A fimose é uma condição em que o prepúcio é firmemente esticado em torno da cabeça do pênis e não pode ser puxado para trás livremente. A fimose pode ocorrer naturalmente. Por exemplo, em meninos menores de 4 anos, normalmente é difícil retirar o prepúcio. No entanto, em meninos e homens mais velhos, fimose é muitas vezes desencadeada por uma infecção sob o prepúcio (balanite) ou por outras condições médicas, como diabetes.
Fatos Sobre a Fimose ou Prepúcio Apertado:
- O prepúcio não retrátil está presente em cerca de 96% dos homens ao nascimento, que lentamente se torna retrátil quando chegam à adolescência.
- O prepúcio não pode ser retraído completamente antes da idade de 5 e em alguns até adolescência
- As estatísticas dizem que 50% dos meninos não circuncidados têm preconceito retrátil até 1 ano de idade, 90% aos 3 anos, 92% aos 6 aos 7 anos e 99% à adolescência.
- Prepúcio apertado pode ser causado devido a lesão ou infecção do prepúcio
- Prepúcios apertados podem causar um balonismo ou explodir a pele ao passar urina
- A tensão pode interferir com a passagem normal da urina e pode, em casos graves, causar retenção aguda da urina
- Prepúcios apertados (não circuncidados na infância) podem causar tumores penianos
Tipos de Fimose: Fimose pode ter vários graus, variando de I a IV, dependendo de quanto pode retrair o prepúcio, mas também podem ser classificados em 2 categorias:
Fimose Fisiológica: Um tipo de fimose que está presente desde o nascimento e é devido às aderências entre as camadas epiteliais do prepúcio interno e glande do pênis. O prepúcio não é retrátil. Isso é normal e não requer intervenção. A fimose se resolve com a idade. À medida que os machos crescem, essas aderências são dissolvidas com retração intermitente do prepúcio e ereções. As secreções granulares auxiliam no processo.
À medida que o prepúcio se retrai, pode haver uma acumulação de descarga branca chamada “esmegma”. Às vezes urina pode acumular sob o prepúcio causando um efeito de balão do pênis. Estes sintomas e a natureza geral não retráctil do prepúcio devem ser aceites como parte de um processo de crescimento normal. A retração forçada pode ser prejudicial às crianças e deve ser evitada. Pode levar a dor e sangramento ou fimose patológica.
Fimose Patológica: Um tipo de fimose que é adquirida ou desenvolvida devido a causas subjacentes como má higiene,
Causas da Fimose: Geralmente, fimose tem uma causa congênita. No entanto, as crianças e os adultos podem adquirir. Em lactentes geralmente uma consequência do pais, higiene, removido à força do prepúcio, o que torna desenvolvido nos anéis fibrosos e balanoprepucial aderências, que são tecidos que conectam a glande e prepúcio, como o freio, mas que se desenvolvem é anormal. Além disso, outras causas também podem ser:
Falta de Higiene: Retirada vigorosa do prepúcio sobre o pênis da glande. Isto poderia levar a micro teares no orifício prepucial e cicatrizes
Balanoposthitis: inflamação do prepúcio junto com glande do pênis
Balanitis Xerotica obliterans (BXO) ou Líquen escleroso e atrófico: uma condição da pele que afeta a genitália masculina. Um anel esbranquiçado de tecido indurado é formado perto da ponta do prepúcio evitando a retração
Catetização Repetida: Perda de elasticidade da pele e ereções infrequentes em homens idosos.
Diabéticos não tratados leva a glicose residual na urina causando infecção prepúcio levando a fimose
Balanite: inflamação da glande do pênis
Sintomas da Fimose: Fimose é uma alteração fácil de reconhecer, porque a nota sofredor que é muito difícil para retrair o prepúcio, e quando ele tenta sente dor. Como os sintomas também tem a sensação de tensão e desgaste quando uma ereção ocorre, e dificuldade para urinar. Às vezes, pode aparecer resíduos esbranquiçados na glande, que são devidos à falta de higiene na área, o que faz com que o acúmulo de esmegma, uma secreção que têm ambos os órgãos genitais masculinos e femininos.
