O feijão e um alimento super saudável, versátil e acessível. Os feijões são ricos em antioxidantes, fibras, proteínas, vitaminas B, ferro, magnésio, potássio, cobre e zinco.
Comer regularmente feijão pode diminuir o risco de diabetes, doenças cardíacas, câncer colorretal e ajuda no controle de peso. Os feijões são saudáveis, ajudando você a sentir-se cheio, então você tenderá a comer menos.
Valor nutricional do feijão
Os valores nutricionais das leguminosas dependem do tipo.
Por exemplo, meia xícara (86 gramas) de feijão preto cozido, fervido sem sal, contém:
- 114 calorias
- 7,6 gramas de proteína
- 20 gramas de carboidratos
- 0,5 gramas de gordura
- 0 miligramas de colesterol
- 7,5 gramas de fibra
- 1,8 miligramas de ferro
- 128 microgramas de folato
- 23 miligramas de cálcio
- 305 miligramas de potássio
- 60 miligramas de magnésio
Principais benefícios do feijão
Então, confira agora os benefícios do feijão para saúde.
1. E rico em vitaminas
Os feijões são uma boa fonte de folatos que são úteis para a divisão celular e síntese de DNA. Os alimentos ricos em folato também são úteis para as mulheres durante o período pré-concepção e a gravidez
2. Preveni infecções
Os Feijões Tem Uma série de vitaminas como Niacina e Tiamina que estão presentes nós feijões que são uma boa fonte de nutrientes que ajudam a prevenir muitas infecções no corpo.
3. Controla doenças cardiovasculares
O teor de potássio em Feijão também ajuda a controlar a pressão arterial e outras doenças relacionadas ao coração.
4. Protege as articulações
Comer Feijão faz com que o risco de uma doença articulatória, como a osteoartrite diminua, por conta da alta quantidade de vitamina K presente nos grãos. Essa vitamina possui um papel imprescindível também na coagulação do sangue.
5. Preveni o câncer
O Feijão, principalmente o verde, possui uma lista de antioxidantes chamados de flavonoides e quercetina, que juntos possuem um efeito sintético que auxilia na redução do crescimento de células cancerígenas.
6. Alivia os sintomas da TPM
O manganês, presente principalmente nos feijões do estilo italiano, costumam diminuir sintomas que incomodam muitas mulheres no período menstrual. Os sinais que podem ser reduzidos são as cólicas e as alterações de humor.
7. Controla a diabetes
Quando há a ingestão de carboidratos simples, a tendência do corpo é dos complexos de glicose aumentarem rapidamente. O feijão funciona como um redutor de velocidade, tornando o aumento da glicose mais lento do que o usual e equilibrando assim, a diabetes.
8. Ajuda a emagrecer
Segundo estudos, se você comer uma porção de feijões, você tende a ficar mais satisfeito do que com outro tipo de alimentos, isso devido ao teor de fibras que os grãos possuem. Dessa forma, a pessoa costuma não ficar com fome muito rápido, se sentindo mais satisfeito e enérgico após a refeição.
9. Reduzir as chances de anemia
Devido ao alto nível de ferro nos grãos do Feijão, médicos e nutricionistas costumam o indicar como alimento para combater doenças como a anemia. Para o efeito acontecer mais rapidamente, ele pode ser ingerido com vitamina C, já que ele é ferro não-heme, ou seja é mais difícil de acontecer a absorção por parte do organismo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
10. Diminui o colesterol
A redução do colesterol ruim (LDL) pode acontecer devido às fibras solúveis encontradas no Feijão. Um estudo descobriu que 10 gramas dessas fibras reduzem em até 10% o colesterol que faz mal ao corpo. O Feijão também contém saponinas e fito esteróis, que ajudam na diminuição do LDL.
