A fasciíte necrosante é um problemas que quase ninguém conhece, pois, o uso de uma navalha é muitas vezes a causa dessas lesões que parecem inofensivas. Mas que podem danificar significativamente a pele. Como foi o caso desta mulher que, depois de barbear a região púbica, quase perdeu as pernas devido a uma infecção mortal.
Dana Sedgewick contraiu uma infecção depois de ter raspado sua área pubiana com um novo barbeador. Poucos minutos depois, ele desenvolveu uma erupção vermelha nas pernas, que rapidamente ficou preta. A mulher foi rapidamente transportada para o hospital, onde os médicos diagnosticaram uma doença rara chamada “fasciíte necrosante“.
Dana diz que depois de se barbear, ela se sentiu muito mal e, em seguida, notou a aparência de uma pequena espinha em sua virilha que não parava de sangrar, ela sentiu que essa pequena espinha poderia custar sua vida. Depois que Dana viu suas pernas, ficou completamente chocada, todos os seus músculos estavam podres, ela não conseguia mais olhar para as pernas, ela poderia ter perdido a vida.
Assim que Dana chegou ao hospital, eles rapidamente a levaram para a sala de cirurgia, onde os médicos removeram toda a pele podre. Mas ela desenvolveu uma sepsis (uma síndrome de infecção generalizada e grave do corpo por patógenos, a disseminação deste é feito pelo sangue e um conjunto de sinais clínicos ocorre) e colocado em coma apesar mínima chance de sobrevivência, Dana acordou do coma, mas ainda teve problemas com insuficiência renal e quatro ataques cardíacos.
Depois de seis semanas, Dana poderia receber alta do hospital, mas os quatro anos seguintes foram exaustivos, pois precisou passar por 21 cirurgias para melhorar a aparência de suas pernas. Seu marido, Matthew, estava ao seu lado o tempo todo!
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sobre fasciíte necrosante:
A fasciíte necrosante é uma doença rara, é uma forma de infecção bacteriana que se espalha muito rapidamente. A bactéria atinge os tecidos subcutâneos e se estende ao longo dos tecidos que cobrem os músculos.
Essas bactérias também são conhecidas como “bactérias carnívoras”, mas é um nome falso, já que as bactérias não se alimentam de carne, mas liberam toxinas que destroem tecidos moles, como a pele e a gordura subjacente. É uma condição de emergência médica cuja evolução rápida é por vezes fatal, a taxa de mortalidade pode chegar a 30%.
Os primeiros sinais de fasciíte necrosante são frequentemente febre, calafrios, vermelhidão e dor na ferida e, depois, uma inflamação da pele que pode tornar-se negra. Todos esses sintomas podem aparecer subitamente entre 12 e 48 horas.
Causas da fasciíte necrosante:
A fasciíte necrosante geralmente começa com um corte ou rasgo na pele que permite a penetração das bactérias. Bactérias podem infectar queimaduras e hematomas, bem como cortes e arranhões. Outros traumas podem causar infecções, que incluem cirurgia.
É importante ter em mente que esta doença pode aparecer mesmo se a pele não foi danificada e este é o caso em pessoas cujo sistema imunológico está comprometido.
Tratamento e prevenção de fasciíte necrosante:
Assim que os sintomas mencionados acima aparecem, a hospitalização torna-se iminente. Além disso, a fascite necrosante deve ser tratada rapidamente para aumentar as chances de cura. O tratamento é através de antibióticos intravenosos.
Nos casos mais graves, a cirurgia é necessária para remover a pele infectada, a amputação é também uma das soluções para prevenir a propagação da doença no resto do corpo. Além disso, existem algumas ações simples para prevenir esta doença, que são muitas vezes regras de higiene:
- Sempre limpe e desinfete feridas, mesmo pequenas;
- Além disso, evite tomar banho quando a pele estiver danificada;
- Opte por roupas de manga comprida e calça para esportes ao ar livre para evitar arranhões;
- Além disso, entre em contato com um médico imediatamente se tiver tido contato com uma pessoa com a doença ou se suas feridas se tornarem dolorosas e vermelhas.