Esse regime flexível oferece uma proposta diferente para perder peso sem passar fome e o contador de calorias típico a que estamos acostumados. A dieta flexível é uma maneira de acompanhar a quantidade de macronutrientes que ingerimos durante o dia, com a intenção de otimizar seu consumo para perder peso ou mantê-lo.
O que são macronutrientes?
Eles são os três principais grupos de alimentos: carboidratos, proteínas e gorduras. Cada um contém dois grupos de micronutrientes: vitaminas e minerais.
Esse regime é chamado de “flexível” porque, embora dê prioridade a alimentos mais saudáveis, as especificações variam de acordo com o peso, idade e sexo das pessoas que o praticam, dependendo de suas necessidades.
Aqui estão sete dicas para você perder peso sem passar fome de maneira segura e informada e alcançar seus objetivos.
Como perder peso sem passar fome?
1. Evite passar muitas horas sem comer:
Se passamos muito tempo sem comer, nosso corpo aumenta o nível de hormônios como a grelina, que nos chama a escolher os alimentos mais agradáveis, que eliminam o estresse e fornecem muitas calorias fáceis de assimilar.
É assim que acabamos varrendo doces, lanches não saudáveis, frios e outros. Para otimizar uma dieta flexível, é aconselhável planejar as horas de cada refeição e dividir nossa dieta, para evitar longas horas de jejum.
2. Planeje suas refeições para perder peso sem passar fome:
Planejar refeições para o dia, ou mesmo para a semana, é uma das melhores maneiras de evitar a tentação de comer fora ou comprar lanches não saudáveis. Ao planejar nossas refeições com horas e dias de antecedência, eliminamos a incerteza e canalizamos nossas energias para refeições saudáveis e programadas.
3. Apetite vs fome:
É importante reconhecer a diferença entre apetite e fome para entender melhor as razões pelas quais caímos em padrões alimentares prejudiciais.
A fome é a resposta natural do corpo à falta de combustível, enquanto o apetite aparece como se fosse por um capricho e pode atacá-lo a qualquer momento, por mais satisfeito que esteja. É melhor entender quando estamos com fome e quando tenho vontade de diferenciar o que comemos por necessidade e o que comemos por puro sabor.
Você precisa minimizar as refeições pelo apetite (sem eliminá-las completamente) e priorizar a satisfação das necessidades fisiológicas.
4. Não sofra com dieta:
Se você quiser comer algo que não é muito saudável, como um sorvete ou um lanche açucarado, pode comprá-lo de vez em quando. Compre apenas uma unidade do que você deseja comer e escolha-a para que seja exatamente o que você deseja.
Depois, sente-se e prove com calma, prove bem. Ao comer devagar, seremos capazes de suprir essa necessidade de ingerir o “algo” que nos falta e nos faz sentir ansiosos.
5. Crie seu ambiente seguro:
Um ambiente seguro é um conjunto de condições de vida que favorecem a prática de uma alimentação saudável e, na maioria das vezes, livre das tentações que você sabe que arruinarão seu ritmo saudável.
Por exemplo, se você sabe que a batata frita é a maior das suas fraquezas, retire-a da sua casa sempre que possível. Você não ganha nada com um saco de batatas fritas que sabe que não deve comer regularmente.Sua casa deve estar cheia de alimentos saudáveis e nutritivos que você sabe que são bons para você.
6. Exercite-se regularmente para perder peso sem passar fome:
Este ponto não pode ser desperdiçado. O exercício é fundamental para manter um corpo e uma mente saudáveis. Reduz os níveis de estresse e ajuda a perder calorias.
O exercício pode equilibrar nosso apetite e evitar aqueles episódios em que queremos comer demais, mas também protege nossa saúde cardiovascular e nos faz sentir mais confiantes com nosso corpo.
7. Controle suas porções:
Assim como devemos controlar a ingestão de alimentos não saudáveis, também devemos controlar a ingestão de alimentos saudáveis. Não importa o que você come, se você exagerar, seu corpo pagará as consequências.
Devemos estar cientes de quantas porções comemos em cada refeição. Os seres humanos tendem a querer comer o que temos pela frente, então uma maneira de regular a ingestão é usar pequenos pratos e servir a quantidade certa.
Finalmente, lembre-se de que é importante mastigar cada mordida várias vezes, comer devagar e evitar distrações enquanto come. Por estarmos totalmente presentes no momento, estaremos mais conscientes de quanto comemos, o que favorecerá a saciedade.