Esse acúmulo de esmegma, e também a dificuldade e retenção ao urinar, geralmente como resultado traz infecções secundárias, como balanite, ou infecções do trato urinário. Você também pode desenvolver a inflamação da glande e dor generalizada, especialmente com a relação sexual.
Se o prepúcio não retrai apenas durante a ereção, mas pode ser removido manualmente sem dor ou a resistência não é um caso de fimose. Às vezes o prepúcio tem excesso de pele que faz com que seja para remover lo completamente tem que fazê-lo manualmente, mas não é fimose. Além desses sintomas, são encontrados também:
- Dor prepucial.
- Incapacidade de retrair completamente o prepúcio sobre a glande
- Irritação na pele
- Infecções locais
- Cicatrização do prepúcio e sangramento
- Balonismo do prepúcio durante a micção – uma protuberância pode ser visto na ponta do pênis como urina se acumula sob o prepúcio.
- Dor ao urinar e fluxo urinário fraco: por vezes retenção urinária
- Presença de sangue na urina
- Episódios freqüentes de infecções do trato urinário
- A abertura do meato é pequena
- Tecido na frente do prepúcio é branco e fibrótico
- Se a fimose ocorre devido a BXO, então é grave com estenose meatal e / ou lesões glanulares
- Pus do pênis em caso de balanopostite
- Ereções dolorosas
- Dor durante a relação sexual
Graus de Severidade da Fimose: A severidade da fimose tem 6 graus. Eles são:
- Grau 0 – Full retratibilidade
- Grau 1 – Retração total mas apertado atrás da glande
- Grau 2 – Exposição parcial da glande
- Grau 3 – Retração parcial com meato apenas visível
- Grau 4 – Retração ligeira mas nem o meato nem a glande visíveis
- Grau 5 – Absolutamente nenhuma retração
Como Diagnosticar a Fimose: Um exame físico do pênis e prepúcio deve ser suficiente para diagnosticar um prepúcio apertado. Às vezes, a não retração pode ser devido a um frênulo do pênis curto (uma faixa elástica de tecido que está conectado ao prepúcio e ajuda a contrair sobre a glande). Os médicos podem questionar se o pênis teve lesões ou infecções no passado ou se o prepúcio apertado afetou a atividade sexual.
Outros testes podem ser sugeridos em condições específicas. Exemplos são teste de urina e exame geral de sangue para excluir a infecção e para testar a presença de glicose (açúcar). Um swab da área do prepúcio para verificar a cultura bacteriana também pode ser tomada.
Tratamento da Fimose: Existem dois tipos de tratamentos para a fimose. O primeiro é para casos moderados, e envolve a aplicação de corticosteróides topicamente como um unguento . É aplicado duas vezes por dia no prepúcio e a glande que podem ser descobertos, e é realizado durante as semanas que o médico nos diz, geralmente entre 4 e 8. Os primeiros 7 dias é, sem mais, e a partir da segunda semana, eles vão por retrações leves, lentamente e sem dor, após a aplicação do creme.
A corticoterapia é usado em crianças com mais de 3 anos de idade, ou aquelas crianças cujas fimose tem causado uma infecção que deve ser tratada. A sua utilização não deve exceder o período indicado pelo médico , uma vez que o risco de danificar a área aplicada em que você executa. O médico irá monitorizar a aplicação dos exercícios de creme e de retração, e se não é nenhum progresso ou melhoria, pense na possibilidade de aplicar o segundo tratamento, cirurgia.
A cirurgia é que é fimose circuncisão, que envolve o corte da parte do prepúcio que cobre a glande. Esta é uma intervenção que não requerem hospitalização, e dura 30 a 40 minutos. Após a operação, que é necessária para realizar a cura e limpeza diária, e geralmente em 2 ou 3 semanas, a área deve ser totalmente recuperado . Se os adolescentes e adultos, que é não recomendado sexo até um mês após a intervenção. Não é também uma outra técnica cirúrgica para tratar a fimose chamado prepucioplastia, onde não há necessidade de remover a toda prepúcio, embora o uso de uma técnica ou outra dependerá de cada caso, na opinião do urologista.