Fluoxetina – Para que Serve, Dosagem e Efeitos Colaterais que todos devemos saber. Além disso, a fluoxetina é um antidepressivo seletivo de inibidores da recaptação da serotonina (ISRS). A fluoxetina afeta substâncias químicas no cérebro que podem estar desequilibradas em pessoas com depressão, pânico, ansiedade ou sintomas obsessivos compulsivos. A fluoxetina é usada para tratar distúrbios depressivos maiores, bulimia nervosa (transtorno alimentar), transtorno obsessivo-compulsivo , transtorno de pânico e distúrbio disfórico pré-menstrual (PMDD).
A fluoxetina às vezes é usada em conjunto com outra medicação chamada olanzapina (Zyprexa) para tratar a depressão maníaca causada pelo transtorno bipolar. Esta combinação também é usada para tratar a depressão após pelo menos 2 outros medicamentos terem sido testados sem tratamento bem sucedido dos sintomas.
Informação Importante: Você não deve usar fluoxetina se você também tomar pimozide ou tioridazina, ou se você está sendo tratado com injeção de azul de metileno. Não use fluoxetina se você usou um inibidor de MAO nos últimos 14 dias, como isocarboxazid, linezolid, injeção de azul de metileno, fenelzina, rasagilina, selegilina ou tranilcipromina. Você deve esperar pelo menos 14 dias depois de parar um inibidor de MAO antes de tomar fluoxetina. Você deve esperar 5 semanas depois de parar a fluoxetina antes de tomar Tioridazina ou MAOI.
Alguns jovens têm pensamentos sobre o suicídio quando tomam um antidepressivo pela primeira vez. Fique atento às mudanças no seu humor ou sintomas. Informe quaisquer sintomas novos ou piora para o seu médico, tais como: mudanças de humor ou comportamento, ansiedade, ataques de pânico, problemas para dormir ou se você sente impulsivo, irritável, agitado, hostil, agressivo, inquieto, hiperativo (mental ou fisicamente), mais Deprimido, ou tenha pensamentos sobre o suicídio ou se machucar.
Antes de Tomar Este Medicamento: Não use fluoxetina se você tomou um inibidor de MAO nos últimos 14 dias. Poderia ocorrer uma interação de drogas perigosas. Os inibidores de MAO incluem isocarboxazid, linezolid, phenelzine, rasagiline, selegiline e tranylcypromine. Você deve esperar pelo menos 14 dias depois de parar um inibidor de MAO antes de tomar fluoxetina. Você deve esperar 5 semanas depois de parar a fluoxetina antes de tomar Tioridazina ou MAOI.
Você não deve usar fluoxetina se você é alérgico a ela, se você também toma pimozide ou tioridazina, ou se você está sendo tratado com injeção de azul de metileno. Informe o seu médico sobre todos os outros antidepressivos que você toma, especialmente Celexa, Cymbalta, Desyrel, Effexor, Lexapro, Luvox, Oleptro, Paxil, Pexeva, Sym byax, Viibryd ou Zoloft.
Alguns medicamentos podem interagir com a fluoxetina e causar uma condição grave chamada síndrome da serotonina. Certifique-se de que seu médico conhece todos os outros medicamentos que você usa. Pergunte ao seu médico antes de fazer qualquer alteração em como ou quando você toma seus medicamentos.
Para garantir que a fluoxetina seja segura para você, informe o seu médico se você tiver:
- Cirrose do fígado;
- Doença renal;
- Diabetes;
- Glaucoma de ângulo estreito;
- Convulsões ou epilepsia;
- Transtorno bipolar (depressão maníaca);
- Uma história de abuso de drogas ou pensamentos suicidas; ou
- Se você está sendo tratado com terapia eletroconvulsiva (ECT).
Alguns jovens têm pensamentos sobre o suicídio quando tomam um antidepressivo pela primeira vez. Seu médico deve verificar seu progresso em visitas regulares. Sua família ou outros cuidadores também devem estar atentos às mudanças em seu humor ou sintomas.
Fazer exame de um antidepressivo de SSRI durante a gravidez pode causar problemas pulmonares sérios ou outras complicações no bebê. No entanto, você pode ter uma recaída de depressão se você parar de tomar seu antidepressivo. Informe seu médico imediatamente se engravidar. Não comece ou pare de tomar fluoxetina durante a gravidez sem o conselho do seu médico.
