Fibroma – Causas, Sintomas e Tratamentos que devemos ficar atentos. Além disso, um fibroma é um crescimento benigno, semelhante a um tumor, composto principalmente de tecido fibroso ou conectivo.
Os crescimentos semelhantes a tumores, como o fibroma, se desenvolvem quando o crescimento celular descontrolado ocorre por motivo desconhecido ou por lesão ou irritação local. O fibroma pode se formar em qualquer parte do corpo e geralmente não requerem tratamento ou remoção.
Fibroma pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e sexo, mas são mais frequentemente vistas em adultos. Os tipos mais comuns de fibroma incluem angiofibromas (pequenas pápulas do nariz e bochechas que contêm tecido fibroso), dermatofibromas (crescimento cutâneo benigno), fibroma oral e fibroma plantar (no arco do pé, especialmente em crianças). Este artigo incidirá sobre dermatofibromas (fibromas da pele) e fibromas plantares (pé).
Principais Causa: Ainda não está claro o que causa fibroma, mas a maioria dos pacientes tem um ou mais dos seguintes em comum:
- História familiar da condição
- Homens brancos com mais de 70 anos
- Diabetes mellitus
- Epilepsia
- Doença de Peyronie
- Alcoolismo
- Doença hepática
- Problemas de tireoide
- Uso excessivo dos pés por longos períodos de tempo
- Medicamentos
Embora a causa do fibroma ainda não seja conhecida, o trauma é pensado para ter um papel no desenvolvimento desta condição. Uma ferida por punção ou micro-rasgo pode causar a formação de fibromas.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Principais Sintomas: Fibroma é geralmente solteiro, claramente demarcado a vedação ou o tamanho do nó a vários centímetros de diâmetro. Fibroma, é geralmente coberto com pele não modificada ou ligeiramente pigmentada. Nos casos de tumores grandes da cor da pele acima do fibroma podem tornar-se avermelhados.
Este tumor às vezes pode ser macio e flexível (fibroma macio e raro) ou consistência densa (dermatofibroma ou fibroma sólido da pele). Em alguns casos, o tumor tem a aparência de uma formação redonda ou oval, localizada na perna ou na base estreita (fibroide em uma haste). A localização dos fibróides pode ser bastante variada.
Diagnóstico: O fibroma pode ser detectado durante a palpação (sensação com dedos ou mãos) realizados como parte de um exame pélvico, ou diagnosticados através de imagens, como ultra-som, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (MRI).
Tratamento: Tratamento do fibroma é usado apenas quando causa um defeito cosmético significativo ou está sujeito a traumatismos regulares, por exemplo, afiação de lâminas, cinto de fricção, uma tira de roupa na localização das áreas anatômicas relevantes, o que em alguns casos pode levar ao desenvolvimento adverso Deste tumor, bem como a retomada do crescimento.
A remoção cirúrgica de infiltração de pele de fibroma é realizada sob anestesia local, geralmente em uma clínica. A realização desta cirurgia é possível de várias formas: excisão cirúrgica convencional tradicional com bisturi, laser, radiofrequência ou eletrocoagulação.
Os métodos mais modernos e preferidos agora são o laser e a remoção de ondas de rádio do fibroma, pois eles dão a oportunidade de realizar esta cirurgia é quase sem sangue, o que é conseguido selando simultaneamente pequenos vasos sanguíneos no corte.
Além disso, há esterilização da ferida cirúrgica usando um raio laser ou uma onda de rádio, a superfície da ferida é coberta com um filme delicado de fibrina que protege a ferida da infecção e evita o desenvolvimento de complicações inflamatórias.
Isso garante uma cicatrização rápida e ótima da ferida pós-operatória, E no caso de pequenas fibromas da pele é possível, sem sinais visíveis da cirurgia. Este procedimento leva 15-20 minutos. O trauma menor da cirurgia permite ao paciente retornar rapidamente à vida normal.