A farinha de críquete também conhecida como pó de proteína de críquete tem quase o triplo da quantidade de proteína presente no lombo e do frango. É isso mesmo! Você pode ficar tentado a descartar imediatamente esse excelente alimento proteico, mas a farinha de críquete na verdade tem um sabor suave e de noz que muitas pessoas parecem gostar. Na verdade, existem milhares de insetos que são consumidos em todo o mundo, mas os grilos continuam ganhando força porque são fáceis de serem cultivados e vêm com uma série de benefícios nutricionais.
A farinha de críquete é feita por grilos secos ou torrados que são criados em fazendas domésticas. Eles são então moídos até formar uma farinha fina que pode ser usada em barras de proteína , smoothies e assados. Os fabricantes estão usando a proteína do produto e a quantidade de nutrientes como suas estratégias de marketing promovendo como um meio de proteína mais saudável e mais sustentável do que a carne bovina.
Valores nutricionais da farinha de críquete:
Uma porção é duas colheres de sopa (12 gramas) e contém aproximadamente:
- 55 calorias;
- 0,8 gramas de carboidratos;
- 7 gramas de proteína ;
- 2 gramas de gordura;
- Ferro (4% do VD);
- Cálcio (2% do VD);
- vitamina B12 (17% do VD);
- Vitamina B2 (23% do VD).
É valorizada porque é isenta de glúten e rica em proteínas . Os benefícios de consumir mais alimentos ricos em proteínas incluem maior massa muscular, controle de peso, níveis estabilizados de açúcar no sangue, melhora do humor, função saudável do cérebro e do coração e envelhecimento mais lento.
A farinha de críquete também é uma boa fonte de ferro e cálcio. Alimentos ricos em ferro fornecem energia, aumentam a função muscular e promovem a função cerebral. Consumir ferro suficiente também é muito importante para as mulheres grávidas. Alimentos ricos em cálcio ajudam na redução da pressão sanguínea, promovem a saúde dos ossos, auxiliam no controle do peso e podem até diminuir o risco ou câncer de cólon e reto.
Como surgiu farinha de críquete:
Insetos têm servido como fonte de alimento por dezenas de milhares ou anos, em todo o planeta. No Oriente Médio, já no século VIII aC, os criados carregavam gafanhotos dispostos em varas para os banquetes reais. Na Grécia, comer cigarras era considerado uma iguaria. No século 21, dois bilhões de pessoas já ingeriam uma grande variedade de insetos regularmente e, em 2013, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lembrou aos cidadãos que há mais de 1.900 espécies de insetos comestíveis na Terra, repletas de proteínas , fibra, gorduras saudáveis e vitaminas e minerais essenciais.
Segundo a FAO, a aceitação da entomofagia é uma questão de cultura. Os nativos americanos estavam muito acostumados a comer gafanhotos e grilos. Hoje, os insetos são considerados iguarias em muitas partes do mundo. Particularmente nos trópicos, onde uma variedade de espécies de insetos comestíveis pode ser encontrada durante todo o ano.
Benefícios da farinha de críquete para saúde:
1. Ajuda com musculação:
Alimentos ricos em proteínas , como a farinha de críquete, são essenciais para a construção muscular, a queima de gordura e o metabolismo de suporte. O consumo adequado de proteínas é necessário para apoiar a manutenção da massa corporal magra. Atletas precisam de maior ingestão de proteína para apoiar o aumento da atividade e para aumentar a força.
Embora atletas e fisiculturistas precisem de um consumo adequado de carboidratos para melhorar seu desempenho, a saciedade e a perda de gordura geralmente melhoram com dietas de baixo carboidrato, especificamente com maiores proporções de proteína para carboidrato.Sendo que é rica em proteínas e pobre em carboidratos, é uma ótima ferramenta para fisiculturistas ou atletas que buscam aumentar sua força e desempenho.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
2. Auxilia na perda de peso:
Caso esteja pretendendo queimar gordura rapidamente, você precisa consumir uma quantidade substancial de proteína . Você deve substituir os carboidratos extras em sua dieta por mais proteína . Para cada quilo de peso corporal, experimente comer 0,75 gramas de proteína. Por exemplo, se você pesa 72 kg, multiplique 72 por 0,75 – isso significa que você deve consumir cerca de 54 gramas de proteína por dia para queimar gordura . Farinha de críquete é uma ótima maneira de fazer isso sem consumir carboidratos extra, porque é embalado com proteína e contém somente 0,8 gramas de carboidratos por porção.
