Fumar cotonete esta sendo o novo desafio nas redes sociais, no entanto, os especialistas alertam para o perigo da queima de substâncias tóxicas.
Hoje no Dicas de Saúde iremos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre fumar cotonete e o que ele pode causar a saúde.
Além disso, os especialistas em saúde do pulmão alertam para os riscos dessa nova “modinha” que pode causar várias novas doenças e aumentar as chances de desenvolver bissinose e doenças cardíacas.
Para quem não sabe o que bissinose, é uma doença que consiste no estreitamento das vias respiratórias causado pela aspiração de partículas de algodão, linho ou cânhamo) e potencializar problemas respiratórios já existentes.
Quando é queimado, o algodão pode ter fibras que vão causar falta de ar, tosse e ocorre até o risco de internações, as fibras não se desfazem e não são expelidas tão rapidamente.
Como ocorre o desafio de fumar cotonete
O desafio de fumar cotonete envolve queimar uma ponta de um cotonete com um fósforo ou isqueiro e, em seguida, puxar a fumaça como se você estivesse fumando um cigarro.
Além disso, a prática levantou preocupações por causa dos produtos químicos tóxicos produzidos pela combustão que afetam os pulmões e o cérebro.
Fumar cotonetes causam riscos para a saúde
O desafio de fumar cotonete é considerado um perigo para as autoridades de saúde, isso porque, segundo especialistas, está cientificamente comprovado que a parte carbonizada do cotonete, ao ser inalada, provoca alterações nas células que protegem os pulmões.
Portanto, dessa forma, a fumaça estimula o desenvolvimento de vários tipos de doenças, como o câncer.
Portanto, os cotonetes chegam a ser piores para a saúde do que o cigarro, isso porque, mesmo com tantos prejuízos conhecidos à saúde, os cigarros contam com filtro, ou seja, que controla em partes as substâncias inaladas.
Já com o cotonete as fibras não se desfazem e não são expelidas tão rapidamente.
Danos reais de fumar cotonete
Inalar qualquer tipo de fumaça resultante de queima de algum material tem riscos potenciais.
No entanto, o plástico e o algodão do cotonete causam problemas bem específicos tais como:
– Bissinose (doença estreita as vias respiratórias e leva a uma respiração ruidosa e sensação de pressão no tórax);
– Broncoespasmos ( inchaço nas vias aéreas);
– Falta de ar;
– Tosse;
– Causa desenvolvimento de doenças respiratórias crônicas e risco de internações;
– Pode causar a formação de cânceres;
– Doenças cardíacas;
– Irrita olhos e garganta e provocar náuseas e dor de cabeça.