Frieira – O que é, Causas e Sintomas. A dermatofitose dos pés, conhecida também como Frieira ou pé de atleta, é a micose de pele mais comum no mundo. A frieira é uma infecção por fungos, que ataca preferencialmente a sola e os espaços entre os dedos dos pés. A Frieira também chamada de pé-de-atleta (Frieira no pé) ou Dermatofitose é causada infecção causada pelo fungo Tricophyton. As frieiras mais comuns encontram-se nas seguintes partes do corpo:
- Pode ser Frieira nos pés.
- Pode ser Frieira nas mãos.
- Pode ser Frieira na virilha.
- Pode ser Frieira nas unhas.
A Frieira pode ser transmitida através do contato com objetos contaminados,terra molhada com resíduos infeccionáveis, piscinas, ou vestuários de academias entre outras. Um tratamento imediato é essencial para as frieiras, pois podem expandir se para varias partes do corpo como por exemplo, pés,mãos, e unhas.80% das pessoas pelo menos uma vez já tiveram Frieira nos pés ou nas unhas.
Sintomas da Freira: Podem causar comichão, manchas vermelhas, inchaço e formação de bolhas nas extremidades dos pés, dedos das mãos,ou virilha. O acometimento interdigital é a forma mais comum de Frieira. Os sintomas são de coceira entre os dedos dos pés, geralmente entre os 3º, 4º e 5º dedos, com vermelhidão, descamação e rachaduras na pele. As lesões podem se expandir e acometer também a sola do pé. A micose da unha (onicomicose) frequentemente está presente junto com a Frieira. Outro sintoma possível da Frieira é o mau cheiro dos pés.
- A Frieira apresenta pele avermelhada.
- A Frieira também apresenta coceira no local infeccionado.
- A Frieira é uma Lesão na pele com coceira frequente,mais comum entre os dedos de pés e mãos.
- A Frieira permite que áreas afetadas da pele descamem.
- A Frieira Causa a Sensação de queimadura na pele.
Causas da Frieira: Dermatofitose é o nome dado a um grupo de micoses superficiais da pele, unhas e pelos. Os fungos dermatófitos, isto é, os fungos que provocam dermatofitoses, são os dos gêneros Trichophyton, Microsporum ou Epidermophyton. As dermatofitoses podem acometer diversas áreas do corpo, como couro cabeludo (chamada de tinea capitis), virilhas (tinea cruris), barba (tinea barbae) ou tronco e membros (tinea corporis). Frieira é o nome popular para a dermatofitose dos pés (tinea pedis), provocada normalmente pelos fungos Trichophyton mentagrophytes ou Trichophyton rubrum. A onicomicose, que é a micose da unha (tinea unguium).
Meios de Contrair a Frieira:
- Calçar com frequência meias úmidas ou calçados apertados favorece o aparecimento da Frieira.
- Compartilhar esteiras, tapetes, roupas de cama, roupas ou sapatos com alguém que tem uma Frieira.
- Andar descalço em áreas públicas onde a infecção pode se espalhar, como vestiários, saunas, piscinas, banheiras e chuveiros comuns.
- Ter um sistema imunológico enfraquecido também é favorável ao aparecimento da Frieira.
Outros fatores que podem aumentar o risco de Frieiras incluem:
- Fator que pode aumentar o risco de Frieira é a Exposição ao frio por isso, as Frieiras são mais comuns em épocas e regiões mais frias
- Fator que pode aumentar o risco de Frieira são com pessoas com má circulação tendem a ser mais sensíveis às mudanças de temperatura, tornando-as mais suscetíveis de ter Frieiras.
- Fator que pode aumentar o risco de Frieira pode atingir pessoas que pesam 20 por cento menos do que adequado para a sua altura têm um risco aumentado de Frieiras.
Infecção da Frieira pode se espalhar para outras partes do seu corpo, incluindo: Sua mão. Pessoas que arranhar ou pegar nas partes infectadas dos seus pés,podem desenvolver uma infecção semelhante em uma de suas mãos. Suas unhas. Os fungos associados com o pé de atleta, por conseguinte, pode infectar as unhas do pé, um local onde tende a ser mais resistente ao tratamento.
Sua virilha. a coceira é a micose causada pelo mesmo fungo. É comum para a disseminação da infecção desde os pés até a virilha.
Prevenção da Frieira: Uma mesma pessoa pode ter frieira várias vezes na vida.O paciente não cria imunidade contra o fungo. Portanto, medidas de prevenção são importantes. Manter os pés frequentemente secos e bem lavados é o principal modo de reduzir a incidência da frieira. Algumas outras dicas também são importantes na prevenção:
- Nunca frequente vestiários, chuveiros ou banheiros públicos descalço. No mínimo, use chinelos.
- Após molhar os pés, antes de calcar qualquer calçado, tenha certeza que os mesmos estão bem secos, principalmente nas regiões entre os dedos.
- Ao longo dia, mantenha os pés o máximo possível de tempo em contato com o ar. Evite manter os pés fechados em calçados por várias horas seguidas, principalmente em ambientes quentes.
- Após a prática de exercícios, lave os pés e troque as meias e os calçados úmidos.
- Mantenha as unhas sempre curtas e limpas.
- Lave os pés diariamente.
- Não compartilhe meias e sapatos com outras pessoas.
- Use talco antifúngico para manter os pés secos.
OBS.: Importante você procurar o seu médico assim irá lhe passar medicamentos para o tratamento da Frieira.