Existem diferentes formas de como usar a cúrcuma, o que é importante, pois este tempero é benéfico para a saúde geral do corpo. Ela é uma planta perene da família do gengibre e seu ingrediente mais notável é a curcumina, um dos antioxidantes mais poderosos e compostos anti-inflamatórios encontrados nos alimentos.
Embora este tempero seja comumente encontrado em forma de pó e seja de tom laranja, existem muitas outras maneiras de adicionar este tempero em seu dia a dia. Você também pode usar como erva medicinal. Isso porque ela possui uma quantidade significativa de ferro, cobre, potássio, fibras, mangânes e vitamina b6.
Como usar a cúrcuma?
Caso esteja procurando novas formas de como usar a cúrcuma, experimente este tempero na forma de raiz, ou como um pó, suplemento ou chá. Embora a concentração possa ser diferente, a maioria dos efeitos benéficos será semelhante.
Formas de como usar a cúrcuma:
1. Raiz de cúrcuma:
Esta forma de como usar a cúrcuma pode ser utilizada de uma forma mais flexível em muitas refeições, seja em forma raspada ou picada, tanto pelo sabor quanto pelo valor nutritivo.
2. Pó de cúrcuma:
Esta é uma das formas de como usar a cúrcuma, e este pó é usado como uma especiaria para sopas e guisados, proporcionando um sabor picante, bem como um impulso saudável para qualquer refeição.
3. Suplemento de cúrcuma:
Devido ao impacto significativo que esta especiaria tem em no sistema, muitas pessoas escolhem por usar os suplementos concentrados, que estão disponíveis na maioria das lojas de alimentos naturais e saudáveis.
4. Chá:
Esta é mais um das formas de como usar a cúrcuma Você pode usar o pó ou raiz para preparar um chá poderoso e saboroso. Para pessoas com problemas gastrointestinais, respiratórios ou inflamatórios, esta é uma adição muito popular para combater estas condições.
5. Tintura:
Esta é uma forma altamente concentrada de cúrcuma que normalmente é administrada na boca ou misturada com água. Esta tintura é feita pela imersão em álcool e, portanto, deve ser usada com moderação.
Efeitos colaterais da cúrcuma:
Existem alguns efeitos colaterais caso seja consumido em quantidade excessiva, como um risco maior de cálculos renais, problemas digestivos e reações alérgicas. Quando consumido com moderação, no entanto, a cúrcuma raramente tem efeitos colaterais.