Conheça a Fimose, os Sintomas e Tratamentos dessa dolorosa doença. Além disso, a Fimose é a incapacidade de se expor a glande, parte terminal do pênis, pois a pele que a recobre não tem abertura suficiente. Esta condição é comum nos meninos recém-nascidos e tende a desaparecer até os 3 anos de idade ou na puberdade, sem a necessidade de tratamento específico. Como o prepúcio não pode ser retraído, a fimose pode causar dificuldade em urinar, aumentando o risco de infecção urinária, dor nas relações, dificultar a limpeza da região, aumentando o risco de infecções e aumenta o risco de desenvolver uma parafimose.
Causas da Fimose: Geralmente, fimose tem uma causa congênita, no entanto, as crianças e os adultos podem adquirir. Em lactentes geralmente uma consequência do pais, higiene, removido à força do prepúcio, o que torna desenvolvido nos anéis fibrosos e balanoprepucial aderências, que são tecidos que conectam a glande e prepúcio, como o freio, mas que se desenvolvem é anormal. Além disso, outras causas também podem ser:
Falta de Higiene: Retirada vigorosa do prepúcio sobre o pênis da glande. Isto poderia levar a micro teares no orifício prepucial e cicatrizes.
Balanopostites: inflamação do prepúcio junto com glande do pênis.
Balanites Xerotica obliteras (BXO) ou Líquen Escleroso e Atrófico: uma condição da pele que afeta a genitália masculina. Um anel esbranquiçado de tecido indurado é formado perto da ponta do prepúcio evitando a retração.
Catetização Repetida: Perda de elasticidade da pele e ereções infrequentes em homens idosos.
Diabéticos não tratados leva a glicose residual na urina causando infecção prepúcio levando a fimose.
Balanite: inflamação da glande do pênis.
Sintomas da Fimose:
Fimose é uma alteração fácil de reconhecer, porque a nota sofredor que é muito difícil para retrair o prepúcio, e quando ele tenta sente dor. Como os sintomas também tem a sensação de tensão e desgaste quando uma ereção ocorre, e dificuldade para urinar. Às vezes, pode aparecer resíduos esbranquiçados na glande, que são devidos à falta de higiene na área, o que faz com que o acúmulo de esmegma, uma secreção que têm ambos os órgãos genitais masculinos e femininos.
Esse acúmulo de esmegma, e também a dificuldade e retenção ao urinar, geralmente como resultado traz infecções secundárias, como balanite, ou infecções do trato urinário. Você também pode desenvolver a inflamação da glande e dor generalizada, especialmente com a relação sexual.
Se o prepúcio não retrai apenas durante a ereção, mas pode ser removido manualmente sem dor ou a resistência não é um caso de fimose. Às vezes o prepúcio tem excesso de pele que faz com que seja para remover lo completamente tem que fazê-lo manualmente, mas não é fimose. Além desses sintomas, são encontrados também:
- Dor prepucial.
- Incapacidade de retrair completamente o prepúcio sobre a glande.
- Irritação na pele.
- Infecções locais.
- Cicatrização do prepúcio e sangramento.
- Balonismo do prepúcio durante a micção, uma protuberância pode ser visto na ponta do pênis como urina se acumula sob o prepúcio.
- Dor ao urinar e fluxo urinário fraco: por vezes retenção urinária.
- Presença de sangue na urina.
- Episódios freqüentes de infecções do trato urinário.
- A abertura do meato é pequena.
- Tecido na frente do prepúcio é branco e fibrótico.
- Se a fimose ocorre devido a BXO, então é grave com estenose meatal e/ou lesões glanulares.
- Pus do pênis em caso de balanopostite.
- Ereções dolorosas.
- Dor durante a relação sexual.
Tratamento da Fimose:
Para o tratamento da fimose podem ser utilizadas pomadas à base de corticoides que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas facilitando que a pele deslize sobre a glande. Além disso, pode também ser necessário fazer uma cirurgia para fimose chamada de postectomia.
A fimose tem cura e nem sempre é necessário recorrer a tratamentos específicos e, por isso, o médico deverá avaliar a situação, já que ela pode ser naturalmente solucionada até os 3 ou 4 anos da criança.
Como Prevenir a Fimose:
Quando a fimose surge no nascimento, não é possível prevenir, mas ao longo da vida é muito importante fazer a higiene correta do pênis todos os dias com água e sabão neutro, limpando toda a região sob a pele para que não acumule sujeiras e secreções, virando uma fimose. Além disso, para evitar agravar o problema é importante aumentar a frequência de limpeza do local e ir ao médico para iniciar o tratamento.
Obs: Quando não tratada, a fimose pode causar complicações como infecções urinárias frequentes, infecções no pênis, aumento das chances de contágio com doenças sexualmente transmissíveis, dor e sangramento durante o contato íntimo e aumento do risco de câncer de pênis.