Escarlatina – O que é, Causas e Tratamentos seguir o tratamento corretamente é essencial para a recuperação. Além disso, a Escarlatina também chamada de escarlatina, é uma infecção que provoca uma erupção cutânea, cor-de-rosa-vermelha. É mais comum em crianças pequenas, mas pode afetar pessoas de qualquer idade. Não é geralmente grave e pode ser tratado com antibióticos do seu médico de família. Depois de ter tido isso, é improvável que você obtenha novamente.
A escarlatina é uma doença infectocontagiosa provocada por uma bactéria que atinge crianças e adolescentes. Consiste em uma infecção de garganta caracterizada e acompanhada por manchas na pele. Essas manchas são vermelho escarlate – daí o nome da doença. Então, confira agora Escarlatina – O que é, Causas e Tratamentos:
Principais Causas: A escarlatina é causada por um tipo de estreptococo. Essa bactéria libera uma toxina que leva ao surgimento de erupções cutâneas e deixa a língua vermelha. A infecção provocada por essa bactéria pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de gotículas expelidas durante tosse ou espirro. O período de incubação – o tempo entre a exposição e o surgimento dos sintomas – é de geralmente dois a quatro dias.
Sintomas de Escarlatina: A doença normalmente começa com uma febre e com inflamação na garganta. A erupção cutânea, que caracteriza a doença e dá origem ao seu nome, geralmente aparece primeiro no pescoço e no peito. Em seguida, se espalha por todo o corpo. Essas erupções são de cor vermelho vivo e costumam durar mais de uma semana. Com o seu fim gradual, pode ocorrer descamação em torno das mãos, dos dedos e também da virilha.
Outros sintomas de escarlatina incluem:
- Dor abdominal:
- Cor vermelha brilhante nas dobras da axila e virilha (linhas de Pastia):
- Calafrios:
- Febre:
- Desconforto geral (mal-estar):
- Dor de cabeça:
- Dor muscular:
- Garganta inflamada:
- Língua inchada e vermelha (língua de morango):
- Náuseas e vômito:
Tratamento da Escarlatina: Seu médico de família irá prescrever comprimidos de antibióticos (ou líquidos para crianças pequenas) para levar por cinco ou 10 dias. Você ou seu filho devem começar a se sentir melhor depois de um dia ou dois, mas certifique-se de terminar todo o curso do tratamento.
- Ao tomar antibióticos:
- Descanse e beba bastante líquido:
- Tomar paracetamol ou ibuprofeno se você estiver desconfortável ou tiver alta temperatura (não dê aspirina a crianças menores de 16 anos):
- Tente evitar espalhar a infecção: