado com os ingredientes adicionados.
Então, a ervilha emagrece?
Contendo poucas calorias, a ervilha emagrece e é uma ótima aliada para aqueles que estão tentando perder peso. a desaceleram a liberação de glicose no sangue, e assim ajuda a manter os níveis de energia estáveis.
Coloque-as em saladas, faça uma sopa ou as esconda no seu purê de batatas. De qualquer forma que você as coma, as ervilhas verdes são ótimas substitutas para recheios calóricos e adicionam muito sabor.
Receitas usando ervilha para emagrecer:
Ingredientes:
– 2 Tomates picados,
– 100g de carne moída,
– 1 colher (sopa) de óleo,
– sal e pimenta a gosto,
– 1 xícara (chá) de ervilhas,
– 2 xícaras (400ml) de água,
– Salsa picada a gosto.
Modo de preparo:
- Refogue a Cebola e o Tomate no óleo juntamente com a carne.
- tempere com sal e pimenta a gosto.
- em outra panela, cozinhe as ervilhas com 1 xícara(200ml) de água.
- quando estiverem cozidas, acrescente o refogado com mais 1 xícara(200ml) de água.
- Deixe ferver por 15 minutos ou até o caldo engrossar bem.
- polvilhe Salsa e sirva ainda quente
Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 50 mim
Você só terá uma grande resultado se aliar a boa alimentação, com Sopa detox e a pratica de exercícios físicos. Mas não se esqueça de promover uma vida saudável e ativa, saia do sedentarismo, sempre procure um nutricionista para uma melhor orientação.