11. Protege contra doenças cardíacas
Vitaminas do complexo B, principalmente o B6 e folato, ajudam na diminuição de riscos de doenças cardiovasculares. Uma pesquisa japonesa associou o número de mortes por doenças do coração com a ingestão dessas vitaminas e provou que elas diminuem de acordo com o consumo. As fibras também diminuem em 9% as chances de doenças cardíacas como o AVC, arritmias e insuficiências cardíacas.
12. Auxilia na digestão
As fibras sendo elas solúveis e insolúveis, que estão presentes nos grãos, ajudam a manter o sistema digestivo em perfeito funcionamento. Além da sensação de saciedade elas ajudam na prevenção da constipação (uma alteração no intestino que gera a retenção das fezes).
Outros Benefícios do Feijão:
O Feijão costa possuir muitos benefícios para a saúde, além dos citados acimas, ele possuir muitas outras vantagens para o corpo. Assista o vídeo abaixo e confira:
Efeitos colaterais do feijão para saúde
Os feijões são um desses alimentos com extremamente poucos fatores de risco, mas sempre há certas coisas a Serem desconfiadas.
Phytates – O ácido fítico está presente em feijões e pode contribuir para deficiências de nutrientes quando consumido em excesso. O ácido fítico se liga com cálcio, zinco e outros minerais importantes e não permite que eles sejam absorvidos pelo organismo.
Embora os níveis de fitato em Feijão sejam relativamente baixos, se você sofre de outras condições que causam uma deficiência mineral, a adição de mais ácido fítico pode não ser a melhor escolha para você. Além disso, cozinhar ou embeber o Feijão reduz significativamente a quantidade de ácido fítico, então evite comê-los cru se estiver preocupado com os níveis de fitato.
Lectinas – As lectinas são proteínas de ligação ao carbono encontradas em uma variedade de alimentos, mas são notoriamente presentes nos feijões. Os feijões têm níveis mais baixos do que outros, mas ainda está lá, e muita lectina pode fazer com que as proteínas liguem o sistema intestinal e causem uma variedade de problemas digestivos. Semelhante ao ácido fítico, cozinhar em altas temperaturas ou imersão prolongada em água pode reduzir o teor de lectina da maioria dos alimentos.
Alergias – Tal como acontece com qualquer alimento, algumas pessoas são alérgicas a feijões e outras leguminosas, por isso, certifique-se de consultar um médico sobre como tratar suas alergias alimentares .
Tipos de feijão
Alguns tipos comuns de feijão incluem:
- Feijão
- Feijões pretos
- Feijão carioca
- feijões da Marinha
- Feijão canelini
- Feijão Lima
- Feijões Adzuki
- Brotos de feijão
- Grãos de fava
- Feijão cranberry
Como usar o feijão
O feijão, também conhecido como frijol ou judía, é uma leguminosa muito versátil que pode ser consumida de diversas formas. Aqui você tem algumas formas de consumo de feijão:
- Feijão cozido: A forma mais comum de feijão é simplesmente cozinhá-lo em água com sal até que esteja pronto. Puedes comê-los tal qual, como acompanhamento de arroz e outros pratos principais.
- Feijão tropeiro: Este é um prato típico do Brasil que consiste em feijão cozido mezclado com arroz, trozos de carne (como panceta ou chouriço), cebolla, ajo, huevo e farofa (harina de mandioca). É uma opção saborosa e nutritiva.
- Feijoada: Outro prato emblemático do Brasil, a feijoada é um estofado preparado com feijão negro cozido junto com diferentes tipos de carne de cerdo (como salchichas, costillas e orejas), tocino ya menudo carne seca. Sirva tradicionalmente com arroz, naranjas e farofa.
- Feijão com arroz: Uma combinação simples, mas clássica de feijão cozido servido com arroz branco. Esta é uma opção básica e reconfortante que se encontra comumente nas diárias de comidas brasileiras.
- Feijão na salada: Você pode adicionar feijão cozido a saladas para adicionar proteínas e fibra. Combina bem com uma variedade de verduras, como tomates, pepinos e pimentões.