Febre Tifoide – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devem saber. Além disso, a Febre Tifoide é causada pela bactéria Salmonella typhi. A Febre Tifoide é rara em países industrializados. No entanto, continua a ser um grave para a saúde no mundo em desenvolvimento, especialmente para ameaça crianças.
Ele se espalha através de alimentos e água contaminada ou pelo contato direto com uma pessoa infectada. Sinais e sintomas de Febre Tifoide são geralmente febre alta, dor de cabeça, dor abdominal e obstipação ou diarreia.
Causas da Febre Tifoide: A bactéria culpada pela presença desta doença, entra no organismo humano pelo tubo digestivo através da água ou de alimentos contaminados. Os portadores saudáveis embora não apresentem qualquer sintomatologia, continuam a eliminar a bactéria através da urina e das fezes. Estas pessoas podem contaminar os alimentos onde mexem e posteriormente ao serem consumidos vão provocar a Febre Tifoide.
A bactéria depois de entrar no organismo vai instalar-se na mucosa intestinal provocando uma inflamação e logo depois atravessa a parede intestinal dirigindo-se para os seus locais de eleição através dos vasos linfáticos e vasos sanguíneos, o baço e o fígado. Depois de se encontrar no baço e no fígado verifica-se uma multiplicação propagando-se a outras partes do corpo como é o caso do intestino.
- Sintomas da Febre Tifoide
- Os sintomas da Febre Tifoide incluem:
- Febre alta;
- Vômitos;
- Dor de barriga;
- Prisão de ventre ou diarreia;
- Dores de cabeça;
- Aumento do baço;
- Perda de apetite;
- Perda de peso;
- Depressão;
- Tosse;
- Pintinhas avermelhadas na pele;
- Barriga inchada.
Os sintomas da Febre Tifoide podem, em alguns casos, assemelhar-se a infecções do aparelho respiratório e meningite. O período de incubação da doença é de 1 a 3 semanas. O diagnóstico da Febre Tifoide pode ser feito através de exame de sangue e fezes.
Tratamento de Febre Tifoide: O paciente deve ser tratado em nível ambulatorial, basicamente com antibióticos e reidratação. Em casos excepcionais, é preciso internação para hidratação e administração venosa de antibióticos. Sem tratamento antibiótico adequado, a doença pode ser fatal em até 15% dos casos.
Medicamentos mais Usados Para o Tratamento de Febre Tifoide São:
- Androfloxin.
- Bacitracina e Bacteriocina-F.
- Bactrito.
- Cefalotina.
- Ciprofloxacino.
- Clorido.
- Doxiciclina.
- Norfloxacino.
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Outras Complicações Possíveis Incluem:
- Inflamação do músculo cardíaco (miocardite).
- inflamação da mucosa e válvulas cardíacas (endocardite).
- pneumonia.
- Inflamação do pâncreas (pancreatite).
- A inflamação da vesícula biliar (colecistite).
- infecções nos rins ou na bexiga.
- Infecção e inflamação das membranas e o fluido em torno da medula espinhal e cérebro (meningite).
- problemas psiquiátricos, como delírios, alucinações e psicose paranoica.
- Com o tratamento imediato, a maioria das pessoas nos países industrializados se recuperando de Febre Tifoide.
- Sem tratamento, algumas pessoas não podem sobreviver às complicações da doença.
Transmissão: Sua transmissão se dá através do contato direto com fezes, urina, vômito e secreções da pessoa infectada. Ocorre também através da ingestão de água ou alimentos contaminados por desejos humanos com a bactéria salmonela entérica sorotipo Type.
Prevenção: A melhor forma de se prevenir contra esta doença é adotar medidas preventivas como o consumo somente de água filtrada ou fervida, cuidados com a higiene pessoal, saneamento básico, cuidado e higiene no manuseio de alimentos e evitar consumir alimentos vendidos na rua.