Estenose Aórtica – O que é, Causas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, a Estenose Aórtica é uma condição na qual a válvula entre a câmara principal de bombeamento de seu coração (ventrículo esquerdo) e da artéria principal para o seu corpo (aorta) não funciona corretamente. Estenose Aórtica pode ser uma condição presente no nascimento (doença cardíaca congênita), ou pode resultar de outras causas.
Estenose Aórtica é um estreitamento da válvula aórtica. Essa válvula é a que permite o fluxo de sangue desde o ventrículo esquerdo do coração até a aorta, e dela para o corpo. A estenose impede a válvula de abrir corretamente, forçando o coração a trabalhar mais para bombear o sangue através da válvula. Em resposta, o ventrículo esquerdo se torna hipertrofiado e aumenta de tamanho . No início, essas adaptações ajudam a bombear sangue com mais força para vencer a resistência. Mas, com o tempo, ele poderá perder a sua força para bombear o sangue e evoluir para insuficiência cardíaca.
Causas da Estenose Aórtica: Seu coração tem quatro válvulas que mantêm o sangue fluindo na direção correta. Estas válvulas incluem válvula mitral, válvula tricúspide, válvula pulmonar e Válvula Aórtica. Cada válvula possui abas (cúspides ou folhetos) que se abrem e fecham uma vez durante cada batimento cardíaco. Às vezes, as válvulas não abrem ou fecham corretamente, interrompendo o fluxo de sangue através do coração e potencialmente prejudicando a capacidade de bombear sangue para o corpo.
Na doença Estenose Aórtica, a Estenose Aórtica entre a câmara do coração inferior esquerdo (ventrículo esquerdo) e a artéria principal que entrega sangue do coração para o corpo (aorta) não funciona corretamente. Pode não fechar-se adequadamente, o que faz com que o sangue escape para trás para o ventrículo esquerdo (regurgitação), ou a válvula pode ser estreitada (estenose).
A Estenose Aórtica pode ser causada por um defeito cardíaco presente no parto (congênito). Também pode ser causada por outras condições, incluindo mudanças relacionadas ao envelhecimento no coração, infecções, hipertensão arterial ou lesões no coração.
Diagnósticos da Estenose Aórtica: Para diagnosticar a doença valvar aórtica, seu médico pode revisar seus sinais e sintomas, discutir seu histórico médico e realizar um exame físico. Seu médico pode ouvir seu coração com um estetoscópio para determinar se você tem um murmúrio cardíaco que pode indicar uma condição de Estenose Aórtica. Um médico treinado em doença cardíaca (cardiologista) pode avaliá-lo.
Seu médico pode solicitar vários testes para diagnosticar sua condição, incluindo:
Ecocardiograma: Este teste usa ondas sonoras para fornecer imagens de vídeo de seu coração em movimento. Durante este teste, os especialistas mantêm um dispositivo de varinha (transdutor) em seu baú. Os médicos podem usar este teste para avaliar suas câmaras cardíacas, a Válvula Aórtica e o fluxo sanguíneo através do coração.
Este teste pode ajudar os médicos a observar de perto a condição da Estenose Aórtica e a causa e gravidade da sua condição. Também pode ajudar os médicos a determinar se você tem condições adicionais da válvula cardíaca. Os médicos também podem usar um ecocardiograma 3-D.
Os médicos podem realizar outro tipo de ecocardiograma chamado ecocardiograma transesofágico para obter uma visão mais próxima da Válvula Aórtica. Neste teste, um pequeno transdutor ligado ao final de um tubo é inserido no tubo que leva da sua boca ao estômago (esôfago).
Eletrocardiograma (ECG). Neste teste, os fios (eletrodos) ligados às almofadas na sua pele medem a atividade elétrica do seu coração. Um ECG pode detectar câmaras alargadas de seu coração, doenças cardíacas e ritmos cardíacos anormais.
Raio-x do tórax: Uma radiografia de tórax pode ajudar seu médico a determinar se o coração está aumentado, o que pode indicar certos tipos de Estenose Aórtica. Também pode mostrar se você tem um vaso sanguíneo alargado (aorta) que leva do coração ou qualquer acumulação de cálcio na Válvula Aórtica. Uma radiografia de tórax também pode ajudar os médicos a determinar a condição de seus pulmões.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Tomografia computadorizada cardíaca (TC). Uma tomografia computadorizada cardíaca usa uma série de raios-X para criar imagens detalhadas do coração e válvulas cardíacas. Os médicos podem usar esta técnica de imagem para medir o tamanho da sua aorta e observar sua Válvula Aórtica de forma mais próxima.
Ressonância cardíaca Uma ressonância magnética cardíaca usa campos magnéticos e ondas de rádio para criar imagens detalhadas do seu coração. Este teste pode ser usado para determinar a gravidade da sua condição e avaliar o tamanho da aorta.
Testes de exercícios ou testes de estresse: Testes de exercícios ajudam os médicos a verificar se você possui sinais e sintomas de válvulas aórticas durante a atividade física, e esses testes podem ajudar a determinar a gravidade da sua condição. Se você não conseguir exercitar, medicamentos podem ter efeitos semelhantes ao exercício em seu coração.
