Fenitoína – Para que Serve, Modo de Usar e Efeitos Colaterais que muitos desconhecem. Além disso, a fenitoína é um medicamento usado no tratamento de convulsão, epilepsia e nevralgia do trigêmeo, podendo ser encontrada com em formato de comprimido, suspensão oral ou injetável. Este fármaco só pode ser comprado em farmácias com prescrição médica e pode ser encontrado no mercado com o nome de Epelin ou Unifenitoin, por exemplo.
Para que Serve Fenitoína: A Fenitoína serve para Crises convulsivas por traumatismo craniencefálico, secundárias e neurocirurgia. Tratamento das crises convulsivas. Desde sua introdução até o momento numerosos aspectos de sua atividade terapêutica e tolerância pelo organismo têm sido estudados. Em decorrência disso, estabeleceram-se normas para sua administração, vigilância do aparecimento de efeitos secundários e indicações em algumas afecções não relacionadas com a epilepsia.
Fenitoína – Modo de Usar: Oral como comprimido mastigável, de liberação prolongada ou suspensão (líquido). Tomado de uma a quatro vezes por dia. A dose prescrita deve ser ajustada a cada semana até reduzir os casos de convulsões a zero, de modo a evitar efeitos secundários. Pode ser apresentada como ácido ou sal sódico. O efeito máximo demora de 1,5 a 6h. Não deve ser administrado intramuscular, por absorção errática aumenta os efeitos colaterais e diminui a eficácia terapêutica.
Por via intravenosa a dose inicial é de 15 a 20mg/Kg (metade em maiores de 1 e menores de 12 anos), com dose máximo de 30mg/Kg. A dose de manutenção é de 4 a 10mg/kg, aplicada 12h depois da inicial. Outros medicamentos devem ter preferência. Pode ser usado em grávidas, pois as convulsões são piores para a mãe e o bebe do que os efeitos adversos.
Efeitos Colaterais da Fenitoína:
- Insônia: Dificuldade para dormir ou permanecer dormido
- Pensamento e fala lentos ou confusos
- Náusea, vômito ou constipação
- Inchaço na face e lábios
- Dor de cabeça
- Nistagmo: movimentos erráticos dos músculos do olho
- Hirsutismo: aumento na quantidade de pelos
- Ataxia: descoordenação de movimentos
- Anemia
- Dor no pênis
- Interfere na via de produção da 25-Hidroxivitamina D (Vitamina D) pelo fígado.
- Reações alérgicas são raras. Também pode causar, raramente, amolecimento dos ossos, problemas linfáticos e cardiovasculares.
Esses problemas são mais comuns em pacientes idosos e debilitados.