Esquizofrenia – Causas, Sintomas e Tratamentos. Alem disso, A Esquizofrenia é uma doença mental que geralmente aparece no final da adolescência ou no início da idade adulta. Caracterizada por delírios, alucinações e outras dificuldades cognitivas, a mais crônica e incapacitante das principais doenças mentais – muitas vezes têm problemas para funcionar na sociedade, no trabalho, na escola e nos relacionamentos .
A esquizofrenia pode deixar seu sofredor amedrontado e retirado. É uma doença ao longo da vida que não pode ser curada, mas pode ser controlada com o tratamento adequado.
Quais são as Causas:
Os especialistas acreditam que vários fatores geralmente estão envolvidos na contribuição para o início da Esquizofrenia.
A evidência sugere que fatores genéticos e ambientais atuam em conjunto para provocar Esquizofrenia. A condição possui um elemento herdado, mas os gatilhos ambientais também o influenciam significativamente. Abaixo está uma lista dos fatores que se pensa contribuir para o início da Esquizofrenia:
Herança Genética: Se não houver história de Esquizofrenia em uma família, as chances de desenvolver é inferior a 1 por cento. No entanto, esse risco aumenta para 10% se um dos pais for diagnosticado.
Desequilíbrio Químico no Cérebro: Os especialistas acreditam que um desequilíbrio da dopamina, um neurotransmissor, está envolvido no início da Esquizofrenia. Outros neurotransmissores, como a serotonina , também podem estar envolvidos.
Relações Familiares: Não há provas para comprovar ou mesmo indicar que as relações familiares podem causar Esquizofrenia, no entanto, alguns pacientes com a doença acreditam que a tensão familiar desencadeia recidivas.
Quais são os Sinais:
Os sinais de Esquizofrenia são diferentes para todos. Os sintomas podem se desenvolver devagar ao longo de meses ou anos, ou podem parecer muito abruptamente. A doença pode ir e vir em ciclos de recaída e remissão.
Os Sinais de Esquizofrenia incluem:
- Ouvindo ou vendo algo que não está lá
- Um sentimento constante de ser assistido
- Uma maneira peculiar ou absurda de falar ou escrever
- Posicionamento do corpo estranho
- Sentindo-se indiferente a situações muito importantes
- Deterioração do desempenho acadêmico ou do trabalho
- Uma mudança na higiene pessoal e aparência
- Uma mudança de personalidade
- Aumento da retirada das situações sociais
- Resposta irracional, irritada ou terrível aos entes queridos
- Incapacidade de dormir ou concentrar-se
- Comportamento inapropriado ou estranho
- Extrema preocupação com a religião ou o oculto
- Qualquer pessoa que experimente vários destes sintomas por mais de duas semanas deve procurar ajuda imediatamente.
Tratamentos:
Com um tratamento adequado, os pacientes podem levar vidas produtivas . O tratamento pode ajudar a aliviar muitos dos sintomas da Esquizofrenia. No entanto, a maioria dos pacientes com a doença tem que lidar com os sintomas da vida.
Os psiquiatras dizem que o tratamento mais efetivo para pacientes com Esquizofrenia geralmente é uma combinação de:
- medicação
- aconselhamento psicológico
- Recursos de auto-ajuda
Os medicamentos anti-psicose transformaram o tratamento com Esquizofrenia. Graças a eles, a maioria dos pacientes é capaz de viver na comunidade, em vez de permanecer no hospital.