Fluoxetina pode passar para o leite materno e pode prejudicar um bebê que está amamentando. Informe o seu médico se está a amamentar um bebê. A fluoxetina não é aprovada para uso de pessoas menores de 18 anos.
Como Tomar Fluoxetina: Tome fluoxetina exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções em seu rótulo de prescrição. O seu médico ocasionalmente pode alterar a sua dose. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais do que o recomendado. Não esmague, mastigue, quebre ou abra uma cápsula de libertação retardada. Engula-o inteiro.
Medir o medicamento líquido com a seringa doseadora fornecida, ou com uma colher de medição de dose ou copo de medicamento especial. Se você não possui um dispositivo de medição de dose, pergunte ao seu farmacêutico por um. Para tratar o transtorno disfórico pré-menstrual, a dose usual de fluoxetina é uma vez por dia enquanto você está tendo seu período ou 14 dias antes de esperar que seu período comece. Siga as instruções do seu médico.
Pode levar até 4 semanas antes de seus sintomas melhorarem. Continue usando a medicação como indicado e informe seu médico se seus sintomas não melhoram. Não pare de usar fluoxetina de repente, ou você poderia ter sintomas de abstinência desagradáveis. Pergunte ao seu médico como parar com segurança de usar fluoxetina. Armazene a temperatura ambiente longe da umidade e do calor.
O que Acontece se Perder Uma Dose: Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose perdida se for quase a hora da próxima dose agendada. Não tome medicamentos extras para compensar a dose perdida.
Se você perder uma dose de Prozac Weekly, tome a dose logo que se lembrar e tome a próxima dose 7 dias depois. No entanto, se é quase a hora da próxima dose semanal regularmente agendada, ignore a dose perdida e tome a próxima como indicado. Não tome medicamentos extras para compensar a dose perdida.
O que Fazer se Acontecer Overdose: Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda pelo telefone 192.
O que se Deve Evitar Enquanto Toma Fluoxetina: Beber álcool pode aumentar certos efeitos colaterais da fluoxetina. Pergunte ao seu médico antes de tomar um anti-inflamatório não esteroide (AINE) para dor, artrite, febre ou inchaço. Isso inclui aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Aleve), celecoxib (Celebrex), diclofenaco, indometacina, meloxicam e outros. Usar um AINE com fluoxetina pode causar hemorragia ou sangramento facilmente.
Este medicamento pode prejudicar seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirigir ou fazer qualquer coisa que exija que você esteja alerta.
Efeitos Colaterais da Fluoxetina: Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à fluoxetina: erupção cutânea ou urticária; dificuldade ao respirar; Inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Informe quaisquer sintomas novos ou piora para o seu médico, tais como: mudanças de humor ou comportamento, ansiedade, ataques de pânico, problemas para dormir ou se você sente impulsivo, irritável, agitado, hostil, agressivo, inquieto, hiperativo (mental ou fisicamente), mais deprimido, ou tenha pensamentos sobre o suicídio ou se machucar.
Ligue imediatamente ao seu médico se você tiver:
- Visão turva, visão em túnel, dor nos olhos ou inchaço, ou ver halos em torno das luzes;
- Altos níveis de serotonina no corpo: Agitação, alucinações, febre, freqüência cardíaca rápida, reflexos hiperativos, náuseas, vômitos, diarreia, perda de coordenação, desmaie-se;
- Baixos níveis de sódio no organismo: Dor de cabeça, confusão, fala arruada, fraqueza grave, vômitos, perda de coordenação, sensação de instabilidade;
- Reação severa do sistema nervoso: músculos muito rígidos (rígidos), febre alta, transpiração, confusão, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, tremores, sensação de que você pode desmaiar;
- Reação severa na pele – febre, dor de garganta, inchaço no rosto ou na língua, queima nos olhos, dor na pele, seguida de uma erupção cutânea vermelha ou púrpura que se espalha (especialmente no rosto ou na parte superior do corpo) e provoca bolhas e descamação.
Efeitos Colaterais Comuns da Fluoxetina Podem Incluir:
- Problemas de sono (insônia), sonhos estranhos;
- Dor de cabeça, tonturas, alterações da visão;
- Tremores ou tremores, sensação de ansiedade ou nervosismo;
- Dor, fraqueza, bocejo, sensação de cansaço;
- Mal humor, perda de apetite, náuseas, vômitos, diarreia;
- Boca seca, transpiração, ondas de calor;
- Mudanças de peso ou apetite;
- Nariz entupido, dor sinusal, dor de garganta, sintomas de gripe;
- Diminuição do desejo sexual, impotência ou dificuldade em ter um orgasmo.
