Fibromialgia Juvenil – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, a Fibromialgia Juvenil é uma doença caracterizada por dor musculoesquelética generalizada acompanhada de problemas de fadiga, sono e humor. Os pesquisadores acreditam que a Fibromialgia Juvenil amplifica as sensações dolorosas, afetando a maneira como seu cérebro processa sinais de dor.
A doença é comumente considerada como uma condição que afeta os adultos. No entanto, a Fibromialgia Juvenil também ocorre em crianças e adolescentes. As estimativas sugerem que a Fibromialgia Juvenil afeta 2 a 6 por cento das crianças em idade escolar, principalmente meninas adolescentes. É mais comumente diagnosticado entre 13 e 15 anos.
Ela faz parte de um grupo de condições conhecidas colectivamente como síndrome de dor músculo esquelético. Em crianças, é chamada síndrome de Fibromialgia Juvenil primária. Se uma criança também tem artrite ou outra doença relacionada com a Fibromialgia Juvenil, é chamado de síndrome da Fibromialgia secundária Juvenil.
Principais Causas: Os médicos não sabem o que causa, mas provavelmente envolve uma variedade de fatores que trabalham juntos. Estes podem incluir:
- Genética. Como a Fibromialgia Juvenil tende a correr em famílias, pode haver certas mutações genéticas que podem torná-lo mais suscetível ao desenvolvimento da doença.
Infecções: Algumas doenças parecem desencadear ou agravar a Fibromialgia Juvenil. - Trauma físico ou emocional: O transtorno de estresse pós-traumático tem sido associado à Fibromialgia Juvenil.
- Genética,
- Trauma ou um grande trauma, como um acidente de queda ou de carro ou tipo cumulativo trauma como com certos esportes competitivos. (Ver “A Fibromialgia Juvenil como uma complicação de lesões.” )
- Infecções tais como mononucleose ou outras infecções virais ou infecções secundárias para outra condição. (Veja “Infecção como uma possível causa da Fibromialgia Juvenil.” )
Os pesquisadores acreditam que a estimulação nervosa repetida faz com que os cérebros das pessoas com Fibromialgia Juvenil mudem. Esta mudança envolve um aumento anormal nos níveis de certos produtos químicos no cérebro que sinalizam a dor (neurotransmissores). Além disso, os receptores de dor do cérebro parecem desenvolver uma espécie de memória da dor e tornar-se mais sensíveis, o que significa que eles podem reagir de maneira exagerada aos sinais de dor.
Principais Sintomas: Os sintomas às vezes começam após um trauma físico, cirurgia, infecção ou estresse psicológico significativo. Em outros casos, os sintomas se acumulam gradualmente ao longo do tempo sem um único evento desencadeante.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Em crianças com Fibromialgia Juvenil, os sintomas incluem:
Dor difusa generalizada: A dor associada à Fibromialgia Juvenil é frequentemente descrita como uma dor constante e maçante que durou pelo menos três meses. Para ser considerado generalizado, a dor deve ocorrer em ambos os lados do seu corpo e acima e abaixo da sua cintura.
Dor de cabeça: Frequentes dores de cabeça ocorrem na maioria dos pacientes com Fibromialgia Juvenil.
Distúrbios do sono: Apesar das queixas de fadiga grave, essas crianças muitas vezes demoram uma ou mais horas para adormecer. Mesmo quando dormem, muitos têm dificuldade em manter o sono e acordar durante a noite.
Fadiga: As pessoas muitas vezes acordam cansadas, mesmo que denunciem dormir por longos períodos de tempo. O sono é muitas vezes interrompido pela dor, e muitos pacientes com Fibromialgia Juvenil têm outros distúrbios do sono, como a síndrome das pernas inquietas e a apneia do sono.
Outros problemas: Muitas pessoas que têm Fibromialgia Juvenil também podem ter dor ou cãibras na parte inferior do abdômen, relatam comprometimento cognitivo (descrito como sensação de “neblina”) e experimentam depressão e ansiedade.
Tratamentos: Uma equipe de especialistas trabalha em conjunto para tratar a Fibromialgia Juvenil em crianças e adolescentes. Esta equipe pode incluir:
- Reumatologista pediátrico (um médico especializado no tratamento de crianças com artrite e outras doenças reumatológicas)
- Psicólogo
- Fisioterapeuta
Embora atualmente não haja cura para Fibromialgia Juvenil , vários tratamentos estão disponíveis para ajudar a gerenciar seus sintomas, incluindo:
Estratégias de enfrentamento: Uma das formas mais eficazes para tratar a Fibromialgia Juvenil em adolescentes e crianças é usando estratégias de enfrentamento para gerenciar a dor. Uma técnica chamada terapia cognitivo-comportamental ajuda as crianças com Fibromialgia Juvenil a aprender o que desencadeia a dor e como lidar com ela. É muito útil para melhorar a capacidade das crianças de funcionar e aliviar a depressão.
Outras abordagens baseadas no comportamento para o tratamento da Fibromialgia Juvenil incluem técnicas de relaxamento muscular e alívio do estresse (como respiração profunda ou meditação).
Medicação: Os medicamentos podem ser usados para tratar adultos com Fibromialgia Juvenil. Os reumatologistas podem tentar alguns destes mesmos medicamentos em crianças. No entanto, a segurança e a eficácia das drogas de Fibromialgia Juvenil não são tão bem estudadas em crianças como em adultos.