Estradiol são mensageiros que têm todos os organismos multicelulares, tanto de origem animal e vegetal, para coordenar as funções de cada uma das suas partes. Os hormônios sexuais por excelência são o estradiol nas mulheres e a testosterona nos homens. Embora a verdade seja que as glândulas supra-renais de mulheres e homens produzem hormônios e são necessárias para o desenvolvimento normal de ambos os sexos.
Nas mulheres, o estradiol é responsável pelas características sexuais, pela formação do tórax e pelo aparecimento do ciclo menstrual. Sua produção aumenta na puberdade e permanece constante durante a idade fértil, embora seu nível varie durante o ciclo menstrual. Posteriormente, desce até desaparecer completamente durante a Menopausa.
O que é estradiol?
Estradiol é uma forma de estrogênio, um hormônio do sexo feminino produzido nos ovários. O estrogênio é necessário para muitos processos no corpo. Ele é utilizado no tratamento de sintomas da Menopausa, como os calores da menopausa, e secura, ardor e irritação na região da vagina. Outros usos incluem a prevenção da Osteoporose em mulheres na pós-menopausa e reposição de estrogênio em mulheres com insuficiência ovariana ou outras condições que causam a perda de estrogênio natural no corpo.
O estradiol é usado às vezes como parte do tratamento do câncer em mulheres e homens.
Qual é a informação mais importante que devo saber sobre o estradiol?
Você não deve usar estradiol se você tem: doença hepática, uma doença hemorrágica, sangramento vaginal anormal, uma história de câncer hormônio-dependente (como Câncer de mama, Câncer de colo do útero, Cisto no Ovário, ou Câncer de Tireoide), ou se você já teve um ataque cardíaco, um derrame ou um coágulo sanguíneo.
Não use se estiver grávida.
O estradiol pode aumentar o risco de desenvolver uma condição médica que pode eventualmente evoluir para câncer do útero. Ligue imediatamente para o seu médico se tiver algum sangramento vaginal incomum durante o uso deste medicamento.
O estradiol não deve ser utilizado para prevenir doenças cardíacas, derrame ou demência, porque esse medicamento pode aumentar o risco de desenvolver essas condições. O uso prolongado pode aumentar o risco de Câncer de mama ou coágulo sanguíneo.
Antes de tomar este medicamento:
Você não deve usar este medicamento se você é alérgico ao estradiol, ou se você tem:
- sangramento vaginal incomum que não foi verificado por um médico;
- doença hepática;
- história de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou coágulo sanguíneo;
- um risco aumentado de ter coágulos sanguíneos devido a um problema cardíaco ou a um distúrbio sanguíneo hereditário; ou
- uma história de câncer relacionado a hormônios, ou Câncer de mama, útero / colo do útero ou vagina.
Não use estradiol se estiver grávida. Informe o seu médico imediatamente se engravidar durante o tratamento.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O estradiol não deve ser utilizado na prevenção de doenças cardíacas, derrames cerebrais ou demência, porque este medicamento pode aumentar o risco de desenvolver estas condições.
Para se certificar de que este medicamento é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:
- doença cardíaca;
- problemas no fígado ou icterícia causada por gravidez ou uso de hormônios;
- doenca renal;
- doença da vesícula biliar;
- Asma;
- epilepsia ou outro distúrbio convulsivo;
- enxaquecas;
- lupus;
- endometriose ou tumores fibroides uterinos;
- angioedema hereditário (um distúrbio auto-imune);
- porfiria (um distúrbio de enzima genética que causa sintomas que afetam a pele ou o sistema nervoso);
- um distúrbio da tiroide; ou
- altos níveis de cálcio no sangue.
Como devo tomar estradiol?
Tome estradiol exatamente como foi prescrito para você. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou por mais tempo do que o recomendado. O estradiol pode aumentar o risco de desenvolver uma condição que pode levar ao câncer uterino. Para ajudar a diminuir esse risco, seu médico também pode querer que você tome um progestogênio. Relate qualquer sangramento vaginal incomum ao seu médico imediatamente.
O seu médico deve verificar regularmente o seu progresso (a cada 3 a 6 meses) para determinar se deve continuar este tratamento. Auto-examinar seus seios para nódulos em uma base mensal e ter uma mamografia a cada ano durante o uso de estradiol.
Se você precisar de uma grande cirurgia com repouso prolongado, pode ser necessário parar de usar este medicamento por um curto período de tempo. Qualquer médico ou cirurgião que o trate deve saber que você está usando este medicamento.
Armazene à temperatura ambiente longe da umidade, calor e luz. Mantenha a garrafa bem fechada quando não estiver em uso.
O que acontece se eu perder uma dose?
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.
O que devo evitar enquanto estiver a tomar estradiol?
Evite fumar. Pode aumentar muito o risco de coágulos sanguíneos, derrame ou ataque cardíaco durante o uso deste medicamento. Toranja e Suco de Toranja podem interagir com o estradiol e levar a efeitos colaterais indesejados. Evite o uso de produtos de Toranjas.
Efeitos colaterais do estradiol:
O uso de Toranja em medicamentos como a pílula anticoncepcional ou terapia de reposição hormonal está associado a vários efeitos prejudiciais e alguns deles são descritos abaixo:
- Extração de ar vaginal anormal.
- Períodos ou dismenorreia dolorosa.
- Aumento dos fibroides.
- Infecções vaginais como a candidíase.
- Alterações na quantidade de corrimento vaginal.
- Ectrópio cervical ou erosão/escoriação cervical.
- Galactorreia ou o fluxo espontâneo de leite do mamilo quando a mulher não está cuidando.
- Licenciamento de bicos.
Nos casos de uso prolongado, o risco dos seguintes efeitos colaterais também é aumentado:
- Câncer de ovário, câncer de endométrio, Câncer de mama.
- Hiperplasia ou espessamento Endometrial forro do útero.
- Dor no peito.
- Trombose profunda da veia.
- Embolia Pulmonar.
- Tromboflebite.
- Ataque cardíaco ou infarto do miocárdio.
- Viagem.
- Pressão arterial ou hipertensão alta.