O fluoreto é um mineral provavelmente mais conhecido por prevenção da cárie dentária, pois ajuda a endurecer o esmalte dos dentes.
O flúor estimula a formação de novo osso ao longo do ciclo de vida, oferecendo alguma proteção contra o desenvolvimento de osteoporose.
O que é fluoreto?
O flúor é um mineral em seus ossos e dentes. O flúor é usado na odontologia para fortalecer o esmalte dos dentes.
Ele ajuda a prevenir cáries. Também é adicionado em pequenas quantidades ao abastecimento público de água em alguns países. Este processo é chamado de fluoretação da água.
Para que serve o fluoreto?
O flúor é usado principalmente para melhorar a saúde bucal. Às vezes, você pode encontrá-lo no abastecimento de água local e em muitos produtos do mercado, como:
- pasta de dentes
- enxaguantes bucais
- suplementos
Se você tem a tendência a ter muitas cáries, seu dentista pode sugerir o uso de um enxágue bucal prescrito com flúor. Esses enxaguantes geralmente têm uma concentração mais alta de flúor.
Benefícios do fluoreto para saúde
O flúor é benéfico para os dentes porque ajuda a:
- reconstruir (remineralizar) o esmalte dentário enfraquecido
- retardar a perda de minerais do esmalte dos dentes
- reverter os primeiros sinais de cárie dentária
- prevenir o crescimento de bactérias orais nocivas
Melhores fontes de fluoreto
Poucos alimentos contêm flúor. As exceções são a água fluoretada, bebidas e fórmulas infantis feitos com água fluoretada, e alguns peixes marinhos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Deficiência
Ingestão de flúor inadequados resultar em um aumento do risco de cárie dentária. Os sintomas podem incluir caroços visíveis ou buracos nos dentes e dores de dente.
Bebês e crianças que vivem em áreas com água não fluoretada pode estar em risco para a deficiência de flúor. Neste caso e recomendado suplementos de flúor para estas crianças.
Excesso de fluoreto
O flúor é tóxico quando consumido em quantidades excessivas. Grandes doses consumidas de uma só vez pode resultar em náusea, dor abdominal e vômitos.
Excesso de ingestão de flúor a longo prazo pode resultar em fluorose, dos quais existem dois tipos: fluorose esmalte ou leve a fluorose esquelética extremo.
Esmalte fluorose é caracterizada por manchas marrons e corrosão dos dentes em crianças e é o resultado de excesso de flúor antes da erupção dos primeiros dentes permanentes.
Leve a fluorose esquelética extremo é raro, apenas cinco casos foram confirmados desde meados da década de 1960.
Esta condição pode começar com dor e rigidez das articulações em sua forma leve e se desenvolve em calcificação paralisante de ligamentos, perda de massa muscular, problemas neurológicos, imobilidade e possivelmente osteoporose.
Se o seu abastecimento de água da comunidade é fluoretada, você pode se perguntar é-seguro? Críticos afirmam água fluoretada não é seguro, pode causar câncer e é ineficaz na prevenção da cárie dentária.
No entanto, uma análise crítica da ciência realizada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em 2001 e aprovado pela American Dental Association concluiu: “Quando utilizado de forma adequada, o flúor é um agente seguro e eficaz que pode ser usado para prevenir e controle da cárie dentária.
O flúor tem contribuído profundamente para a melhoria da saúde bucal das pessoas. Para garantir ganhos adicionais em saúde bucal, fluoretação da água deve ser estendida a outras comunidades, e creme dental com flúor deve ser usado amplamente.