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento sobre efeitos colaterais. Você pode denunciar efeitos colaterais à FDA em 1-800-FDA-1088.
Informação de Dosagem de Fluoxetina:
Adulto habitual Dose de fluoxetina para bulimia:
Formulações orais de libertação imediata:
Dose recomendada: 60 mg por via oral uma vez ao dia
Comentários: Alguns pacientes podem precisar ser iniciados com uma dose menor e titulados durante vários dias até a dose recomendada:
Doses diárias superiores a 60 mg não foram sistematicamente Estudou para o tratamento de uso de bulimia: tratamento agudo e de manutenção de comportamentos de compulsão alimentar e vômitos em bulimia nervosa moderada a grave.
Adulto habitual Dose de Fluoxetina para Depressão:
De libertação imediata formulações orais:
Dose inicial: 20 mg por via oral uma vez por dia, aumentaram após várias semanas se insuficiente melhoria clínica é observado
Dose de manutenção: 20 a 60 mg por via oral por dia
Dose máxima: 80 mg por via oral por dia
cápsulas orais de libertação retardada:
Inicial Dose: 90 mg por via oral uma vez por semana, começou 7 dias após a última dose diária de formulações de 20 mg de fluoxetina de liberação imediata.
Comentários: Dose acima de 20 mg por dia pode ser administrado em doses divididas, de manhã e ao meio-dia. O efeito total pode ser adiado até após pelo menos 4 semanas de tratamento.
Se uma resposta satisfatória com a fluoxetina oral uma vez por semana não for Mantido, Uma mudança para a administração diária de fluoxetina usando as formulações orais de liberação imediata deve ser considerada. Os episódios cardíacos do transtorno depressivo maior requerem vários meses ou mais de terapia farmacológica sustentada.
Se a dose necessária para induzir a remissão é a mesma que a dose necessária para manter e / ou sustentar a eutimia é desconhecida.
Uso: Tratamento Agudo e de Manutenção do Transtorno Depressivo Maior (MDD)
Dose Habitual de Adultos Para Transtorno Obsessivo Compulsivo:
Formulações orais de libertação imediata:
Dose inicial: 20 mg por via oral, uma vez ao dia, aumentou após várias semanas se for observada uma melhora clínica insuficiente.
Dose de manutenção: 20 a 60 mg por via oral por dia.
Dose máxima: 80 mg por via oral.
Comentários: Dose acima de 20 mg por dia pode ser administrada em doses divididas, de manhã e ao meio-dia.
O efeito total pode ser adiado até depois de Pelo menos 5 semanas de tratamento
Uso: Tratamento Agudo e de Manutenção de Obsessões e Compulsões em Pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
Dose Usual Para Adultos de Fluoxetina Para Transtorno de Pânico:
Formulações orais de libertação imediata:
Dose inicial: 10 mg por via oral, uma vez ao dia, aumentou após uma semana a 20 mg por via oral, uma vez por dia.
Dose de manutenção: 20 a 60 mg por via oral por dia.
Dose máxima: 60 mg por via oral.
Comentários: Dose acima 20 mg por dia podem ser administrados em doses divididas, de manhã e ao meio-dia. Um aumento da dose pode ser considerado após várias semanas se não for observada melhora clínica. Doses superiores a 60 mg por dia não foram sistematicamente estudados para o tratamento do uso do transtorno do pânico: tratamento agudo do transtorno do pânico
Dose Habitual de Adultos Para Transtorno Disfórico Pré-Menstrual:
Formulações orais de libertação imediata:
Dose inicial: Regime contínuo: 20 mg por via oral, uma vez por dia, todos os dias do ciclo menstrual.
Cíclico: 20 mg por via oral, uma vez por dia, começando 14 dias antes do início antecipado da menstruação até o primeiro dia completo De menstruação e repetida com cada novo ciclo.
Dose de manutenção: 20 a 60 mg por dia para os regimes contínuos ou intermitentes.
Dose máxima: 80 mg por via oral por dia.
Duração: a dosagem diária de 20 mg demonstrou ser efetiva até 6 Meses de tratamento
Comentários: Uma dose diária de 60 mg não mostrou ser significativamente mais eficaz do que 20 mg por dia.
