Extrato de sucupira possui inúmeros benefícios para saúde, porém há malefícios do seu uso
A sucupira-branca (Pterodon pubescens Benth) é uma árvore nativa do Brasil, distribuída pela região central (principalmente nos estados de São Paulo, Goías e Minas Gerais).
O Extrato de sucupira são usados na medicina popular em forma de chá e em infusões de vinho para tratar doenças reumáticas e inflamatórias, como a artrite e o reumatismo, beneficiando a saúde das articulações.
Propriedades
As principais propriedades do extrato de sucupira incluem sua ação analgésica, anti-inflamatória, antirreumática e antioxidante.
Além disso as sementes de sucupira tem ação antitumoral, especialmente contra o câncer de próstata, mas só deve ser consumida com conhecimento do médico oncologista.
Os alcaloides se destacam pela ação antimicrobiana e antiparasitária.
Já as isoflavonas têm atividade neuroprotetora, anticâncer e contra acidente cardiovascular, derivado de sua capacidade antioxidante.
Os triterpenos presentes no extrato de sucupira têm atividade anti-inflamatória, antioxidante, antiartrítica, antidiabética, cardioprotetora, antiproliferativa, quimioprotetora e citoprotetora.
Para que serve
A sucupira ajuda:
- Diminuir a inflamação nas articulações e, por isso, é utilizada para tratar artrite, artrose, reumatismo e artrite reumatoide;
- Aliviar as dores causada por problemas como excesso de ácido úrico e inflamações;
- Combate a amigdalite, dor de garanta;
- Ajuda a curar cistos ovarianos e no útero e combate as cólicas;
- Ajuda a cicatrizar feridas na pele, eczemas, cravos nos pés e sangramentos.
Em alguns casos, este chá pode ainda ajudar a aliviar a dor e desconforto constante provocado pela quimioterapia, usada no tratamento contra o câncer.
Benefícios
1. Possui ação analgésica:
Estudos realizados em camundongos apontam que o extrato de sucupira pode ter efeitos analgésicos.
Segundo uma pesquisa publicada na Revista Brasileira de Plantas Medicinais, os mecanismos dos efeitos analgésicos permanecem desconhecidos, porém pode-se induzir que a presença dos flavonoides diminui a produção de prostaglandinas responsáveis pela dor.
2. Diminui a inflamação muscular:
Há muito tempo esta espécie vegetal vem sendo frequentemente utilizada pela medicina popular para tratamento de artrite, gota e doenças músculo esqueléticas.
Estudos mostram que o extrato de sucupira pode diminuir a inflamação muscular, induzida por processos oxidativos como a artrite.
Porém, os estudos publicados não são realizados em humanos. Então, não podemos afirmar que essa ação não teria efeitos deletérios também ao organismo de quem faz uso deste fruto.
Bom contra as úlceras:
O extrato de sucupira mostrou proteção significativa contra úlceras gástricas em pesquisas realizadas em animais.
Portanto o óleo essencial levou a uma redução no volume de exsudato e maior influxo de neutrófilos, células de defesa.
Desse modo, demonstrou que a sucupira pode exercer efeito antiúlcera e anti-inflamatório, podendo ser mais estudado como opção terapêutica para o tratamento de úlceras gástricas e doenças inflamatórias.
Porém, mais estudos precisam ser realizados em humanos a fim de analisar possíveis efeitos colaterais e segurança de uso.
Combate a artrose:
Sim, ele tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Com isso, ajuda no tratamento da doença e promove o alívio das dores causadas pela artrose.
Combate ao câncer:
Existe na casca da semente um espécie de óleo e essa líquido é muito usado para fazer várias coisas.
Além disso, acredita-se que a substância ajuda na luta contra o câncer de próstata, problema que atinge muito os homens a partir dos 40 anos.
Alivia o sistema nervoso:
Uma das propriedades encontradas no extrato de sucupira são as anestésicas, que trava o sistema nervoso em determinada região, aliviando assim sintomas de dores, febres e outros que podemos sentir.
Indicados para diversas doenças:
Quem tem bico de papagaio, gastrites, hemorragias, vermes, dermatoses, ácido úrico, amigdalite, aftas e dor espasmódica.
Ainda não uma comprovação científica sobre os benefícios do extrato de sucupira, quem utiliza a planta há centenas de anos acredita que ela possa curar qualquer um.
Dores ósseas:
Quem for beber o chá do extrato de sucupira e tiver problemas como dores nos ossos, reumatismo, nas articulações e artrite vai poder sentir um certo alívio.
Além disso, a bebida também é indicada para aliviar os sintomas dessas enfermidades.
Malefícios
Embora o consumo do extrato de sucupira não apresente qualquer tipo de contraindicação, os especialistas mencionam que o exagero jamais é permitido, já que isso poderia acarretar problemas no organismo.
Com relação ao chá da semente, também é recomendado ingeri-lo por 15 dias e fazer um intervalo também de 15 dias antes de voltar a tomá-lo.
Todos esses benefícios do extrato de sucupira demonstram muito bem como a natureza disponibiliza todos os recursos necessários para a prevenção e tratamento dos mais diversos tipos de doenças.