Exantema Súbito – O que é, Causas e Tratamentos desta condição. Além disso, o Exantema Súbito é uma virose que provoca febre alta por 3 dias e depois manchas vermelhas pelo corpo. O Exantema Súbito também é conhecido como Roséola é uma doença viral leve de início súbito e curta duração que mais freqüentemente afeta crianças pequenas.
O Exantema Súbito é mais comum em crianças de 6 a 24 meses de idade, com idade média de infecção em torno de 9 meses de idade. Menos freqüentemente, crianças mais velhas, adolescentes e adultos podem estar infectados.
Causas do Exantema Súbito: O Exantema Súbito é uma infecção bastante comum infância, causada pela mesma família de vírus que é responsável por varicela e telhas. Este vírus pode ser espalhado por minúsculas gotículas de fluido que entram no ar quando alguém que está infectado fala, tosses, risos ou espirros. Isso geralmente acontece antes que as pessoas infectadas desenvolvam sintomas.
O Exantema Súbito é adquirido quando as pessoas inalam as gotículas ou as tocam e então tocam a boca ou o nariz. Crianças e adultos mais velhos devem cobrir suas bocas ou narizes quando tossem ou espirram para evitar espalhar o vírus para outros.
Sintomas do Exantema Súbito: Os sintomas mais comuns do Exantema Súbito erupções cutâneas e febre alta. A febre é considerada alta se a temperatura do seu filho estiver entre 102 e 105 ° F (38,8-40,5 ° C).
A febre geralmente dura 3-7 dias. A erupção cutânea se desenvolve após a febre desaparecer, geralmente dentro de 12 a 24 horas. A erupção cutânea é rosa e pode ser plana ou elevada. Geralmente, ele começa no abdômen e depois se espalha para o rosto, os braços e as pernas. Esta erupção cutânea é um sinal de que o vírus está no final do curso.
Outros sintomas do Exantema Súbito podem incluir:
- Diarreia;
- Irritabilidade;
- Dor de ouvido;
- Inchaço das pálpebras;
- Dor de garganta;
- Diminuição do apetite;
- Glândulas inchadas;
- Convulsões febris, que são convulsões devido a uma febre alta.
Uma vez que seu filho foi exposto ao vírus, pode demorar entre 5 e 15 dias antes do desenvolvimento dos sintomas.
Diagnósticos do Exantema Súbito: O diagnóstico do Exantema Súbito é geralmente feito pela história característica e pelos achados do exame físico, raramente são necessários estudos laboratoriais e / ou avaliações radiológicas. No caso incomum, existem testes laboratoriais para demonstrar elevação de anticorpos para HHV-6 (ou HHV-7). Isso pode ser necessário se o sistema imunológico do paciente estiver comprometido.
Prevenção e Tratamento do Exantema Súbito: Infelizmente, ainda não há uma vacina que esteja disponível para prevenir a infecção pelo vírus que causa o Exantema Súbito. Felizmente, o Exantema Súbito é uma infecção relativamente leve que desaparecerá sem tratamento. É melhor tratada ao gerenciar os sintomas e manter a pessoa infectada bem descansada e hidratada. O acetaminofen * ou o ibuprofeno são geralmente recomendados para tratar uma febre alta e são seguros para crianças.
Não administre crianças menores de 18 anos que tenham ácido fóssil de ácido acetilsalicílico (ASA) ou ASA, pois isso pode levar à síndrome de Reye, uma condição grave que pode causar uma inflamação fatal do cérebro e do fígado. Se os sintomas diminuírem, um acompanhamento com o seu médico só é necessário se as complicações se desenvolvem. Como o Exantema Súbito é uma infecção viral, os antibióticos não são eficazes.