Faringite – O que é, Sintomas e Tratamento que não devem ser ignorado pois é preciso estar atento. Além disso, a Faringite gera uma inflamação na garganta e pode ser provocada tanto por vírus, no caso da Faringite viral, como por bactérias, sendo chamada de faringite bacteriana. Esta inflamação causa intensa dor de garganta, deixando-a bem vermelha, e em alguns casos pode haver febre e podem surgir pequenos ‘carocinhos’ doloridos no pescoço. Então, saiba sobre a Faringite – O que é, Sintomas e Tratamento:
O que é Faringite: Faringite é uma inflamação que costuma causar dor, irritação, coceira e desconforto na região da faringe – a parte superior da garganta, que conecta o nariz e a boca à laringe e ao esôfago.
A Faringite é um dos vários distúrbios que podem acometer a região da garganta, assim como a laringite e a amigdalite. Os sintomas são mais comuns no inverno, época em que o ar seco e aglomeração maior de pessoas em ambientes fechados facilitam a entrada de vírus e bactérias pelas vias aéreas.
Sintomas da Faringite: O que acontece quando a faringe de uma pessoa está inflamada? Quais os sintomas que acometem o doente? Quando ela sabe que não está bem de saúde?
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Os sintomas da Faringite são bem específicos. Ao perceber uma ou mais destas sensações, a procura por um médico deve ser imediata:
- febre
- Dor de garganta
- Diminuição de apetite
- Dor ao falar e ao engolir e aumento da região do pescoço (inchaço)
- Estes sintomas são sentidos tanto na Faringite viral quanto na bacteriana e, nos casos mais graves, pode-se perceber também dor de ouvido e vômitos.
Porém, os casos de infecção por bactéria tendem a ser piores, com febre alta e muita dor de cabeça. Nota-se, em várias pessoas, formação de secreção purulenta na região da garganta e até falta de ar. Felizmente, este tipo é menos comum (20% dos casos), causado por bactérias chamadas estreptococos do tipo A, B ou C.
Causas da Faringite: As causas da Faringite estão relacionadas com os microrganismos que a provocam. Em caso de Faringite viral, os vírus causadores podem ser Rinovírus, Coronavírus, Adenovírus, Influenza ou Parainfluenza.
Em relação à Faringite bacterina, a mais frequente é a Faringite estreptocócica causada pela bactéria Estreptococos Beta-hemolítico, mas outras bactérias causadoras podem ser Pneumococos, Mycoplasma Pneumoniae, Staphylococcus aureus ou Haemophilus influenzae. Estes microrganismos podem ser adquiridos através do contato com as secreções de um indivíduo contaminado.
Tratamento da Faringite: O tratamento para Faringite envolve a ingestão de medicamentos indicados pelo médico, repouso, boa hidratação e proteção contra o frio.
No caso de Faringite viral o tratamento medicamentoso é feito com analgésicos e remédios para febre, por 2 ou 3 dias, já no caso de Faringite bacteriana o tratamento é feito com antibióticos como Penicilina ou Azitromicina, por 7 a 10 dias.