As doses diárias superiores a 60 mg não foram sistematicamente estudadas em pacientes com esta condição
Dose Pediátrica Usual de Fluoxetina Para Depressão:
Formulações orais de libertação imediata:
8 a 18 anos:
Dose inicial: 10 a 20 mg por via oral, uma vez por dia; A dose diária de 10 mg pode ser aumentada após uma semana a 20 mg por via oral, uma vez por dia
Menores em peso:
dose inicial: 10 mg por via oral, uma vez ao dia, aumentou para 20 mg por via oral uma vez ao dia após várias semanas, se for observada uma melhora clínica insuficiente
Manutenção Dose: 10 a 20 mg por via oral, uma vez por dia.
Comentários: O efeito total pode atrasar-se até ao menos 4 semanas de tratamento. Os riscos potenciais em relação à necessidade clínica devem ser avaliados antes de usar este medicamento em crianças e adolescentes.
Uso: Agudo e Tratamento de manutenção do transtorno depressivo maior (MDD)
Dose Pediátrica Usual de Fluoxetina Para Transtorno Obsessivo-Compulsivo:
7 a 18 anos:
formulações orais de libertação imediata:
adolescentes e crianças com peso superior:
dose inicial: 10 mg por via oral, uma vez por dia, aumentada para 20 mg por via oral uma vez por dia após 2 semanas.
Dose de manutenção: 20 a 60 mg por via oral por dia.
Dose máxima : 60 mg por via oral por dia
Menores em Peso:
dose inicial: 10 mg por via oral, uma vez por dia, aumentou após várias semanas se for observada uma melhora clínica insuficiente.
Dose de manutenção: 20 a 30 mg por via oral uma vez ao dia.
Dose máxima: 60 mg por via oral.
Comentários: Aumentos adicionais da dose podem ser considerados após várias semanas se a melhora clínica for insuficiente. Dose acima de 20 mg por dia pode ser administrada em doses divididas, de manhã e ao meio-dia. Em crianças de menor peso, há experiência mínima com doses superiores a 20 mg por dia e nenhuma com doses superiores a 60 mg por dia.
O efeito total pode ser adiado até ao menos 5 semanas de tratamento. Os riscos potenciais em relação à necessidade clínica devem ser avaliados antes de usar este medicamento em crianças e adolescentes.
Uso: tratamento agudo e de manutenção de obsessões e compulsões em pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo. E nenhum com doses superiores a 60 mg por dia – O efeito total pode ser adiado até após pelo menos 5 semanas de tratamento – Os riscos potenciais em relação à necessidade clínica devem ser avaliados antes de usar este medicamento em crianças e adolescentes
Uso: tratamento agudo e de manutenção de obsessões e compulsões em pacientes com Transtorno Obsessivo Compulsivo. E nenhum com doses superiores a 60 mg por dia – O efeito total pode ser adiado até após pelo menos 5 semanas de tratamento – Os riscos potenciais em relação à necessidade clínica devem ser avaliados antes de usar este medicamento em crianças e adolescentes
Uso: tratamento agudo e de manutenção De obsessões e compulsões em pacientes com Transtorno Obsessivo Compulsivo
Outras Drogas que Afetarão a Fluoxetina: Tomar fluoxetina com outras drogas que o fazem dormir ou retardar sua respiração pode causar efeitos colaterais perigosos ou a morte. Pergunte ao seu médico antes de tomar uma pílula para dormir, medicamentos contra a dor narcótica, remédio para a tosse, um relaxante muscular ou medicamentos para ansiedade, depressão ou convulsões.
Muitas drogas podem interagir com fluoxetina. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer um que comece ou pare de usar, especialmente:
- Qualquer outro antidepressivo;
- Erva de São João;
- Triptofano (às vezes chamado de L-triptofano);
- Um diluidor de sangue – warfarina, Coumadin, Jantoven;
- Medicamentos para tratar ansiedade, distúrbios do humor, distúrbios do pensamento ou doença mental – amitriptilina, buspirona, desipramina, lítio, nortriptilina e muitos outros;
- Medicamentos para tratar TDAH ou narcolepsia – Adderall, Concerta, Ritalin, Vyvanse, Zenzedi e outros;
- Medicamento para dor de cabeça de enxaqueca – rizatriptano, sumatriptano, zolmitriptano e outros; ou
- Medicamento contra a dor narcótica – fentanil, tramadol.
Esta lista não está completa e muitas outras drogas podem interagir com a fluoxetina. Isso inclui medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos à base de plantas. Dê uma lista de todos os seus medicamentos a qualquer profissional de saúde que o trate.