3. É sem glúten:
Outro benefício da farinha de críquete é que é uma farinha sem glúten. Além disso, a maioria das pessoas hoje usa farinha branca ou farinha de trigo , mas nenhuma é boa para a saúde. A maioria das farinhas brancas e de trigo são branqueadas, contêm glúten e são difíceis de serem digeridas.
Para algumas pessoas, é importante não ter glúten porque o glúten pode ser muito difícil de ser digerido. Uma em cada 133 pessoas tem doença celíaca, o que significa que não podem digerir o glúten, e 1 em cada 7 é severamente intolerante ao glúten, então comer produtos de glúten pode levar a uma reação séria. Além disso, geralmente, as pessoas que decidem não consumir glúten tem uma perda de peso mais fácil. Melhora a sua digestão, ajuda a função da tireoide em um nível superior e aumenta os níveis de energia.
4. Boa fonte de vitamina B12:
Apenas uma porção de farinha de críquete contém cerca de 17% do seu valor diário de vitamina B12. Além disso, acredita-se que a vitamina B12 seja uma das principais deficiências nutricionais do mundo, com um estudo de 2004 mostrando que é uma grande preocupação de saúde em muitas partes do mundo, especialmente pessoas de ascendência europeia e africana.
O consumo diário de vitamina B12 ajuda com os principais níveis de energia, previne a perda de memória, ajuda o sistema nervoso a funcionar adequadamente, desempenha um papel na manutenção da saúde do coração e promove a saúde da pele e do cabelo. Estes benefícios da vitamina B12 são fáceis de serem conseguidos com o consumo de farinha de críquete e produtos de proteína de críquete.
5. Fornece aminoácidos essenciais:
A farinha de críquete é uma proteína completa, por isso contém aminoácidos essenciais que o corpo necessita para o desenvolvimento muscular. Além disso, as proteínas são consideradas longas cadeias de aminoácidos, que são as moléculas importantes que devemos conseguir em nossa dieta.
Sem fontes de proteína suficientes em nossa dieta, você corre o risco de se tornar deficiente em certos aminoácidos, o que pode levar a problemas na construção de massa muscular, baixa concentração e memória, níveis instáveis de açúcar no sangue e problemas para manter ou perder peso.
Sustentabilidade da farinha de críquete:
Estima-se que os grilos são 20 vezes mais eficientes como fonte de proteína que o gado. Os grilos requerem cerca de seis vezes menos alimentação do que os bovinos. Quatro vezes menos que os ovinos e duas vezes menos que os porcos para produzir a mesma quantidade de proteína. Os grilos também exigem muito menos água do que gado; na verdade, para conseguir um quilo de proteína seca de uma vaca, são necessários entre 1.700 e 2.500 galões de água. Para conseguir a mesma quantidade de proteína de um grilo, é necessário somente um galão de água – isso é uma tremenda diferença.
Insetos em crescimento requerem pouca infraestrutura ou recursos também. Para viver e crescer feliz, os grilos precisam de uma casa que esteja entre 26 e 32 graus celsius com 90% de umidade. Eles também gostam de papelão ou caixas de ovos para subir. Muitas grandes fazendas de críquete alimentam seus grilos com uma dieta à base de grãos e água filtrada. Galinha e gado, por outro lado, exigem comodidades caras, incluindo cercas especiais (enquanto os grilos só precisam de calhas de fibra de vidro).
Precauções da farinha de críquete:
Não é seguro usar qualquer grilo antigo encontrado no seu quintal para fazer. Isso porque os grilos podem estar infectados com pesticidas, que podem ser venenosos para os seres humanos. É importante comprar farinha de críquete de uma fonte respeitável para ter certeza de que estejam livres de produtos químicos perigosos.
Comece com uma pequena quantidade de proteína. Seu corpo precisa de tempo para se acostumar com essa nova fonte de proteína e você precisa ter a certeza de que não terá reações alérgicas.