A flurona é a dupla infecção por influenza e coronavírus, a contaminação é constatada quando os dois testes para gripe e para covid-19 dão positivo.
A gripe e o Covid-19 são doenças respiratórias e podem causar sintomas semelhantes como coriza, tosse, dor de garganta, febre, dor de cabeça e fadiga, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ambos são transmitidos por meio de gotículas e aerossóis quando uma pessoa infectada respira, fala, tosse ou espirra. ((https://butantan.gov.br/noticias/saiba-como-diferenciar-os-sintomas-da-gripe-e-da-covid-19-em-meio-ao-surto-e-a-pandemia))
Como ocorre a transmissão da flurona?
Além disso, a transmissão da gripe A (H3N2) e da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas.
No entanto, a transmissão pode ocorrer por meio de
– Espirros;
– Catarro;
– Tosse;
– Contato pessoal próximo;
– Apertos de mão;
– Contato com objetos contaminados;
Prevenção de flurona:
Existem varias formas de se prevenir o contágio e proliferação da flurona:
– Vacinação contra Covid-19 e Influenza;
– Uso de máscara;
– Uso de álcool gel;
– Lavagem das mãos com água e sabão;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos pessoais;
– Ventilar ambientes;
– Evitar aglomerações e espaços fechados;
Sintomas de flurona:
Os principais sinais e sintomas de flurona são febre, tosse, respiração rápida e curta, falta de ar, dor muscular, dor de cabeça, dor ao engolir e nariz entupido.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Além disso, na presença desses sinais e sintomas, é importante consultar um clínico geral, para que sejam feitos exames necessários para que possa verificar se os sintomas são indicativos são COVID-19, influenza ou “flurona“. ((https://www.arcos.mg.gov.br/noticia/flurona-arcos-registra-o-seu-primeiro-caso-de-coinfeccao-simultanea-de-covid-19-e-influenza))
O que fazer em caso de suspeita de flurona:
Em caso de suspeita de flurona é recomendado que a pessoa fique em isolamento por até 14 dias, ou de acordo com a orientação do médico, para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas.
Nos casos mais leves, o médico pode recomendar que a pessoa fique de repouso, beba bastante líquidos e tenha uma alimentação leve, podendo ser também recomendado o uso de medicamentos para aliviar os sintomas.
Por outro lado, nos casos mais graves, o médico pode recomendar tratamento com medicamentos mais específicos, incluindo antivirais, para promover a recuperação mais rápida.
Além disso, também é importante fazer uso de máscaras faciais, higienizar e lavar as mãos com frequência e evitar ambientes com maior concentração de pessoas e pouca circulação de ar.
Exames que confirmam o diagnóstico de flurona:
Para confirmar o flurona, ou seja, a infecção simultânea de COVID-19 e gripe, é importante fazer exames laboratoriais que permitam identificar a presença, ou não, desses vírus no organismo.
Um dos exames mais utilizados é a coleta de secreção nasofaringe, é analisada em laboratório através de técnicas como o PCR, para identificar a presença dos vírus.
Em alguns casos, o médico pode até pedir um exame de “painel viral” em que a amostra de secreção nasofaringe é testada ao mesmo tempo para vários tipos de vírus.
Também podem ser realizados exames de sangue, para identificar alterações que sejam indicativas de infecção, como aumento da proteína C reativa, D-dímero, interleucina-6 e de leucócitos, assim como diminuição da quantidade de linfócitos circulantes.
Além disso, dependendo da intensidade dos sintomas, o médico pode também solicitar a realização de exames de imagem, principalmente o raio X de tórax.
O que significa coinfecção e codetecção?
A codetecção corresponde à detecção no mesmo exame de mais de uma agente infeccioso.
no entanto essa identificação não necessariamente indica que a pessoa vai apresentar sinais e sintomas das doenças causadas por esses agentes infecciosos.
Por outro lado, a coinfecção é quando a pessoa apresentar sinais e sintomas de mais de uma doença ao mesmo tempo, havendo também a detecção no exame de mais de um agente infeccioso.