Figado Gordo – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, o Figado Gordo, também chamado de esteatose hepática, ocorre quando as células do fígado começam a ser infiltradas por células de gordura (triglicérides). É normal ter um pouco de gordura neste órgão, mas quando mais de 5 a 10% dele é composto de gordura o quadro deve ser tratado.
Com o tempo, a presença de gordura no fígado pode causar um processo de inflamação no corpo chamado de esteato-hepatite, que se não for identificado e tratado pode evoluir para cirrose. Por sorte, o quadro é reversível com as mudanças de estilo de vida indicadas por seu médico.
Principais Causas do Figado Gordo: Como o fígado é o órgão responsável por processar todos os alimentos e líquidos ingeridos por nós, a gordura no fígado é muito comum em pessoas que sofrem com o alcoolismo ou mesmo naquelas que bebem demais (de forma quase eventual).
A gordura se armazena pois o fígado se torna incapaz de processar o que está sendo ingerido, começando a armazenar as células de gordura e a prejudicar seu processamento.
Embora o alcoolismo e o consumo excessivo de bebidas sejam as causas mais evidentes de fígado gordo ou esteatose, há diversos outros fatores que também podem ocasionar este quadro (que em estágios avançados tende a ser fatal para a saúde).
Além do alcoolismo já citado, dentre as causas mais comuns de fígado gordo (ou até mesmo “fígado gorduroso”) estão a diabetes, efeitos colaterais de alguns medicamentos como esteroides, aspirina, tetraciclina, hiperglicemia e principalmente a obesidade. As causas mais comuns do fígado gorduroso são:
- Alcoolismo
- Obesidade
- Alta ingestão de açúcar e doces
- Consumo de medicamentos (em geral não recomendados) como aspirina ou mesmo esteroides no caso de atletas
Principais Sintomas de Gordura no Fígado: Normalmente o gordura no fígado se acumula sem causar sintomas físicos. Ela pode ser detectada em exames de ultrassonografia do abdômen, nos quais será possível notar um fígado aumentado. Conforme o quadro evolui é possível sentir sintomas como:
- Fadiga
- Dor na parte superior direito do abdômen.
Em casos graves, quando as funções do fígado começam a ser comprometidas, começam a aparecer sintomas como:
- Icterícia
- Fezes sem cor
- Alterações da coagulação
- Alterações do sono
- Confusão mental
- Tremores
- Aumento rápido do volume abdominal
- Inchaço dos membros inferiores
- Aranhas vasculares.
Como Tratar o Figado Gordo: O Figado Gordo tem cura, principalmente quando ainda está nos estágios iniciais, e o seu tratamento é feito principalmente com alterações na dieta, prática regular de atividade física, perda de peso e controle de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto.
Assim, a dieta deve ser rica em alimentos integrais, como farinha de trigo, arroz e macarrão integral, frutas, legumes, peixes, carnes brancas e leite e derivados desnatados.
Além disso, é importante parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas, e reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura e carboidratos simples, como pão branco, pizza, carnes vermelhas, linguiça, salsicha, manteiga e alimentos congelados.