Excesso de Iodo – O que é, Causas e Sintomas que ajudarão a detectar esta doença. Além disso, o Excesso de Iodo é um fenômeno bastante comum em nosso país. Basicamente, o Excesso de Iodo no organismo afeta as pessoas que trabalham em indústrias onde ele é produzido ou usado.
O iodo, um elemento natural, não é um sal, como alguns poderiam supor. No entanto, é geralmente adicionado ao sal de mesa nos Estados Unidos para impedir a deficiência de iodo. Excesso de Iodo ou deficiência dele pode causar um aumento ou diminuição da produção dos hormônios da tireoide, o que pode afetar sua saúde e crescimento.
O excesso nutricional de iodo fez com que aumentasse a incidência de Tireoidite de Hashimoto, hipotireoidismo e hipertireoidismo em nosso país. Sabemos que quando há Excesso de Iodo em nosso corpo a tendência é o desequilíbrio da glândula tireoide.
Nas indústrias para norma sanitária humano normal de iodo não deve ser superior a 1 mg/m3. Quando o vapor de iodo concentrado são 1,5-2 mg/m3, o trabalho é duro, e se a concentração de vapores de iodo forem de 3mg/m3, a operação é simplesmente impossível.
A dose diária de consumo de iodo é não mais do que 500mkg. O Excesso de Iodo no organismo pode levar a intoxicação. Então, confira mais sobre o Excesso de Iodo – O que é, Causas e Sintomas:
Causas de Excesso de Iodo: Tipicamente, um tal envenenamento ocorre por inalação de vapores de iodo, quando administrada a uma dose de iodo que é centenas de vezes superior à dose diária.
O envenenamento pode vir e quando uma pessoa usa medicação de iodo por um longo tempo. Além disso, o Excesso de Iodo pode ser dado por pessoas que vivem perto do mar. Não é tão fácil de identificar, por vezes, os médicos erroneamente chamam de reações alérgicas.
O envenenamento agudo por iodo consiste na ingestão de uma grande quantidade de iodo em um curto período de tempo, já a intoxicação crônica está relacionada à pequenas doses contínuas que acabaram por sobrecarregar o organismo.
Sintomas de Excesso de Iodo: Além disso, quando uma pessoa tem um Excesso de Iodo pode aparecer tais doenças como a rubéola e urticária. Os sintomas de Excesso de Iodo, em alguns casos, incluem dermatite (irritação da pele). No caso de uma queimadura na pele das áreas afetadas podem formar-se úlceras. Há outros sintomas de Excesso de Iodo num organismo, tais como:
- Inflamação das vias aéreas, sistema imunológico enfraquecido e resfriados freqüentes, amigdalite, pneumonia;
- Ardor na garganta, rouquidão, e sede;
- Nos cílios sobre as pálpebras superiores aparecem pele escamosa;
- Amarelamento em algumas áreas da pele e membranas mucosas;
- Gosto de metal na boca;
- Diminuição da acuidade visual, enquanto os casos graves podem desenvolver catarata;
- Dor muscular, cãibras, fraqueza, diarreia, emagrecimento;
- Blefarite;
- Dor de cabeça, tonturas, náuseas e vômitos;
- Conjuntivite crônica
- Hepatite tóxica (doença do fígado);
- Coloração peculiar da boca e o cheiro peculiar da sua boca.
O consumo em Excesso de Iodo por cinco anos é como uma bomba de efeito retardado, no qual os efeitos só aparecem depois de um certo tempo. Nos casos da intoxicação aguda, uma lavagem gástrica com 5% de tiossulfato de sódio ajuda a solucionar, eliminando o excesso do mineral, já nos casos crônicos é necessário uma mudança na dieta e uma terapia para a correção da glândula tireoide, bem como de outros órgãos do sistema.