Fratura Óssea – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Fratura Óssea é a perda da continuidade de um osso, que o divide em dois ou mais fragmentos. As Fraturas Ósseas são acontecimentos muito frequentes.
Embora haja várias causas acidentais de fraturas, cerca de 40% das fraturas acontecem no ambiente doméstico. Algumas fraturas são tão simples que nem chegam a ser percebidas ou resolvem-se espontaneamente, mas outras podem ser tão graves que acarretam risco de morte.
Fraturas podem ocorrer aleatoriamente a todas as pessoas, mas há uma maior incidência em certos grupos específicos, tal como em mulheres após a menopausa, devido à osteoporose (diminuição da densidade do osso pela menor produção de hormônios estrogênicos) e em idosos, devido ao maior número de quedas e à fragilidade óssea e muscular.
Causas da Fratura Óssea: Você pode desenvolver Fratura Óssea quando seu osso ou ossos é/são afetados com maior pressão ou força do que pode suportar. Esta força geralmente ocorre de repente ou é muito intensa. A força da força determina a gravidade da fratura.
Algumas causas comuns de Fratura Óssea incluem:
- Quedas;
- Ataques diretos ao seu corpo;
- Eventos traumáticos, como acidentes de carro ou ferimentos de bala;
- Lesões de esportes.
Sintomas da Fratura Óssea: A maioria das Fraturas Ósseas são acompanhadas por dor intensa quando ocorre a lesão inicial. Pode piorar quando se move ou algo toca na área lesada. Em alguns casos, você pode passar da dor. Você também pode se sentir tonto ou gelado por choque.
Outros sintomas potenciais de Fratura Óssea incluem:
- Um som instantâneo ou de moagem quando ocorre a lesão;
- Inchaço, vermelhidão e hematomas na área ferida;
- Dificuldade em suportar o peso na área lesada;
- Deformidade visível na área lesada;
Em alguns casos, você pode ver ossos quebrados cutucando sua pele.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Tratamentos da Fratura Óssea: Se você for diagnosticado com Fratura Óssea, o plano de tratamento dependerá do seu tipo e localização.
Em geral, seu médico tentará colocar as peças de osso quebradas em suas posições adequadas e estabilizá-las à medida que elas se curam. É importante manter os fragmentos de osso quebrados imobilizados até serem consertados. Durante o processo de cicatrização, o osso novo se formará ao redor das bordas das peças quebradas. Se eles estão devidamente alinhados e estabilizados, o osso novo acabará por conectar as peças.
Seu médico pode usar um elenco para estabilizar seu osso quebrado. Seu elenco provavelmente será feito de gesso ou fibra de vidro. Isso ajudará a manter a área ferida estabilizada e evitar que as peças de osso quebradas se movam enquanto elas se curam.
Em casos raros, você pode precisar de tração para estabilizar a área lesada. A tração alonga os músculos e os tendões ao redor do osso. O seu médico irá administrá-lo usando um sistema de polias e pesos posicionados em uma armação de metal sobre sua cama. Este sistema produzirá um movimento suave que seu médico pode usar para estabilizar a área lesada.
Para fraturas mais complexas ou compostas, você pode precisará de cirurgia. Seu médico pode usar redução aberta e fixação interna ou fixação externa para evitar que seus ossos se movam.
Em redução aberta e fixação interna, seu médico primeiro reposicionará ou “reduzirá” os pedaços de osso quebrado em seu alinhamento normal. Então, eles se conectarão ou “corrigirão” o osso quebrado. Isso ocorre usando parafusos, placas de metal ou ambos. Em alguns casos, seu médico pode inserir hastes através do centro do seu osso.
Na fixação externa, seu médico colocará pinos ou parafusos no seu osso acima e abaixo do local da fratura. Eles conectarão esses pinos ou parafusos a uma barra estabilizadora de metal posicionada no exterior da sua pele. A barra irá segurar seu osso no lugar até que ele esteja curado.