Cateterismo cardíaco: Este teste não é freqüentemente usado para diagnosticar a Estenose Aórtica, mas pode ser usado se outros testes não puderem diagnosticar a condição ou determinar sua gravidade.
Nesse procedimento, um médico encaixa um tubo fino (cateter) através de um vaso sanguíneo em seu braço ou virilha para uma artéria em seu coração e injetar corante através do cateter para tornar a artéria visível em um raio-X. Isso fornece ao seu médico uma imagem detalhada de suas artérias cardíacas e como seu coração funciona. Também pode medir a pressão dentro das câmaras cardíacas.
Tratamentos da Estenose Aórtica: O tratamento para a Estenose Aórtica depende da gravidade do seu estado, ou não você está experimentando sinais e sintomas, e se sua condição está piorando.
Se os sintomas são leves ou você não estiver experimentando sintomas, o médico pode monitorar sua condição com consultas regulares de acompanhamento. O seu médico poderá recomendar-lhe fazer mudanças de estilo de vida saudável e tomar medicamentos para tratar os sintomas ou reduzir o risco de complicações.
Você pode, eventualmente, precisar de cirurgia para reparar ou substituir a Válvula Aórtica doente. Em alguns casos, o médico pode recomendar a cirurgia mesmo se você não estiver experimentando sintomas. Se você está tendo outra cirurgia cardíaca, os médicos podem realizar a cirurgia da Válvula Aórtica, ao mesmo tempo.
Se você tem Estenose Aórtica, consideram ser avaliados e tratados em um centro médico com uma equipe multidisciplinar de cardiologistas e outros médicos e pessoal médico treinado e experiente na avaliação e tratamento da doença da válvula do coração. Essa equipe pode trabalhar em estreita colaboração com você para determinar o tratamento mais adequado para sua condição.
A cirurgia para reparar ou substituir uma válvula da aorta é geralmente realizada por meio de um corte (incisão) no peito. Em alguns casos, o médico pode executar a cirurgia cardíaca minimamente invasivo, que implica o uso de incisões menores que as utilizadas em cirurgia de coração aberto.
opções de cirurgia incluem:
reparação da válvula aórtica:
Para reparar uma Válvula Aórtica, os cirurgiões podem realizar vários tipos diferentes de reparação, incluindo a separação do abas de válvula (cúspides) que têm fundidos, remover o tecido em excesso de válvula de modo a que as cúspides pode fechar hermeticamente, ou furos patachina em uma válvula.
O médico pode conduzir um procedimento utilizando, de um tubo longo e fino (cateter) para reparar uma válvula com uma abertura estreitada (Estenose da Válvula Aórtica). Neste procedimento, chamado valvuloplastia, um médico introduz um cateter com um balão na ponta numa artéria no braço ou na virilha e orienta-o para a vvula da aorta. Um médico então infla o balão, que se expande a abertura da válvula. O balão é então esvaziado e o cateter de balão e são removidos.
O procedimento pode tratar estenose da Válvula Aórtica em lactentes e crianças. No entanto, a válvula tende a diminuir novamente em adultos que tiveram o procedimento, por isso é geralmente apenas realizados em adultos que estão demasiado doentes para cirurgia ou que estão à espera de uma substituição da válvula, como eles normalmente precisam de procedimentos adicionais para tratar a válvula estreitada ao longo do tempo.
Os médicos também pode usar um procedimento de cateter para inserir um tampão ou dispositivo para reparar uma substituição da Válvula Aórtica vazamento.
substituição da válvula biológica
substituição da valva aórtica é muitas vezes necessária para tratar a Estenose Aórtica. Em substituição da Válvula Aórtica, o cirurgião retira a válvula danificado e substitui-lo com uma válvula mecânica ou uma válvula feita a partir de vaca, de porco ou de tecido do coração humano (válvula de tecido biológico). Outro tipo de substituição da válvula tecido biológico que utiliza sua própria válvula pulmonar é às vezes possível.
substituição da válvula mecânica
válvulas de tecido biológico degenerar ao longo do tempo e podem, eventualmente, precisa de ser substituído. Pessoas com válvulas mecânicas terá que tomar medicamentos para afinar o sangue para a vida para prevenir coágulos sanguíneos. O seu médico irá discutir consigo os benefícios e riscos de cada tipo de válvula e discutir qual a válvula pode ser adequado para você.
a substituição da Válvula Aórtica transcateter (tavr)
O médico pode executar um procedimento menos invasivo chamado de substituição da Válvula Aórtica transcateter (tavr) para substituir uma válvula da aorta estreitada. Tavr pode ser uma opção para as pessoas que são consideradas de risco intermediário ou alto de complicações de substituição da válvula aórtica cirúrgica.
Em tavr, os médicos inserir um cateter na perna ou no peito e guiá-lo para o seu coração. Uma válvula de substituição é então inserido através do cateter e guiados para o seu coração. Um balão pode expandir-se a válvula, ou algumas válvulas pode auto-expandir-se. Quando a válvula está implantada, médicos remover o cateter a partir do seu vaso sanguíneo.
Os médicos também pode realizar um procedimento de cateter ao inserir uma válvula de substituição para uma válvula de não tecido biológico que já não está a funcionar correctamente. Outros procedimentos de cateter para reparar ou substituir as válvulas aórticas continuar a ser pesquisado.